quinta-feira, 29 de abril de 2010

Doutor Risadinha comemora Domingo o Dia Mundial do Riso a partir das 8hs na Praça do Porquinho no Parque do Ibirapuera. Vamos gargalhar juntos!!!

Olá pessoal, tudo beleza? Aguardo vocês para juntos comemorarmos o Dia Mundial do Riso em 2 de maio (Domingão) a partir das 8hs, na Praça do Porquinho do Parque Ibirapuera. Teremos muitas dinâmicas de gargalhadas. Essa será nossa matéria exclusiva para o programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA apresentado pelo Doutor Risadinha na próxima 2ª feira, 03/maio, a partir das 10hs (http://www.demaistv.com.br/ ) em homenagem à esta comemoração mundial realizada simultâneamente por mais de 6.000 Clubes do Riso. Não percam!!!

E por falar no programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA, na última 2ª feira, 26 de abril, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29/abril, entrevistamos Ricardo Klevinskas professor e fundador da Fábrica de Dança que nos apresentou a relação da Dança com o Riso. Foi muito divertido. Teve também o Aldão com mais uma de suas Piadas de Salão, acompanhado de mais uma técnica de riso forçado: O riso das notas musicais.

Vocês podem acompanhar as várias técnicas de riso forçado apresentados pelo Doutor Risadinha e suas Endorfinas, através dos links do Youtube abaixo relacionados. Acessem e gargalhem à vontade:

A verdadeira Gargalhada
http://www.youtube.com/watch?v=kcYkzHP-_3M

Riso Ho Ho Há Há Há, da Respiração e do Furacão
http://www.youtube.com/watch?v=s57owGhhArU

Riso do Choque, do Metro e Ria de Si Mesmo
http://www.youtube.com/watch?v=VuhTHUqH8Ag

Riso do Coquetel, Pisando em Brasa e Riso no Celular
http://www.youtube.com/watch?v=r_hucOHy3ys

Legal!!! Então agora vamos acompanhar o que saiu na internet sobre o Riso nestes últimos dias:

Postado em 25/abril


Voluntários levam alegria aos hospitais da região
Piadas, brincadeiras, bate-papo e maquiagem são alguns dos remédios nada convencionais que grupos de voluntários levam a pacientes internados em hospitais do Grande ABC. Exemplos de trabalho como este são desenvolvidos por alunos do curso de Medicina da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), funcionários da construtora M.Bigucci e um grupo de senhoras da AVCC (Associação de Voluntários de Combate ao Câncer) de Santo André. (...) Crianças - No setor de Oncopediatria da FMABC, crianças e adultos se divertem com os funcionários da M.Bigucci. Os voluntários se fantasiam de palhaço para levar alegria aos meninos e meninas e tornar um pouco mais leve o ambiente do hospital. (...)

Trabalho reduz o tempo de internação dos pacientes
Para especialistas em humanização hospitalar, a mudança no ambiente traz benefícios como a redução do tempo de internação e melhora do bem-estar geral dos pacientes e funcionários. Como conseqüência, o hospital também reduz seus gastos. (...)

Estudantes de medicina viram palhaços
O grupo Sorrir é Viver nasceu em 2005 na Faculdade de Medicina do ABC, formado por estudantes do curso de Medicina. Desde que surgiu, já integraram o projeto mais de 100 universitários. Atualmente, são 44 integrantes.
Os alunos passam por uma orientação teatral, mas o objetivo não é formar artistas profissionais, e sim dar aos estudantes meios de entrarem em contato com pacientes através do lúdico. Os próprios voluntários são responsáveis por cuidar da maquiagem e das fantasias, além de ter de arcar com os custos de transporte e refeições. (...)

Construtora mantém projeto desde 2004
A construtora M. Bigucci iniciou o Big Riso em 2004 nos setores de oncologia pediátrica de três hospitais públicos da região. O programa é aberto para os funcionários da empresa e também para pessoas de fora. O intuito é um só: ajudar a melhorar a vida de crianças com câncer que estão em tratamento médico. Atualmente cerca de 50 voluntários trabalham no projeto.
Segundo Roberta Bigucci, diretora da empresa e coordenadora do Big Riso, o objetivo é fazer as pessoas esquecerem um pouco o sofrimento. "Nosso objetivo é dar carinho e alegria aos pacientes"destacou. (...)

Entidade faz maquiagem e realiza leituras
O projeto de humanização hospitalar da AVCC (Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer) de Santo André nasceu em 1997. A primeira instituição onde o grupo atuou foi no Hospital do Câncer, em São Paulo. Depois de 13 anos de atividade, já são cerca de 200 voluntários.
Segundo a presidente da entidade, Clotilde Dib, o objetivo do projeto é aumentar a auto-estima dos pacientes. (Por Felipe Rodrigues - Do Diário do Grande ABC)
http://www.dgabc.com.br/News/5807072/voluntarios-levam-alegria-aos-hospitais-da-regiao.aspx


Postados em 26/abr


I Festival Gargalhada leva risos e alegria a Arapiraca
Arapiraca mergulhou três dias no universo circense com o 1º Festival Gargalhada e o 1º Encontro de Palhaços que aconteceu no período de sexta-feira(23) a domingo(25), numa grande tenda montada no Parque Ceci Cunha. O palhaço Biribinha, filho do Palhaço Biriba – patriarca da família Silveira – mantém a tradição da arte da palhaçataria há três gerações.Teófanes Silveira ( Birirbinha ), os filhos ( palhaço Mixaria e Mixuruca) e a esposa ( palhaça Pipoca) e um grande elenco de palhaços convidados mostraram ao público arapiraquense da forma mais vibrante a importância da arte circense estar próxima ao público para perpetuar essa cultura popular às futuras gerações.

O Festival Gargalhada iniciou na sexta-feira com uma “palhaceata”, um desfile de palhaços, músicos, atores e artistas de rua. (...) Fechando o encontro, no domingo, 25, no período da tarde, os Doutores da Alegria levaram doses de humor aos hospitais. Na Tenda da Alegria, as apresentações inciaram às 16h com o “Circo Lambe-Lambe”, onde o público pode ver de perto um dos menores circos do mundo com palhaço, mágico, malabarista, dançarina, acrobata e motoqueiro no globo da morte, em miniatura. (Por Site da Prefeitura de Arapiraca )
http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=municipios&cod=6859


ORLANDO CVB lança promoção que fará muita gente sorrir
Um dos principais destinos turísticos do mundo decidiu comprovar o ditado “sorria e o mundo todo sorrirá com você”. O Orlando/Orange County Convention & Visitors Bureau. (Orlando CVB) lançou uma procura global por 67 pessoas sorridentes que ganharão uma viagem para Orlando para o “World Smile Day”, Dia Mundial do Sorriso, no dia 1˚ de outubro. Sessenta e sete é o número de dias determinado para conhecer as mais de 100 atrações que Orlando tem para oferecer.

Vencedores de todo o mundo serão selecionados com base em suas redações ou vídeos enviados dizendo como Orlando os fazem sorrir. Mesmo que seja a lembrança de uma visita anterior ou um sonho que ainda está por vir.

Os Embaixadores do Sorriso de Orlando Kyle Post e Stacey Doornbos, comandarão esta nova pesquisa por 67 pessoas. Pelo caminho, os Embaixadores do Sorriso também procurarão arrecadar US$ 16.750 para a organização sem fins lucrativos Smile Train, a quantia será direcionada para 67 cirurgias de sorriso para crianças com lábio leporino e fenda palatina.
Histórias felizes podem ser enviadas a partir de agora até o dia 6 de setembro pelo VisitOrlando.com/smile.
http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=12657


Postado em 27/abr


Terapia do riso pode ajudar a combater depressão e falta de apetite, diz estudo
Desde a década de 80, pesquisadores da Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, têm pesquisado a resposta do organismo à “risada de alegria”, e comprovam que o riso ajuda a otimizar muitas das funções de vários sistemas do corpo - incluindo o sistema endócrino, reduzindo os níveis de cortisol e epinefrina, o que leva à redução do estresse. Ainda em relação ao sistema endócrino, em estudo recente, os especialistas observaram que a risada pode ter um efeito também nos hormônios do apetite - após assistirem 20 minutos de comédia, os 14 voluntários apresentaram redução dos níveis de leptina (hormônio da saciedade) e aumento no de grelina (hormônio da fome).

“A risada é um processo altamente complexo. A risada de alegria ou de júbilo é considerada um estresse positivo, que envolve atividades cerebrais complicadas, levando a um efeito positivo sobre a saúde”, destacaram os autores, esta semana, no Congresso Experimental Biology 2010. Para o pesquisador Lee S. Berk, as pesquisas indicam que a risada tem efeitos, ainda, na modulação do sistema imunológico, incluindo a produção de anticorpos e células protetoras, ajudando a prevenir e combater doenças. Além disso, a resposta do corpo seria similar ao do exercício físico moderado, melhorando o humor, reduzindo hormônios do estresse, reduzindo colesterol ruim (LDL) e pressão, e aumentando os níveis de bom colesterol (HDL).

De acordo com os autores, o estudo não permite concluir que o bom humor aumenta o apetite, mas mostra uma variedade de efeitos positivos similares àqueles das atividades físicas. “O valor da pesquisa é que ela pode oferecer para os profissionais de saúde novas perspectivas e entendimentos, e, assim, potenciais opções para pacientes que não podem usar as atividades físicas para normalizar ou aumentar seu apetite”, concluíram. Fonte: Blog Boa Saúde - por Redator / Psicoterapia Brasil)
http://psicoterapiabrasil.blogspot.com/2010/04/terapia-do-riso-pode-ajudar-combater.html


Postados em 28/abr


Se quer recuperar o apetite, rir é o melhor remédio
A descoberta é determinante para encorajar doentes depressivos, acreditam os investigadores

Uma gargalhada pode despertar tanto apetite como o exercício físico. Esta é uma das conclusões a que chegaram cientistas da Universidade de Loma Linda, EUA, que investigaram os efeitos do riso no organismo humano. Foram recrutados 14 voluntários, de forma aleatória, para assistirem a um vídeo de comédia e, na semana seguinte, a um filme dramático. Lee Berk, líder da investigação, comparou através de testes ao sangue a reacção de duas hormonas - a leptina e a grelina -, ambas ligadas ao apetite. Constatou--se que não houve nenhuma alteração hormonal quando o público viu sujeito a emoções tristes, mas depois da comédia os níveis de grelina e leptina revelaram valores quase equivalentes aos produzidos durante o exercício físico.

O chefe da investigação adverte, contudo, para o facto de não existir ainda uma garantia de relação directa entre o riso e o apetite, sublinhando que a descoberta "pode trazer novas opções para pacientes que não podem usar a actividade física para normalizar ou melhorar o seu apetite". "Estamos finalmente a compreender que os nossos comportamentos diários vão modelando os nossos corpos em muitos aspectos", conclui Berk.

Robert Provine, psicólogo da Universidade de Maryland, EUA, não esconde o seu cepticismo acerca dos resultados, alertando que "é difícil desvendar se os efeitos fisiológicos são causados pelo acto de rir ou por outro factor". O estudo foi divulgado na Conferência Anual de Biologia Experimental, em Anaheim, Califórnia, EUA. (por André Patrocínio - Ciência)
http://www.ionline.pt/conteudo/57318-se-quer-recuperar-o-apetite-rir-e-o-melhor-remedio


RIR
Para quem passa à porta da sala e se põe à escuta, não é fácil imaginar que ali esteja a decorrer um assunto sério. Uma aula «normal», com professor e alunos. A risota é tal, e o «nonsense» aparente também, que a reacção mais provável é achar que aquele grupo de pessoas é um bando de tontos ou de malucos. No entanto, basta assistir a dez minutos de uma aula de ioga do riso para ficar contagiado... e perceber a dinâmica da coisa. É óbvio que rir faz bem. A tudo: à alma, ao corpo, à cara.

A aula começa com exercícios simples - expirações, expirações acompanhadas de som, depois de risos, depois de palmas ritmadas, e sempre com uma «frase» a acompanhar, que faz vagamente lembrar o Pai Natal: «Oh oh, ah ah ah!» Treina-se o riso em situações diversas: ensina-se a rir das facturas para pagar; das tarefas domésticas rotineiras que se fazem sem prazer; a rir de nós mesmos; a rir sem motivo. A ideia é que, no quotidiano de cada um, se aprenda a introduzir o riso como elemento frequente, para levar a vida de forma mais alegre. (...)

Os países na vanguarda são a Alemanha e a Dinamarca, que trabalham com esta terapia há nove anos. A seguir ao país de origem, a Índia, onde o ioga do riso nasceu em 1995, é onde mais se trabalha a ferramenta - sobretudo aplicada às empresas. «Porque trabalhadores mais felizes são trabalhadores mais produtivos, que não adoecem tanto e, portanto, não gastam tanto dinheiro à segurança social...» (Artigo REVISTA ÚNICA postado por Embaixada do Riso)
http://threeminuteslaughing.blogspot.com/2010/04/artigo-revista-unica.html


Postado em 29/abril


EM ABRIL ACONTECE O DIA NACIONAL DA ALEGRIA - Terceira edição do evento contará com muita diversão para as crianças carentes
O Dia Nacional da Alegria - DNA aconteceu no dia 28 de abril e foi uma iniciativa do Sindepat - Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas com o apoio da Adibra - Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil e, que convidou seus associados para receberem, em seus empreendimentos, crianças carentes de 6 a 14 anos, atendidas por instituições filantrópicas. Esta foi a terceira edição do evento que este ano esperou receber mais de 100 mil crianças em parques de todo o Brasil.

A idéia do projeto foi iniciada em 2007 pelo empresário Beto Carrero, poucos meses antes de sua morte, durante a Reunião de Pensamento Estratégico do Sindepat e teve como principal objetivo não ser uma ação assistencialista, mas sim uma forma de proporcionar para crianças carentes, que não possuem condições nem acesso à diversão, a oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis de lazer e felicidade. Essas iniciativas demonstram a responsabilidade social em relação ao direito constitucional da criança.
Fonte: Alessandra Nogueira - WAY COMUNICAÇÕES

Uau!!! Quanta informação não é mesmo? Isso me deixa muito feliz, pois notamos que o Riso está se tornando cada vez mais freqüente na Pauta do Dia. Agora conto com todos vocês, para divulgarmos estas informações para toda nossa rede de relacionamentos.

Um Forte Abraço com Coçadinhas do Doutor Risadinha