segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DOUTOR RISADINHA ALERTA PARA A DISTIMIA: DOENÇA DO MAU HUMOR (lembram-se da Hiena Hard: Oh dias! Oh céus!...)

Pessoal, foi publicado hoje 21 de fevereiro na milésima edição do Jornal Metro, uma matéria muito interessante e bem escrita pela Marianna Pedrozzo, tratando do Mau Humor e suas consequências. Confiram a seguir esta matéria e ao final já emendo outra do ano passado que também falava da Distimia, a doença do Mau Humor.


Mau humor crônico pode ser doença

Os ranzinzas devem deixar a cara fechada de lado e parar de brigar. Mau humor e irritabilidade em excesso podem caracterizar uma doença chamada distimia – tipo de depressão caracterizada pelo mau humor crônico, baixa autoestima e dificuldade de relacionamento. “Os sintomas da doença não aparecem repentinamente e são de intensidade leve, se comparados com episódios depressivos graves”, diz Ricardo Moreno, psicólogo do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Como a doença demora alguns dias para aparecer, muitos zangados confundem as eventuais falta de humor e prazer com os sintomas da distimia. “É natural que, de vez em quando, as pessoas apresentem uma ligeira variação de humor. Isso só é preocupante quando o quadro permanecer por 15 dias ou mais”, explica Moreno.

Hoje a doença atinge 5% da população mundial e é mais frequente em jovensentre 20 e 25 anos. Quando não tratada ou controlada, a distimia pode evoluir para casos de depressão crônica. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante.

O tratamento do distímico é longo e deve ser feito com psicoterapia e medicamentos antidepressivos. “Mesmo que o indivíduo tenha uma melhora significativa, é importante persistir no tratamento, para evitar novos episódios”, diz Moreno.
http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=100000402256


Postado em 23 de novembro de 2010 (Da Redação por Maria Alice Rangel Vila)


Mau humor pode ser uma doença

A distimia atinge 5% da população mundial e seus sintomas podem ser confundidos com o estado de espírito dos mais rabujentos. “Não podemos confundir o mau humor normal com um problema crônico, ou seja, com uma doença que afeta a pessoa por diversos dias seguidos”, alerta o psiquiatra Ricardo Moreno, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A forma de depressão leve se manifesta por sintomas como baixa auto-estima, situações de desamparo, baixa tolerância, excesso de melancolia, irritabilidade e alterações constantes de pensamento.

“A maior incidência é no ‘adulto jovem’, entre 20 e 25 anos, pois além de ser o período mais produtivo da vida, a personalidade da pessoa já se formou”, observa Moreno.

A distimia não tem cura, mas como qualquer outro tipo de depressão, pode ser controlada. A terapia é à base de medicamentos e abordagens psicológicas e psicoterapêuticas.

Quando não tratada e controlada, a distima leva à depressão aguda em 80% dos casos.
http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=100000371200

DOUTOR RISADINHA MOSTRA O PODER DA YOGA DO RISO ATÉ DURANTE AS CRISES MUNDIAIS

Turminha do Riso, vejam que artigo interessante encontrei! Apesar de ter sido escrito em 23 de dezembro de 2008, ainda se mostra atual. A fonte é a Efe, em Bethesda e foi exibido no site da Folha de São Paulo, mostrando a influência da Yoga do Riso nos EUA. Acompanhem:


Ioga do riso é a "terapia da crise" nos EUA

Os americanos tentam esquecer um pouco da crise econômica que assola o dia-a-dia praticando uma forma curiosa de ioga, que consiste em rir artificialmente --às gargalhadas-- tentando produzir um verdadeiro efeito de ataque de riso, que faria bem à saúde.

"A vida está difícil, a economia vai mal, como todos sabem. E há cada vez mais gente que experimentar isso", explica Nira Berry, professora do "ioga do riso".

"O riso vem naturalmente", assegura Berry, que ministra um curso para 60 pessoas, entre elas pacientes com câncer, em sessões que duram uma hora em média.

O "ioga do riso" combina a gargalhada ventral com uma forma de meditação ruidosa. Simultaneamente, os alunos aplaudem ritmicamente, ou andam um atrás do outro como se fossem como pingüins. Tudo isso associado à profunda respiração do ioga.

Tudo começa com breve aquecimento, que consiste em dançar ao ritmo do "Celebrate", do grupo Kook and the Gang.

"O ioga do riso é um exercício único que combina o riso com a respiração do ioga. Quando rimos, inspiramos e, depois, automaticamente, expiramos profundamente. É quando entra a respiração do ioga", explica Nira Berry.

"Não rimos de piadas ou fazemos quadros cômicos. Não é necessário ter sentido do humor. Somente rimos com exercícios distintos que, ao final de um momento, geram verdadeiras risadas, e esse riso traz muitos benefícios para a saúde", assinala.

O único requisito é, portanto, saber rir, apesar de ser forçado a princípio. "Apesar de forçar o riso, o corpo sente coisas maravilhosas e a pessoa começa a mudar de humor e ter uma saúde melhor", explica Berry.

Inventado há 15 anos na Índia por Madan Kataria, o ioga do riso é popular na Europa e em vários países do mundo.

"Hoje em dia cada vez mais pessoas se interessam por isso, porque agora se conhece melhor os métodos de cura alternativos: o exercício, as vitaminas e o ioga do riso também", explica a professora.

Vários estudos demonstram os benefícios do riso na saúde. Um deles, realizado por pesquisadores da Universidade de Maryland e divulgado em 2006, mostrou que ver comédias na televisão estimula o fluxo sangüíneo no coração, e que os filmes tristes o atenuam.

Um estudo realizado no Japão demonstrou, além disso, que a taxa de glicose no sangue num grupo de diabéticos havia diminuído depois de rir às gargalhadas num espetáculo cômico.

Segundo Berry, rir reforça também o sistema imunológico, reduz o estresse, aumenta os níveis de endorfina, melhora a saúde mental e quase equivale a uma sessão de exercícios aeróbicos. Dez minutos de riso equivalem a 30 minutos de bicicleta ergométrica, afirma.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u482643.shtml

DOUTOR RISADINHA COMEMORA O RETORNO DO GÁS DO RISO! LEGAL!!!!

Moçada, vejam que legal: O Gás do Riso está voltando! Confiram nesta reportagem publicada no R7 em 15 de fevereiro e acompanhem nos posts seguintes o programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA em que o Doutor Risadinha e as suas Endorfinas falam mais sobre o "Gás do Riso":


Hospitais voltam a usar “gás do riso” durante o parto. Produto serve como anestesia por causar bem-estar e inibir a dor

A utilização de óxido nitroso, ou gás hilariante, muito usado como anestésico durante o parto no final do século 19, tende a voltar aos hospitais como forma de deixar o momento menos doloridos às grávidas. Isso porque inalá-lo causa uma sensação de bem-estar e, uma posterior gargalhada, que alivia as dores.

O uso do “gás do riso”, como é mais conhecido, durante o parto caiu em desgraça nos Estados Unidos há décadas, e apenas dois hospitais - um em São Francisco e um em Seattle - ainda o oferecem.

No entanto, hospitais respeitados, como o Dartmouth-Hitchcock New Hampshire's Medical Center, nos Estados Unidos, planeja começar a usar o gás nestas situações.

O uso do gás do riso está sendo revisto pelo governo federal e depois de um longo hiato, o equipamento necessário para administrá-lo deve chegar ao mercado em breve.

Os efeitos analgésicos do óxido nitroso ganharam diversas aplicações na medicina no final do século 19. Em 1881, foi introduzido como um analgésico no parto.

Já no século 20, em 1961, foi descrita pela primeira vez o uso de uma mistura gasosa constituída de 50% de óxido nitroso e 50% de oxigênio como analgésico no parto. Dez anos depois, essa mistura passou a ser usada também em ambulâncias.

Os defensores do gás dizem que ele deve ser considerado para ser usado durante o trabalho de parto porque é de fácil administração, tem efeito rápido e pode ser usado nas fases posteriores do trabalho.
http://noticias.r7.com/saude/noticias/hospitais-voltam-a-usar-gas-do-riso-durante-o-parto-20110215.html

Doutor Risadinha fala sobre o Gás do Riso - Parte I

Doutor Risadinha fala sobre o Gás do Riso - Parte I

Doutor Risadinha fala sobre o Gás do Riso - Parte II

DOUTOR RISADINHA APRESENTA O RISO LIMITADO!!!!

Turminha, esta matéria publicada em 11 de fevereiro por Catarina Brites Soares e Stephanie Lai para o site ponto final macau, é bem interessante. Confiram a seguir:


Do riso limitado

Macau tem sentido de humor, mas gosta mais de comédia nos bastidores. Em público e quando se trata de brincar com o poder político, dizem alguns dos cartoonistas do território, artistas e população são contidos a fazer rir e na risada.

Os índices de felicidade, de bem-estar da população e de satisfação com o Governo são referências recorrentemente usadas para ilustrar a harmonia na RAEM. E quando se trata de avaliar a gargalhada? Alguns dos cartoonistas, que satirizam os acontecimentos e as individualidades que vão marcando o dia-a-dia da cidade, dizem que o território tem sentido de humor – mas, aparentemente, só para alguns temas.

“Não existe um humor específico de Macau. Se há, não sei defini-lo. Ao nível do cartoon, que implica uma crítica à sociedade, os portugueses estão mais habituados a lidar com esse estilo. Os chineses só agora é que começam a ter abertura”, nota Rui Rasquinho, que se dedica sobretudo às ilustrações, mas foi pioneiro a desenhar caricaturas e cartoons de personalidades da RAEM. (...)
http://pontofinalmacau.wordpress.com/2011/02/11/do-riso-limitado/

DOUTOR RISADINHA APÓIA E DIVULGA OS NOVOS GRUPOS DE VOLUNTÁRIOS DO RISO!

Pessoal, conheçam este interessante artigo preparado pela Redação do "Repórter Diário" com a colaboração de Larissa Marçal que foi postado em 10 de fevereiro, mostrando o crescimento dos grupos de voluntários sob o título:


Arte do riso se consolida na área de saúde

Ao contrário do que alguns imaginam, a frase ‘quem ri seus males espanta’ não faz parte apenas do conto popular. Voluntários, alunos e atores que visitam pacientes em hospitais fantasiados de palhaços - técnica intitulada clown - ajudam cada vez mais crianças e adultos a aceitarem a rotina de exames e remédios e, até, a acelerar a recuperação. Os benefícios do riso já estão comprovados cientificamente. Uma simples risada ajuda a aliviar o estresse e a relaxar os músculos. No ambiente hospitalar, melhora a aderência ao tratamento pelo paciente a família.

Segundo o médico Jairo Cartum, professor e coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, os clowns trabalham de forma complementar ao tratamento convencional. Segundo o médico, os palhaços atuam com o lado lúdico ao interagir com as crianças, o que faz com que elas aceitam de maneira mais fácil o tratamento. “O paciente feliz reage melhor ao tratamento e não se entrega tão fácil à doença”, destaca Cartum.

Grupos que visitam hospitais estão espalhados por todo País. Um deles é o dos atores que compõem a trupe Operação de Riso, de São Caetano. Em Mauá, a Associação Dose de Riso é formada por voluntários e o auge do trabalho, chega a reunir 200 integrantes. A atividade também envolve alunos da Faculdade de Medicina do ABC matriculados entre o segundo e o quarto semestres, que integram o grupo Sorrir é Viver, em Santo André.

Os pequenos pacientes não são os únicos a sorrir, dizem os voluntários do riso. Enfermeiros, médicos e funcionários em geral também participam da interação, que torna o ambiente de trabalho mais agradável.
http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/272680/arte-do-riso-se-consolida-na-area-de-saude/

DOUTOR RISADINHA TRAZ MAIS UMA PESQUISA MOSTRANDO QUE O RISO AUMENTA NOSSA EXPECTATIVA DE VIDA. LEGAL !!!!

Turminha do Riso, não parem de rir, não! Está comprovado que rir em média 15 minutor por dia aumenta nossa expectativa de vida em mais de 4 anos. Confiram nesta matéria postada pela Redação da "A Bola" de Portugal em 04 de fevereiro:


Rir contribui para melhorar estado de saúde

Um estudo da Universidade de Navarra conclui que o riso provoca reações orgânicas que contribuem para uma melhoria do estado de Saúde. São as crianças quem mais gargalhadas dão por dia, sendo que o número vai diminuindo à medida que a pessoa chega à idade adulta.

De acordo com Natalia López Moratalla, professora de Bioquímica da Universidade de Navarra e coordenadora do estudo, 15 minutos de riso por dia podem valer mais quatro anos e meio de vida. O estudo adianta que rir diminui o stress e reduz em 40% a possibilidade de se sofrer um enfarte.

Também aqueles que riem daquilo que os impede de serem felizes conseguem mais facilmente superar essas dificuldades.
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=245691

DOUTOR RISADINHA APRESENTA A TRUPE DA SAÚDE

Pessoal, nesta postagem feita pela Bebel Ritzmann no dia 3 de fevereiro ela fala sobre a Trupe da Saúde que está tanto nos hospitais quanto nos palcos trazendo os benefícios do riso. Vejam que muito legal:


O riso, dos hospitais ao palco de teatro

Trupe da Saúde reapresenta espetáculo Vitamina. A Trupe da Saúde, grupo de palhaços que há dez anos leva o teatro e a brincadeira aos hospitais, volta aos palcos em fevereiro (de 18 a 27) com a peça Vitamina. O espetáculo, já em sua terceira temporada, é formado por vários esquetes e reúne cenas do cotidiano, corriqueiras, mas todas dentro do universo clown.

Há dez anos em cartaz, os loucologistas da Trupe da Saúde visitam hospitais e levam alegria a pacientes, familiares e profissionais da saúde por meio de improvisações. Durante essa primeira década, um público estimado em 150 mil pessoas já foi “atendido” pelo grupo e vacinado contra o mau humor.

Entre as mais recentes conquistas da trupe, o Ministério da Cultura concedeu o Prêmio Cultura e Saúde 2010. O edital selecionou 120 projetos que integram cultura e saúde, na educação popular e na prevenção de doenças. Apenas cinco projetos paranaenses foram selecionados e a Trupe da Saúde foi o único do sul do país a conquistar nota máxima.
http://bebelritzmann.blogspot.com/2011/02/o-riso-dos-hospitais-ao-palco-de-teatro.html

DOUTOR RISADINHA DESTACA A IMPORTÂNCIA DO RISO NA ESCOLA

Turminha, vejam que belo trabalho desempenhado pelo arte educador Alexandre Camilo, conforme foi postado por Julio Silva em 2 de fevereiro:


Com humor e interpretação, arte educador destacou que é preciso estar bem e sorrir para ensinar
A música ao fundo “Sorria” e uma máscara de sorriso no começo da palestra do arte educador Alexandre Camilo já antecipava que nada seria convencional no primeiro dia letivo de 2011. Formado em Artes Cênicas e pós-graduado em Teatro, Camilo destacou a importância do sorriso: “Sorrir é a melhor forma que a gente tem de se comunicar. Se você não estiver bem, se não sorrir, como vai cuidar de alguém? “. Sempre com humor, Alexandre informou que “não existe no mundo um professor que tenha enriquecido com o seu trabalho”. “Só leciona quem tem vocação. Professor precisa ser artista e precisa ser um bom personagem para não levar problemas para casa”.
http://diariodeiguape.com/2011/02/02/com-humor-e-interpretacao-arte-educador-destacou-que-e-preciso-estar-bem-e-sorrir-para-ensinar/ 

DOUTOR RISADINHA E O RISO NA ÉPOCA DO IMPÉRIO ROMANO

Moçada, o Paulo Barbosa (não é aquele da lambada não!) mandou super bem neste completo e interessante artigo postado em 31 de janeiro, abordando o Riso no Império Romano. Uma salva de palmas para o Paulo:


O PECULIAR HUMORISMO ROMANO E ALGUNS PONTOS SOBRE O RISO

A capacidade de sutilmente apreender o lado jocoso das coisas para narrá-las e produzir o riso, também fazia parte do dia a dia do Povo Romano. A característica ou faceta peculiar, porém, do humorismo romano, era a sátira, isto é, a ridicularização de pessoas, instituições ou coisas, e não a pilhéria fina e aliciante. Era o satírico a arma que os humoristas romanos mais habilmente brandiram, aflorando-lhes ao bico da pena com uma facilidade tal como os hexâmetros e pentamêtros surgiam ao poeta Ovídio. O riso do Romano era estritamente um sarcasmo, pois não sabia rir sem comentários maldosos, impregnados de intenções de menosprezar ou magoar instituições ou pessoas. Eram humoristas que gostavam de rir à custa alheia. A sátira humorística chegou mesmo a ser instrumento de moralidade pública e de transmissão da verdade, como se depreende dos conhecidíssimos provérbios 'Ridendo castigat mores’, ‘rindo, castiga os costumes', e 'Ridendo dicere verum, ‘rindo, disse a verdade'. Apesar de ter sido cultivada bem antes pelos gregos, é o gênero satírico bem apropriado ao temperamento do homem Romano, podendo mesmo afirmar que é a modalidade própria da expressão jocosa deste tipo humano. Era tão arraigado neste povo a inclinação para o chiste e para a troça, tão penetrado do instinto do cômico, que diziam preferir perder um amigo, a perder uma piada, um dito espirituoso: ‘Potius amicum quam dictum perdidi’, ‘antes perder um amigo do que uma piada’.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ROMANO

O povo do Lácio era rude e obstinado, afeito às batalhas, dado aos duros trabalhos dos campos, submisso às mais rígidas disciplinas, seja militar, seja agrícola, mas não tinha a língua refreada, era um povo desbocado, sendo-lhe congênita a maledicência vulgar que a ninguém salvava, a ponto de Cícero perguntar "Quem poderá estar seguro numa cidade tão maledicente, in tam maledicta civitate?". Era também um povo sério, e muitas vezes abusaram da seriedade convertendo-a em severidade cruel, expandindo-se sim no riso, mas transformando-o, frequentemente, em bisturi dilacerante da honra alheia.

UM POUCO SOBRE O RISO EM GERAL...

Dizia um sábio que os povos assemelham-se no chorar e diferenciam-se no rir. O riso é distintivo de povo e de classe social, pois cada povo ri à sua maneira, da mesma forma que as diferentes classes. Uns, comedidamente, riem com uma sutil facécia, enquanto outros com estridente e grosseira gargalhada.

Pontifica a Filosofia que o riso é uma das qualidades inerentes ao homem, fazendo-o se distinguir das demais criaturas. É, pois, o homem, o único animal que ri e chora.

Enfim, a mais bela e completa apologia do riso, Frank Irving Fletcher deixou para a posteridade nesta bela sentença: "O sorriso não custa nada, mas rende muito. Enriquece a quem o recebe, sem empobrecer a quem o dá. Vem num abrir e fechar de olhos, e a sua recordação dura, às vezes, para sempre. Cria a felicidade do lar, alenta a boa vontade nos negócios e é o cartão de visita dos amigos. É descanso para os cansados, luz para os decepcionados, sol para os tristes, e o melhor antídoto contra as preocupações.

Mas não pode ser comprado, nem pedido, nem emprestado, nem roubado, porque é uma coisa que não serve para ninguém, se não se dá espontânea e gratuitamente. Ninguém precisa tanto de um sorriso, como aquele que o não tem para dar. Por isso, se não lhe sorriem a si, sorria você para os outros" (cf. How to win friends and influence people).

E Hans-Chr. Oeser arremata muito bem ao proclamar que "para quem já não pode sorrir, a vida perdeu a sua alegria e a sua frescura".
http://civilizacaoeambiente.blogspot.com/2011/01/o-peculiar-humorismo-romano-e-alguns.html

DOUTOR RISADINHA LHES APRESENTA: A SÍNDROME DE MOEBIUS

Turminha, vejam que matéria interessante falando sobre uma síndrome rara que não permite à pessoa sorrir!!!! Ela foi publicada no dia 29 de janeiro de 2011 no site do "O Dia":


Síndrome rara não permite que norte-americana sorria


Elisa Relyea, 42 anos, não consegue mexer os músculos da face

Washington - Uma norte-americana de 42 anos não é capaz de rir. Elisa Relyea convive com uma doença rara que a impede de sorrir e ter outras expressões com o rosto. O problema é causado por um distúrbio chamado síndrome de Moebius, que causa a paralisia total ou parcial dos músculos da face, responsáveis pelas expressões e pela movimentação das pálpebras.

Sem cura, Elisa passou por várias cirurgias, que a permitiram mexer minimamente as estruturas da face. Para compensar a falta de expressão, a norte-americana usa gestos com as mãos e altera a voz com o objetivo de transmitir o que sente.

As causas para a doença ainda não são conhecidas pela medicina, mas estudos apontam a possibilidade de defeitos na formação do nervo motor, que está ligado aos músculos da face. Outra possibilidade seria a ausência de tecidos musculares suficientes para a realização dos movimentos na região.
http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/1/sindrome_rara_nao_permite_que_norte_americana_sorria_140736.html

DOUTOR RISADINHA GOSTOU DESSA: "O LIVRO SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO CURADO MERECIA TER SE TORNADO MAIS FAMOSO"!

Pessoal, vejam que super legal este artigo postado em 24 de janeiro de 2011 no Jornal de Floripa sob o título:


"Rir ajuda a curar”

O médico Marcelo Pinto, conhecido por Doutor Risadinha, é autor de um livro que merecia ter se tornado mais famoso. Sorria, você está sendo curado! (Editora Gente) faz lembrar o quanto o estresse não vale a pena para uma vida saudável e feliz. Confira.

SETE BONS MOTIVOS PARA RIR

Saúde: o riso atua no hipotálamo, localizado no cérebro, ajudando na liberação de endorfinas que anestesiam o corpo e proporcionam bem-estar.

Ginástica: a movimentação do diafragma e dos músculos abdominais envolvidos em 10 minutos de gargalhadas é capaz de queimar até 50 calorias.

Amar: sorrir ajuda a melhorar o relacionamento consigo próprio e com as outras pessoas.

Ter paciência: por meio do riso, passa-se a ter mais paciência consigo mesmo e com os outros, pois ele estimula a tolerância.

Ensinar: o riso é um mecanismo importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno, sendo um forte aliado do professor, ajudando-o a reter o conhecimento do aluno com maior facilidade.

Brincar: a vida é um grande jogo e as crianças são os maiores mestres. Existe uma crença, segundo o livro, de que as crianças riem em média 400 vezes por dia, enquanto que os adultos riem apenas 15 vezes.

Unir: o riso une a todos por meio da experiência, do aprendizado e da diversão. Está comprovado que o riso é um dos melhores instrumentos de aproximação.
http://www.jornalfloripa.com.br/blog/?p=201291

DOUTOR RISADINHA CONCORDA QUE "RIR FAZ BEM À SAÚDE"

Turma do Risadinha, quero lhes apresentar agora, um artigo que foi postado em 23 de janeiro por Francine Moreno e Daniela Fenti, no Diário Web, sob o título "Rir faz bem à saúde", no qual elas fazem menção ao trabalho desenvolvido pelo Doutor Risadinha e sobre o meu livro "Sorria, você está sendo curado":


“Rir faz bem à saúde”
Eles contam piadas. É um tipo bastante conhecido de fazer teatro: o destinado ao riso. No começo, é divertido, hilariante e no final contagiante. Assim são algumas das características dos grupos que integram a grade do Janeiro Brasileiro da Comédia, festival de teatro cômico que segue até dia 30 em vários pontos de Rio Preto. Só em olhar para a cara dos integrantes das companhias dá vontade de rir. Talvez essa seja a forma do riso surgir tão fácil. Além de entreter, esse riso vai além da simples gargalhada: é uma terapia. Rir cura doenças e equilibra o organismo.

Médicos em todo o mundo afirmam que rir traz inúmeros benefícios para a saúde. É incrível, mas as risadas já mudaram a vida de muitos. Os mais animados podem até perder peso. Rir, até sem motivo, atua no sistema imunológico, prevenindo males, e age diretamente contra alguns dos maiores causadores de doenças do nosso tempo: o estresse. O riso é também um excelente exercício respiratório. Todo o ar que fica retido é liberado, oxigenando totalmente as partes mais profundas do pulmão.

O advogado Marcelo Pinto, conhecido como “Dr. Risadinha”, levou o assunto tão a sério que lançou o livro “Sorria, Você Está Sendo Curado!”. O autor defende a ideia de que o humor é o segredo para uma vida mais leve. Sua regra diária é deixar de lado a cara marrenta, esboçar um sorriso e, se se sentir à vontade, soltar uma baita gargalhada.


O autor conta no livro que o riso atua no hipotálamo, localizado no cérebro, ajudando na liberação de endorfinas que anestesiam o corpo e têm efeito anti-inflamatório. E o riso, além de exercitar músculos do rosto, faz com que se exercite ombros e diafragma.

A experiência do riso é uma aliada importante no tratamento de algumas doenças. A médica Orfa Yineth Galvis Alonso, chefe de disciplina de fisiologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), cita o exemplo de estudos que comprovaram que pacientes com diabetes tipo II, após assistirem a comédias e experimentar o riso, sua glicemia diminuiu. De forma similar, pacientes com câncer e demência apresentaram melhoras de seus sintomas após assistirem a vídeos que geravam riso. “As crianças que precisam de procedimentos médicos que geram dor apresentam uma melhor tolerância a essa sensação quando expostas a vídeos que causam riso”, conta, em sobre a experiência com os pequenos.

A fisiologista explica que a forma como o riso age no corpo não é bem conhecida. Sabe-se apenas que ele atua em vários sistemas ao mesmo tempo. Um deles é o sistema do estresse, que envolve o cortisol e a adrenalina. “Essas moléculas são necessárias para nossa sobrevivência. Entretanto, quando são produzidas em excesso, podem contribuir com a geração de algumas doenças, como a depressão.” Orfa explica que o ser humano apresenta uma diminuição significativa dessas substâncias após a exposição a comédias e à expressão do riso. “Pessoas que sofrem de depressão apresentam melhora substancial de sua doença quando são tratadas com terapia do riso”, afirma.

O ataque de riso também proporciona uma sessão de ginástica, pois trabalha o abdômen, as pernas e os músculos das costas. De acordo com o neurocirurgião e coach do Centro do Cérebro e Coluna e professor da Famerp, Eduardo Carlos da Silva, o riso estimula vários agrupamentos musculares da face, tórax, abdômen, coluna e membros. “Quanto mais tempo uma pessoa sorrir, mais exercício faz. Isso possibilita, além do relaxamento, a queima de calorias e emagrecimento.” De acordo com o especialista, a vantagem de dar boas gargalhadas é que, passada a euforia, os músculos relaxam-se totalmente. “O riso promove em sua fase inicial a contração de inúmeros músculos simultaneamente. Cessada a euforia, há um relaxamento automático”.

Geraldo Possendoro, professor de medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lembra que tanto o sorrir quanto o gargalhar de forma espontânea movimentam os músculos da boca e dos olhos. “Numa metáfora, sorrir de forma autêntica é também sorrir com o olhos”.

Quando você sorri, usa o diafragma, e respirar usando predominantemente o diafragma leva ao relaxamento, uma das formas mais eficazes de reverter sintomas físicos da ansiedade - transpiração, taquicardia, aumento do tônus muscular e respiração. “Sem saber que está fazendo, acaba revertendo isso ao seu favor e dá a sensação de ‘lavar a alma’, que tanto se diz.”

Depois de introduzir o humor na rotina de recuperação de seus pacientes convalescentes, Hunter Patch Adams, médico e pesquisador americano, notou queda no consumo de medicamentos contra a dor. Carlos da Silva concorda com o estudo. “Na avaliação diária dos pacientes com dor, observa-se que aqueles que apresentam bom humor são otimistas, altruístas e mais espiritualizados, tornam-se mais resistentes a dor e consequentemente necessitam de menos analgésicos.”

Assim, explica o neurocirurgião, o bom humor atua no sistema imunológico por meio da produção de imunoglobulinas, que são responsáveis pelo aumento da imunidade ao combater agentes patológicos que entram em contato com o organismo, como bactérias, vírus e fungos. “Normalmente, as pessoas alegres, sorridentes apresentam sistema imunológico mais fortalecido e, portanto, mais resistente a doenças.”
http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Divirtase/Teatro/45809,,Janeiro+Brasileiro+da+Comedia+rir+faz+bem+a+saude.aspx

DOUTOR RISADINHA COMEMORA: O DIA INTERNACIONAL DO RISO É SUCESSO NO BRASIL

Turminha, segue mais uma matéria sobre a comemoração do dia18 de janeiro, Dia Internacional do Riso, que foi postada pela Redação no site do "pe360graus.com", sob o título:

Sorrir traz benefícios físicos e pode ajudar no tratamento de doenças


Quando a gente sorri, nosso organismo libera uma substância chamada endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar

O Dia Internacional do Riso foi comemorado nesta terça-feira (18). Um simples gesto como uma gargalhada traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. De acordo com a psicóloga Érica Brandt, sorrir é uma terapia. “A gente movimenta todos os músculos da face e, com isso, alivia a tensão, proporcionando bem estar, gerando bons sentimentos e bom comportamento”, afirma.

Segundo ela, esse remédio ajuda muito no tratamento de doenças graves. “Temos como exemplo os Doutores da Alegria, que realmente mudam o estado das crianças nos hospitais. Elas têm melhoras no diagnóstico, se forem entrar numa sala de cirurgia, entram menos ansiosas, isso tudo vem do riso”, conta.

Psicólogos dizem que sorrir é remédio para aliviar as tensões

http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/saude/2011/01/18/VID,20063,4,62,VIDEOS,879-PSICOLOGOS-DIZEM-SORRIR-REMEDIO-ALIVIAR-TENSOES.aspx

A psicóloga explica que, quando a gente sorri, nosso organismo libera uma substância chamada endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer: “Por isso que as pessoas que riem enfrentam melhor seus traumas e dificuldades. A pessoa que vive mal-humorada, não sorri, não sente prazer, então isso traz consequências muito negativas para a vida dela, podendo até entrar em quadros depressivos”.

É possível aprender a sorrir? De acordo com Érica, sim: “A pessoa que não gosta ou não sente vontade de rir pode procurar ajuda. Existem terapias que ensinam a rir. É uma questão de treino. É possível introduzir esse hábito de rir, procurando formas de sentir prazer, como ir ao cinema, teatro, enfim, encontrando aquilo que for realmente trazer a felicidade para cada um”.

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/saude/2011/01/18/NWS,527645,4,62,NOTICIAS,766-SORRIR-TRAZ-BENEFICIOS-FISICOS-AJUDAR-TRATAMENTO-DOENCAS.aspx

Como Doutor Risadinha sempre diz: Torne-se mais positivo e sorria para a sua vida

Turminha do Riso a Emilce Shrividya Starling mandou muito bem neste artigo postado pela Chama Violeta em 17 de janeiro de 2011, sob o título:


Torne-se mais positivo e sorria para a sua vida

Ser positivo não é ser otimista demais, achando que tudo é cor-de-rosa, nem é minimizar os problemas ou fingir que eles não existem. Não é ser ingênuo ou sonhador.

Na verdade, quem é positivo confia na sua capacidade de lidar com as situações, de aceitá-las, de resolvê-las da melhor maneira possível.

Não se sente revoltado com o que lhe acontece, nem fica idealizando sua vida, com fantasias impossíveis e mirabolantes. Tem sabedoria para compreender seus limites, suas limitações e sabe se adaptar a elas.

Não permite que o negativismo tire o entusiasmo e o sabor de sua vida. Cultiva uma postura de equilíbrio na mente. Não é pessimista e nem otimista. Possui uma atitude positiva, afirmativa e confiante diante da vida.

Uma das maneiras de treinar ser positivo é não ter expectativas exageradas que conduzem ao pessimismo. Geralmente, quem é muito otimista, acaba sentindo-se frustrado e tornando-se pessimista.

Aprenda a cultivar uma mente positiva que atrai a prosperidade e o sucesso. Aprenda a relaxar e a manter essa atitude na vida diária, apesar de todos os desafios e imprevistos. Desenvolva a atitude de estar tranquilo apesar de...

Não basta ler sobre isso ou desejar ser positivo e tranquilo. Não é apenas ser racional. É necessário equilibrar as emoções, acalmar corpo e mente. É conquistar uma mente pacífica, purificando os pensamentos, a fala e as ações. É desenvolver virtudes como a paciência, o libertar-se da raiva, da inveja, dos apegos.

É sentir-se feliz e agradecido com o que você tem no momento presente.

Isto é um treinamento diário, que envolve práticas de apaziguamento, de relaxamento, da hatha yoga, do canto dos mantras e de meditação.

É compreender que muitos problemas não têm solução porque eles não existem, pois são apenas criados pela mente negativa. Ao ter esse insight, você entende que cria muitos sofrimentos desnecessários ao alimentar medos imaginários para o futuro.

Treine sua mente para ser mais sereno e sorrir

Acorde com o coração agradecido e sinta-se renovado e cheio de entusiasmo para mais um dia. Em vez de reclamar por estar acordando cedo, ou por causa do calor, da chuva, agradeça o fato de estar respirando e pela bênção da vida. Agradeça seu trabalho e seu aprendizado diário.

Entenda que aquela pessoa difícil em sua vida, é como um mestre a lhe ensinar a tolerância, o perdão, a boa vontade. Agradeça por ela estar polindo seu ego e lhe ajudar a desenvolver qualidades como compreensão e paciência.

Aprecie o canto dos pássaros de manhã. Saiba saborear, sem pressa, uma simples xícara de chá ou de café, uma música suave, a companhia de um amigo, uma caminhada ao ar livre, admirando o mar, as montanhas, o céu azul, as árvores, as flores, o ambiente ao seu redor.

Experimente começar o dia sorrindo para você mesmo, olhando-se com amor no espelho, desejando a você um ótimo dia.

Sorria para seu cônjuge, para o zelador do prédio, para seus empregados, seus amigos. Pratique o sorriso, enquanto trabalha na cozinha, nos afazeres cotidianos, em uma fila de espera, no supermercado, no seu escritório.

Em vez de se irritar com o trânsito, aproveite para ouvir músicas relaxantes, para ouvir mantras do yoga. Desenvolva mais paciência e fique centrado no momento presente, sem tensões. Seja gentil e calmo no trânsito. Isso é uma grande conquista na vida diária.

A princípio, você pode achar difícil sorrir. Se for esse o seu caso, contemple porque sente que não merece sorrir. Que frustrações e ressentimentos você tem alimentado que lhe impedem de sorrir e de saborear a vida?

Sorrir significa ser você mesmo, ser livre para amar, ser bem-sucedido, sentir-se tranquilo e mais alegre.

Com um sorriso, você relaxa centenas de músculos de seu rosto, relaxa seu sistema nervoso e envia para o corpo a mensagem de que tudo está bem. Assim, você aumenta sua imunidade e o corpo lhe protege das doenças, tornando-se mais forte e saudável.

Através da arte de sorrir, você se descontrai, sente-se confortável em seu interior, na vida, com as outras pessoas. Sorrindo você vai dissolvendo as ansiedades, os medos, as tristezas e se liberta da depressão.

Sente que pode ter responsabilidades na vida, ser forte e firme, e ao mesmo tempo, ter leveza de espírito e amabilidade.

O sorriso é um bom treinamento para a mente relaxar e parar de se preocupar tanto. Invista na prática de sorrir. Sorria e comece a viver o momento presente. Desfrute da serenidade que vem junto do sorriso e do treinamento de estar presente no aqui e no agora.

É importante compreender que se você viver mergulhado somente nas lembranças do passado ou sonhando com um futuro que ainda não existe, você se tornará triste, deprimido, infeliz, inseguro, pois não existe nem o passado e nem o futuro. Só existe o momento presente.

E, aprender a estar no momento presente é um excelente aprendizado aqui no planeta Terra. É um dos importantes treinamentos da hatha yoga e da meditação.

Mesmo que sua vida esteja difícil, é preciso sorrir e ficar livre de mágoas, do peso do passado ou das expectativas do futuro. Não fique sintonizado apenas com a dor, nem deixe que ela o domine. Somos mais que nossos problemas ou nossas dores.

O que você consegue reclamando e não aceitando seu destino? O que você acha que perde ao sorrir para sua vida? Não fique esperando que aconteçam mudanças favoráveis. Às vezes, o que você acha que é desfavorável, pode ser para seu benefício. Compreenda que tudo acontece para melhor e transforme-se extraindo lições dos acontecimentos.

Como dizia, Baba Muktananda, um grande Mestre do yoga: “Se você chorar, você chora sozinho. Se você sorri, o mundo inteiro sorri com você.” Sintonize com o canal interno do sorriso, da aceitação, da gratidão. Entenda que quando você sorri para a vida, ela sorri para você. Seja alegre!

Experimente agora um suave sorriso.

Permita-se sentar tranquilamente para apenas sorrir:

Você pode sentar-se confortavelmente em uma cadeira, alinhando sua coluna e sua cabeça. Abra os ombros, abrindo-se para a vida.

Feche os olhos.

Relaxe os músculos da testa, ao redor dos olhos, entre as sobrancelhas.

Sinta os maxilares e a língua pesados e relaxados. Sinta o lábio superior e inferior. Sinta a língua descansando em sua boca.

Observe a respiração, sem fazer nada para respirar. Apenas acompanhe o ritmo da respiração.

Inspire tranquilamente e ao expirar sorria.

Inspire e permita que a expiração seja mais longa e sorria ainda mais.

Sorria mais a cada exalação.

Inspire e mentalize : Inspirando acalmo corpo e mente.

Expire e mentalize: Expirando eu sorrio. (e sorria cada vez mais gostoso) .

Simplesmente sorria para você mesmo, para a divindade que habita em você.

Ao sentar-se, tranquilamente e conscientemente, para sorrir, você está sendo você mesmo e vai encontrando seu eixo, seu centro de equilíbrio.

Sinta o poder de sorrir e de estar presente

A suavidade do sorriso vence o ego negativo, vence a raiva e os venenos da mente, como a inveja, os apegos, a ansiedade. Você se torna mais divertido, mais harmonizado. Sorrindo e estando mais consciente do momento presente, você vence a mente turbulenta e inquieta.

Ao desenvolver o hábito de ser positivo e o hábito de sorrir, você pode melhorar vários aspectos da vida como realização pessoal, sucesso no trabalho, no amor, em lideranças.

Além disso, ao sorrir você se sente mais relaxado, e assim, seu cérebro produz serotonina, uma substância que promove a sensação de bem-estar e lhe ajuda a lidar melhor com os desafios e a superar os problemas.

Crie o hábito de sorrir, de acalmar corpo e mente, vivendo a dádiva do momento presente, sentindo-se mais calmo e com entusiasmo. Seja mais feliz, você merece! Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!
http://embuscada-paz.blogspot.com/2011/01/torne-se-mais-positivo-e-sorria-para.html

Doutor Risadinha representa o movimento do Riso no Brasil

Pessoal, segue artigo muito legal postado em 8 de janeiro de 2011 pelo João Rafael Torres, especialmente para o Correio sob o título“Pílulas do Riso”, no qual faz menção ao trabalho do Doutor Risadinha. Vejam que legal:

Pílulas do Riso

Vinícius de Morais dizia que é melhor ser alegre que ser triste. No Livro dos Provérbios, lê-se que “um coração alegre faz tão bem quanto o remédio, mas uma alma abatida seca os ossos”. No ditado popular, temos a crença que rir é o melhor remédio. Um dos gestuais mais naturais ao homem, no entanto, nem sempre é cultivado com a importância que lhe é merecida. Desprezamos assim uma importante chave de renovação de energias.

Recentemente, foi publicada no The Telegraph uma curiosa reportagem que desmistifica o grande terror dos patrões nas empresas. Cientistas canadenses atestaram que não há perda de tempo em interromper o trabalho para assistir vídeos engraçados na internet. É justamente o contrário: pessoas que fazem pausas para cultivar o bom humor e dar boas risadas apresentam um maior rendimento laboral, inclusive com soluções mais criativas e dinâmicas, se comparados com aqueles que se mantêm atentos somente ao trabalho. Motivo suficiente para desbloquear o youtube da máquina do seu funcionário ou estagiário.

Vez por outra, a ciência tenta comprovar o que já está marcado no inconsciente coletivo. Rir deve ser contemplado como um exercício terapêutico, capaz de ser treinado, vivenciado e estimulado. Considera-se a depressão como o mal do século 21. No entanto, a estratégia mais usada para sanar o problema não vem da natureza e sim da farmacologia. O composto sintético presente no comprimido faz as vezes da boa gargalhada. Atrofiamos a nossa capacidade de ver graça nas coisas quando recorremos a indutores de endorfinas e dopaminas sem a real necessidade. O riso entra aqui com ação profilática: evita que a tristeza, esquecidamente natural ao homem, se transforme em uma patologia.

Estudos americanos recentes mostram que o riso nos defende de uma série de microorganismos invasores. O Departamento de Bioquímica da Universidade de Navarra, Espanha, estima que 15 minutos diários de riso podem garantir até 4,5 anos a mais de vida, além de reduzir em até 40% a chance de infartos. Temos em Path Adams o precursor de uma abordagem que toma, aos poucos, espaço na medicina: a valorização do bom humor do paciente para fortalecer o sistema imunológico. No Brasil, o movimento está muito bem representado pelo médico Marcelo Pinto, mais conhecido como Doutor Risadinha. Ele recruta voluntários para levar a risoterapia a hospitais – além de criar o Espaço do Riso, em São Paulo, destinado a workshops sobre benefícios do riso.

Rir é relaxante, renovador e econômico: são usados 17 músculos para sorrir e 43 para franzir a testa. Abra um vídeo com a risada limpa de um bebê e veja como reage ao terminar de assisti-lo. Quer algo melhor que ir a uma comédia no teatro e sentar-se próximo ao dono (ou dona) da risada mais escandalosa da noite? Mundo afora surgem clubes do riso: locais onde as pessoas se reunem simplesmente para esbanjar sorrisos. Parece loucura, mas dá certo. Num primeiro momento, o tom parece forçado. Mas aos poucos nos deixamos envolver pelo clima de descontração e, quando menos se percebe, já estamos em cólicas. Rir é contagioso e saudável.
http://www.dzai.com.br/revistadocorreio/blog/revistadocorreio?tv_pos_id=74686