quinta-feira, 2 de julho de 2009

A ORIGEM DO DOUTOR RISADINHA

Olá pessoal, tudo beleza?

Então Legal. Escolhi o dia de hoje para relembrar como surgiu o personagem Doutor Risadinha, primeiro porque é o Dia do Hospital onde tudo começou e depois pela curiosidade da data, que por haver 182 dias antes e 182 depois, este é o dia do meio do ano (182+1+182=365).

Conforme destaca a pedagoga Jussara de Barros, integrante da equipe Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-hospital.htm), o DIA DO HOSPITAL é comemorado hoje, 02 de julho (que também é o dia do Bombeiro), data na qual foi fundada a Santa Casa de Misericórdia da cidade de Santos, um dos maiores hospitais do Brasil, no ano de 1945, pelo governo do presidente Getúlio Vargas. Porém, atualmente, o Hospital das Clínicas, da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, é a maior unidade hospitalar do Brasil, tendo sido fundado em 19 de abril de 1944.

Registros históricos mostram que o primeiro hospital do mundo foi construído na Índia, entre os anos 273 e 232 a.C., e o primeiro hospital do Brasil foi fundado por Braz Cubas, no dia primeiro de janeiro de 1545. Como este dia é conhecido por ser o dia de todos os santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos. Dizem até que a cidade de Santos, em São Paulo, recebeu esse nome por causa do hospital.

Mas, foi na unidade Santana (zona norte de São Paulo) do Hospital São Camilo que surgiu o Doutor Risadinha. É isso mesmo! Após iniciar meus estudos sobre o Riso em 2000, foi em 2003 que após ter-me inscrito no programa de Voluntariado do Hospital, que comecei, com total apoio da Psicóloga Glauce, coordenadora do programa, minha performance solo, na ala da Pediatria.
Até o segundo dia do voluntariado, o nome do meu personagem era Dr. Solriso (isso mesmo: era um sol com um sorriso), mas já no terceiro dia, me rendi à vontade das crianças que não paravam de me chamar como Doutor Risadinha. E, como não podia deixar de acontecer, em virtude da espontaneidade e sabedoria das crianças, o nome deu tão certo que perdura até hoje.

Acompanhem a seguir alguns links sobre esta trajetória:

São Camilo Hospital e Maternidade > Click :: saocamilo.com - hospital e maternidade, unidade pompéia, unidade santana, ... Risadinha, o voluntário Marcelo Pinto da Unidade Santana, foi destaque hoje em ...www.saocamilo.com/click/click_news.asp?id=721

VOLUNTÁRIOS DOAM ALEGRIA À HOSPITAIS – Matéria publicada em jul/04 no jornal O Estado de São Paulo (Estadão)

http://www.doutorrisadinha.com/pdf/dr_risadinha.pdf

[SBAIRRO_NORTE - 1] EST_SUPL1/SEU BAIRRO/P.GINAS ... 30/07/04
Voluntários doam alegria a hospitais. O ESTADO DE S.PAULO. TELEFONES. ÚTEIS NA SUA. REGIÃO. Alex Silva/AE. %HermesFileInfo:ZN-1:20040730: ...

VOLUNTÁRIO: SER OU NÃO SER? – matéria publicada em dez/04 na Folha de São Paulo

Foram momentos muito divertidos.
Valeu!!! Então SORRIA E TENHA UM BOM DIA