domingo, 24 de março de 2013

Você gostaria de ter Colaboradores mais Alegres e Produtivos? Então participe deste Workshop no ESPAÇO CONHECER !


Olá Pessoal, tudo bem? É com alegria que compartilho com vocês o Workshop sobre Como Montar um Plano de Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho, com o objetivo de tornar seus Colaboradores mais Alegres e Produtivos. Não percam! Será no dia 04 de abril às 14hs e as inscrições são limitadas! Mais informações no Convite abaixo. Até lá!

Doutor Risadinha alerta: cuidado com os pessimistas e ajudem os distímicos!


Tudo bem pessoal? Compartilho hoje um artigo do Fábio Arruda, publicado em seu próprio blog no dia 19/fev com o título “Tem pessimistas no seu trabalho. Então, fuja deles!”. A única recomendação que faço é que separemos os pessimistas dos distímicos, pois estes merecem e precisam da nossa ajuda, para encaminhar esta disfunção patológica. Valeu!!! Feito esta ressalva, confiram o artigo na íntegra:

Em nossas relações cotidianas e no ambiente corporativo, conhecemos e convivemos com pessoas de todos os tipos, orientações e crenças, porém existe um tipo em especial que devemos evitar, diminuir o convívio ou investir para que ela mude, estamos falando aqui de pessoas pessimistas.

O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por se ver as coisas sempre pelo lado negativo.

Segundo o dicionário Aurélio o pessimismo é a "disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior".

No âmbito filosófico, refere-se a um caráter das doutrinas metafísicas ou morais que afirmam a supremacia do mal sobre o bem e costumam levar à adoção de uma atitude geral de escapismo (fulga), imobilismo (não tomar ação) ou conformismo (aceitar facilmente sem lutar).

Luiz Marins em seu livro “Livre se dos corvos e cuidado com os sugadores de energia” conta que “Corvos” são pessoas que vivem ao nosso lado dizendo que as coisas estão ruins, só vão piorar e que não vão dar certo, não vão acontecer. São aqueles para quem todo mundo é desonesto e mal intencionado. São aqueles só falam mal dos outros. São os que não conseguem conter a sua inveja e destilam maldades sobre os colegas de trabalho, amigos e parentes o tempo todo.

“Corvos” são aqueles que não participam de nada na empresa e ainda chamam os que participam de “puxa-sacos”. “Corvos” são os que fazem ironia e gozação de tudo o que acontece de inovador e que não tenha sido idéia deles próprios. Os que fazem piadinhas de mau gosto sobre os colegas mais humildes. “Corvos” são os que humilham seus colegas ou subordinados. São os chefes que só sabem criticar e nunca elogiam. Que se acham “os bons” e para quem todo mundo é ignorante. “Corvos” são os que não admitem opiniões diferentes das suas.

“Corvo” enfim, você sabe quem é. É essa pessoa que está na sua cabeça agora! Livre-se dele ou dela!

Não dá para trabalhar hoje ou mesmo viver hoje com alguém puxando você para trás ou para baixo o tempo todo. Esses “sugadores de energia” tiram de nós a vontade de empreender, de trabalhar, de atender clientes, de inovar, de crescer. Quando menos esperamos estamos “intoxicados” pela negatividade e maldade desses “corvos” que vivem da carniça alheia e não enxergam a sua própria condição de ser inferior que quer culpar o mundo pelos próprios fracassos visíveis ou ocultos. Todo “corvo” é, na verdade, um infeliz espalhando sua infelicidade.

Não deixe de pensar numa maneira de viver e trabalhar com pessoas sadias, positivas, “pra cima”. Pessoas que vendo a parte difícil ou negativa da vida (que é claro existe) sejam também capazes de enxergar o lado positivo, o mundo além das desgraças e que nos ajudem com seu entusiasmo a vencer os desafios destes tempos loucos em que vivemos.

Livre-se dos “corvos” da sua vida. Cuidado com os “sugadores de energia”!