domingo, 14 de dezembro de 2014

Doutor Risadinha lhes apresenta o Poder do Gás do Riso contra a Depressão!

Olá Pessoal, volteeeiii! Depois de um tempo fora, em virtude do grande número de Palestras Corporativas que realizei neste 2º semestre de 2014 (foi realmente Fantástico!), retorno para continuar esta outra face de minha Missão Pessoal, para tornar o Riso a matéria do dia.

E hoje compartilho com vocês o resultado de uma pesquisa muito interessante com o óxido nitroso, mais conhecido como: o Gás do Riso no tratamento da Depressão. Esta matéria foi publicada no site de A Tribuna do Mato Grosso em 13 de dezembro de 2014, mais conhecido como, a última 6ª feira, com o título:

“Pesquisadores descobrem gás do riso contra a depressão”

Uma famosa substância anestésica utilizada em consultórios odontológicos pode ser a nova esperança de tratamento para a depressão. O óxido nitroso, conhecido como gás do riso, foi testado como medicamento em pessoas que sofrem com o distúrbio psiquiátrico e, segundo cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, amenizou quase que imediatamente sintomas como tristeza e pensamentos suicidas em 85% deles.

Outro anestésico também tem sido estudado para o tratamento da depressão — quetamina — o que abriu as portas para os experimentos com o óxido nitroso. “Presumimos que eles têm algum mecanismo de ação semelhante”, justifica ao Correio Peter Nagele, professor assistente de anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington e autor principal do novo experimento.


Para testar os efeitos do gás do riso, os cientistas selecionaram 20 pacientes com depressão e que não apresentavam melhoras ao serem submetidos a tratamentos tradicionais. Os voluntários foram submetidos a um teste com duas fases. Em uma, receberam mistura de gás composto por metade de oxigênio e metade de óxido nitroso. Em outra, um placebo. Nem os participantes nem os pesquisadores sabiam a ordem em que as composições foram inaladas.