quinta-feira, 27 de agosto de 2009

DOUTOR RISADINHA COMEMORA O DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO

“Há há há há há / mas eu tô rindo à toa / não que a vida esteja assim tão boa / mas um sorriso ajuda a melhorar / ah ah ah”. (Rindo a Toa – Falamansa)

É isso aí pessoal, já está cientificamente comprovado que o Riso ajuda a melhorar nossa saúde, a atenuar nossos sofrimentos e com base nisso é que cresceu o movimento de humanização do ambiente hospitalar, onde se encontram o maior número de grupos de voluntários que amanhã, dia 28 de agosto, comemoram o Dia Nacional do Voluntariado, instituído pela Lei 7352/85, que pela ironia do destino foi assinada pelo então Presidente da República José Sarney, é mole !!!
Traçando uma breve linha no tempo, lembramos que em 1543 foi fundada na vila de Santos a Santa Casa de Misericórdia, primeiro núcleo de trabalho voluntário no Brasil. Em 1997 foi criado o CVSP – Centro de Voluntariado de São Paulo, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que faz parte de uma grande rede de centros de voluntariado de todo o Brasil. Em 1998 foi promulgada a Lei do Voluntariado nº 9.608 que definiu como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física e em 2001 o Brasil destaca-se entre os 123 países participantes do Ano Internacional do Voluntário, criado pela ONU.


Mas o que eu gostaria de destacar neste dia é a presença do Riso no trabalho voluntário, pois além do Doutor Risadinha, várias outras iniciativas adotaram o Riso em seus nomes, tais como os Doutores do Riso, S.O.S. só riso, Plantão Sorriso, UTI do Riso, Amigos do Riso, Big Riso, Cia. do Riso, Pediatras do Riso, e mais os Palhaços em Rede registrados no cadastro dos Doutores da Alegria, que só em São Paulo registra a existência do Grupo Só Risos, Projeto Ped Riso, Sacola de Risadas, Plantão Sorrisos, Fisioterapeutas do Riso, Dose do Riso, Mensageiros do Riso, Operação de Riso, Drs. Do Soriso, Mensageiros de Sorrisos, Medicina do Riso, etc. (http://www.doutoresdaalegria.org.br/nufo/formacao_rede_resultado.asp?estado=SP&imageField.x=33&imageField.y=3)

E por falar nos Doutores da Alegria, precisamos esclarecer duas confusões que se faz: a primeira é que eles não são voluntários, mas profissionais remunerados que passam por um processo seletivo rigorosíssimo; e a segunda é que eles não se baseiam na história do médico norte-americano Hunter Patch Adams, mas sim no projeto da Clown Care Unit, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque, cuja trupe foi integrada por Wellington Nogueira, quem fundou em 1991 o grupo dos Doutores da Alegria.

Esta última confusão se deve ao fato do médico Patch Adams também se vestir de palhaço para dar alegria e saúde aos pacientes que visita, mas ele próprio faz questão de destacar que sua iniciativa não está baseada no poder do Riso mas sim no poder do Amor, daí o nome do seu filme “O Amor é Contagioso”, que estimulou humanização do ambiente hospitalar e a criação de grande parte dos grupos acima citados.

Porém, não podemos nos esquecer que voluntários não são apenas aqueles que visitam hospitais, mas sim todos aqueles que se dedicam gratuitamente a uma causa beneficente e filantrópica, como é definido pelo CVSP: “Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade”. (http://www.voluntariado.org.br/)

Assim sendo, existem diversas formas e oportunidades de voluntariado: i) realizando ações individuais como os advogados que atendem na Assistência Judiciária Gratuita, os doadores de sangue, etc; ii) participando de campanhas como as de coleta de livros, de brinquedos, de reciclagem de lixo, do Sopão, etc; iii) juntando-se a grupos comunitários apoiando a escola pública local, participando da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos, da associação de moradores do seu bairro, dos Encontros de Jovens com Cristo de sua comunidade, etc; iv) trabalhando em Organizações Sociais, ONGs, etc.

DICA: E se você vive dizendo que gostaria de fazer um trabalho voluntário, mas não encontra tempo ou oportunidade para realizá-lo, tenho uma excelente notícia: os seus problemas acabaram, pois por coincidência, estando em Florianópolis ao escrever este artigo, descobri que existe uma nova modalidade: o voluntariado online, uma forma de voluntariado que, ao invés de ser realizado presencialmente na organização promotora, é feito em casa, no trabalho ou em outro local com acesso à internet. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Voluntariado_online)

O voluntariado online iniciou nos EUA na década de 70 e teve sua difusão a partir de 1995 através da ONG Impact Online. Hoje o voluntariado online é praticado por milhares de organizações e voluntários no mundo todo, e no Brasil vem sendo amplamente difundido desde 2008, quando do lançamento do site www.voluntariosonline.org.br que é chancelado pela UNVolunteers, e Voluntários em Ação (http://www.voluntariosemacao.org.br/). Dentre as oportunidades de voluntariado online disponíveis no Brasil, temos: tradutores para diversos idiomas, assessores de imprensa, web designers, advogados, publicitários, analistas de sistemas, etc.

E para finalizar, como gosto de inserir músicas no fechamento dos meus artigos, encontrei uma pérola que não poderia deixar de dividir com vocês. O Instituto Faça Parte é uma organização da sociedade civil, fundada em 2001, com a missão de promover a cultura do voluntariado estimulando a participação da juventude como parte ativa da construção de uma nação socialmente mais justa.

E foi visando fortalecer este movimento que o instituto criou a música “Todo Mundo Tem Algum Talento”, cuja letra mostra como ser voluntário e fazer a diferença na vida de alguém.

Vocês poderão ouvir este verdadeiro Hino do Voluntariado, cantado nas versões: POPULAR (nas vozes de Alexandre Pires, Br’oz, Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Fábio Jr., KLB, Rouge, Wanessa Camargo, Zezé di Camargo & Luciano); ROCK (com Badaui/CPM 22, Biana/Leela, Dinho Ouro Preto/Capital Inicial, Supla, Egypcio/Tihuana, Nasi/Ira!, Rodrigo/Dead Fish, Rogério/Jota Quest) e FORRÓ (nas vozes de Falamansa, Elba Ramalho, Rastapé, Bicho de Pé, Limão com Mel, Frank Aguiar). Confiram em http://www.facaparte.org.br/musicas.asp .

Todo mundo tem algum talento em algum tempo,
Mas às vezes falta um pouco de movimento.Sai do lugar, levanta daí, o que você sabe fazerFaz falta por aí.
Se você sabe ler, leia.Se você sabe cantar, cante.Se você sabe ensinar, vender, pintar, curar, pedir, se levante.
Você pode simplesmente conversar com alguém.Você pode orientar, alimentar também.Tem alguém pertinho precisando do que você conhece tão bem!

Então vem, / Faça parte! / Então vem, / Faça a sua parte./ Bota a mão na massa / Não espere / Vá e faça também. REFRÃO

Não te custa nada, ajudar é de graça.Não guarde o seu talento no armário para as traças.Chega de culpar o mundo, quando no fundoA solução taí!” (Todo Mundo Tem Algum Talento - Sergio Valente e PC Bernardes).

Convido a todos visitarem o site http://www.doutorrisadinha.com/ para conhecerem um pouco mais sobre a trajetória do Doutor Risadinha na divulgação da Importância do Riso em nosso dia-a-dia.

É isso aí Turminha do Riso! Assim finalizando o Doutor Risadinha convoca vocês para uma salva de palmas à todos os voluntários e recomenda: SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®