sábado, 16 de março de 2013

Doutor Risadinha apóia a Felicidade no Trabalho para o comprometimento da Equipe


Boa tarde Pessoal, tudo belezinha? Hoje compartilho com vocês um excelente artigo publicado em 31 de janeiro de 2013 pelo Dr. Fábio Botteon no site HMDoctors.com com o título A Felicidade no Trabalho é fundamental para o comprometimento da Equipe . Confiram na íntegra:

O local de trabalho representa um habitat importante para o indivíduo, pois nele cada um passa o maior momento de sua vida.

Estar no trabalho é um momento importante de reflexão sobre o que fazemos da nossa vida, onde se tornam preciso muita confiança, respeito, gratidão e comprometimento com você, com a organização e seus colegas.

A busca pela felicidade é uma ação constante no ser humano. Sentir-se feliz no ambiente de trabalho é fundamental, pois reforça um funcionamento positivo do trabalhador em busca de vida e auto realização, o bem-estar pessoal está relacionado com seis dimensões: auto aceitação, relação positiva com os outros, autonomia, controle do ambiente, propósito de vida e crescimento pessoal.

A sensação de bem-estar é sentida e está extremamente ligada à felicidade, devido ao sinônimo que as duas têm quanto ao estado de satisfação do indivíduo com ele mesmo, o grupo em está inserido e na sociedade como um todo.

O bem-estar no trabalho é construído por algumas dimensões: a satisfação pessoal, a satisfação profissional, o envolvimento e o comprometimento organizacional afetivo. As práticas de remuneração e incentivo financeiro são importantes para garantir a relação esforço-recompensa, porém são imediatas e não garantem um comprometimento por um longo período.

Hoje os profissionais buscam reconhecimento e prazer em suas tarefas, sendo assim, o reconhecimento e confiança são aspectos importantes, que auxiliam e muito na busca da felicidade no trabalho. Toda relação centrada no dinheiro é uma relação volátil, o que hoje se apresenta como uma boa proposta econômica, amanhã pode não ser. Entretanto é importante salientar que, quando se consegue aliar a satisfação pessoal com a satisfação financeira, podemos extrair o melhor de cada profissional.

Todo indivíduo quer ser reconhecido pela sua capacidade, se sentir valorizado pessoalmente e financeiramente, e mais, todo profissional quer alcançar o sucesso na carreira, quer se sentir construtor do sucesso da empresa. Quando a empresa valoriza os colaboradores e permite que todos manifestem suas ideias e agreguem valor aos serviços e produtos, esta estará fazendo com que todos se sintam importantes dentro da organização.

Quando todos edificam juntos, a empresa cresce e todos ganham, emocionalmente e financeiramente. Permitir que cada profissional reconheça sua posição de parceiro, é cultivar vínculos de confiança, comprometimento e acima de tudo, satisfação pessoal e profissional.

A felicidade está relacionada com a satisfação do profissional, quando o indivíduo está satisfeito com seus afazeres, e com o reconhecimento que a empresa lhe dá, ele trabalha melhor, com mais produtividade, oferecendo o melhor de si para a organização.

Um profissional realizado está sempre falando da empresa onde trabalha para os seus amigos e familiares, tem prazer em ir trabalhar, e isso mostra que a empresa valoriza os seus funcionários.

Acreditar no funcionário e permitir que ele manifeste seu talento, são as melhores formas de promover comprometimento, trabalho em equipe e retenção de talentos na empresa, porque si cria uma identificação com a organização e seus valores.

As empresas que valorizam seus profissionais estão sempre em crescimento e desenvolvendo cada vez mais seus negócios, pois sempre tem novas ideias a implementar e novidades para seus clientes. Isso faz com que todos se desenvolvam juntos, tanto a empresa quanto o profissional.