quinta-feira, 1 de abril de 2010

SORRIA! HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA DIVERSÃO NO TRABALHO

Olá Turminha do Riso,
É com alegria que estamos comemorando hoje pelo 12º ano consecutivo em todo o mundo o “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”, com o objetivo de lembrar que o trabalho não tem que ser sofrido, mas sim descontraído.

Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do “Chase’s Oficial Calendar of Events”, o calendário mais importante dos Estados Unidos. No Brasil estamos celebrando pela primeira vez e por isso vale destacar o que vários estudos comprovam: o riso e a descontração no ambiente de trabalho, aumentam a produtividade, reduzem o obsenteísmo e o turnover, melhoram o clima interno, facilitam o trabalho em equipe e reforçam as relações interpessoais positivas entre os empregados, dentre inúmeros outros benefícios.

Devo lembrá-los ainda que o Bom Humor no ambiente corporativo aumenta a auto-estima, potencializa a criatividade, estimula a motivação e torna a nossa atividade diária mais leve e considerando que passamos boa parte do nosso dia dentro das empresas, devemos nos empenhar em tornar esse lugar o mais agradável e descontraído possível.

Além dos inúmeros benefícios que a diversão e o riso trazem para as empresas, não podemos nos esquecer que também são inegáveis aqueles que eles proporcionam à nossa saúde, tais como: maior produção de endorfinas, aumento do fluxo sanguíneo, melhora do sistema imunológico, redução do estrésse, etc.

E aquí vão algunas dicas do Doutor Risadinha para estimular a descontração no trabalho:

1. celebre as conquistas, mesmo que insignificantes;

2. crie um ambiente agradável e confortável para curtas paradas ou para um bate papo acompanhado do cafezinho, a fim de recompor-se as energias;

3. comemore as datas festivas com muita alegria e criatividade;

4. privilegie o feedback positivo;

5. reconheça os méritos publicamente;

6. crie programas de qualidade de vida;

7. inicie atividades grupais com breves sessões de gargalhadas;

8. institua o programa de Participação nos Resultados;

9. respeite o equilibrio entre trabalho e vida pessoal;

10. estimule o voluntariado.

O guru da Administração atual, Tom Peters, já em 2004 afirmou no seu livro “Reimagine” que: “As pessoas que se sentem bem consigo mesmas também riem muito. Essa é a minha experiência. Assim, aqui estão duas de minhas regras: a) nunca trabalhe em um lugar onde rir seja raro e b) nunca trabalhe para um líder que não ria”.

E estou muito contente com a repercussão desta nossa iniciativa no Brasil, que contou com um espaço exclusivo no programa Sorria e Tenha um Bom Dia apresentado ao vivo pelo Doutor Risadinha na TV web DemaisTV – www.demaistv.com.br que foi ao ar na última 2ª feira, dia 29/março a partir das 10hs. Confiram no link: www.demaistv.com.br/sorriaetenhaumbomdia .

E como vocês poderão conferir pesquisando no Google: "marcelo pinto" e "diversão no trabalho", a excelente repercussão que teve esta nossa iniciativa em diversos sites, blogs, entrevistas, etc. Tenham certeza que está data chegou para ficar no Brasil. Então para efetivamente comemorá-la, convido à todos para realizarem algo junto com os colegas de trabalho a fim de marcarmos com muito alegria este divertido dia: vale almoçar junto para contar piadas e dar muitas gargalhadas; vale soltar aviõesinhos de papel; vale chupar sorvete no departamento, etc,. enfim vale fazer tudo aquilo que não venha agredir o colega de trabalho. Valeu !!!

Abraços à todos, SORRIA E TENHA UM BOM DIA