sexta-feira, 29 de maio de 2015

Doutor Risadinha apresenta O Santo da Alegria: São Filipe Néri

Tudo bem Pessoal! Também foi publicado hoje, 29/maio/2015 no site do Jornal Correio da Manhã, matéria do Padre Fernando Calado Rodrigues, com o título: “O Santo da Alegria S. Filipe Néri gostava de introduzir nos seus sermões apontamentos bem-humorados”. Acompanhem o artigo na íntegra:

São Filipe Néri nasceu em Florença, Itália, a 21 de julho de 1515. As comemorações dos quinhentos anos do seu nascimento iniciaram-se na passada terça-feira – o dia em que a Igreja celebra a sua memória – e encerram-se no próximo ano no mesmo dia 26 de maio.

Viveu em Florença até aos 18 anos e fez os seus estudos no Convento de S. Marcos. Então, foi enviado pelo pai para junto de um tio, para aprender o ofício de comerciante. Depressa descobre que essa não é a sua vocação.

Vai para Roma, onde começa por ser percetor dos filhos de um nobre, mas, por opção, acaba a viver no meio de jovens a que hoje chamaríamos sem-abrigo. Era alvo da sua chacota, mas tudo ultrapassava com bom humor para ganhar a sua confiança e motivá-los a uma mudança de vida e à prática religiosa.

É ordenado sacerdote e dedica-se a guiar espiritualmente pobres e ricos, príncipes e plebeus. Criou os "Oratórios", comunidades de padres que vivem num ambiente de alegria e simplicidade, dedicados aos mais necessitados e em que se prefere a mortificação espiritual à corporal, sobretudo da vaidade.
S. Filipe Néri ficou conhecido como o ‘Apóstolo de Roma’ e o ‘Santo da Alegria’. Homem culto e criativo, gostava de introduzir nos seus sermões apontamentos bem-humorados. Algo que não é muito habitual em ambientes católicos.



Um bom sermão é, ainda, o que comove os ouvintes e não o que os faz rir. Embora não faltem exemplos de quem se aventure por outros caminhos.

"Diz-se que o sentido do humor – depois do breve pontificado de João Paulo I – ainda não regressou ao Vaticano. Não faltam sinais dessa demora. A alegria do Papa Luciani era subversiva. Ao gostar de anedotas, de perder tempo com crianças, de gracejar em dialeto com a sua gente, destoava naquele cenário de sagradas solenidades", escrevia frei Bento Domingues, em 1998, numa crônica que pode agora ser lida no livro ‘O bom humor de Deus’, hoje apresentado em Lisboa.


"A descontração teológica com que falava irritava os guardiões da ortodoxia. A recusa dos símbolos do poder e das suas pompas era inquietante. Acabou por semear o pânico, quando mostrou que iria mexer nos métodos da Cúria romana". Dizia, então, frei Bento, algo que se aplica hoje ao atual Papa: uma nova lufada de bom humor no seio da Igreja Católica.

Doutor Risadinha já comprou o seu Tênis do Humor!

Olá Pessoas risonhas, tudo bem? Notícia fresquinha: Foi publicado no site Move Notícias de hoje (29/05/2015), artigo com o título: “Os tênis inteligentes que identificam o humor do utilizador”

A empresa chinesa de tecnologia Lenovo apresentou, durante o Tech World, realizado em Berlim, neste mês de maio (2015) um tênis inteligente capaz de medir o humor do utilizador.

A medição será feita em parte por scanners capazes de identificar no odor do suor do utilizador, substâncias que só são libertadas na corrente sanguínea em determinados momentos de stress ou agitação.


Os tênis foram exibidos nos pés do próprio CEO da companhia chinesa, Yang Yuanqinq, e apesar das cores extravagantes, no geral, o modelo é muito semelhante a uns tênis desportivos comuns.