segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Doutor Risadinha: Humanização em ambientes corporativos é estratégia para maior conforto psicológico de colaboradores



Quando um colaborador está inserido em um ambiente acolhedor, e é exposto a estímulos como o riso, conversas e atividades que o fazem se manter distante do estresse corporativo, isso acaba sendo favorável para sua produtividade. 

A humanização do ambiente surge como ferramenta para manter a mente do indivíduo ligada aos estímulos adequados, isso pode se dar junto de ações, políticas ou de uma reorganização e ambientação do local de trabalho, proporcionando um conforto superior.

Sobre a humanização em ambientes corporativos

A humanização em ambientes corporativos pressupõe uma reestruturação da gestão dos departamentos e modificação da maneira como os colaboradores se relacionam. O principal objetivo dessa iniciativa é de prover um ambiente de maior produtividade, interação e colaboração. Prover espaço físico agradável é um dos primeiros passos para humanização corporativa.

Ao dar início às ações para humanização do ambiente de traalho, é preciso priorizar o conforto e acolhimento do colaborador, sempre de forma respeitosa. O primeiro passo deve ser dar mais atenção ao espaço físico, ou seja, aos móveis corporativos. Eles devem proporcionar sensação de bem-estar, tanto para o colaborador quanto para clientes e fornecedores.

O ambiente deve ser montado de uma forma que pareça leve, arejado, alegre, confortável e acolhedor. Após cumprir esse passo, é a vez de criar uma relação de comunicação eficiente entre as lideranças e demais colaboradores. Para isso, é fundamental que todos profissionais recebam as instruções adequadas sore a gestão do humor no trabalho.

Comunicação e inteligência emocional na humanização das empresas

A humanização dos ambientes corporativos deve ser um compromisso para todos os profissionais, pois se trata de uma ação desenvolvida para lidar, inclusive, com momentos de estresse. Por isso, a comunicação deve ser permeada por estratégias específicas, como olho no olho, fala calma, cordialidade e empenho para compreender como o colaborador está lidando com todo o processo.

A inteligência emocional, neste cenário, visa identificar as emoções presentes para prover uma melhor comunicação e o entendimento entre os profissionais da empresa (gestores, lideranças e colaboradores). Por meio da inteligência emocional se desenvolve empatia pelo próximo, o que é um dos pilares da humanização corporativa.

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Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®

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