sábado, 3 de outubro de 2009

Alegria, Alegria! O Riso está tomando conta da nossa vida

Olá Turminha do Riso!

Algo me diz que esta semana que vai entrar será excepcionalmente divertida. Depois até gostaria de receber comentários de vocês no próximo final de semana se eu estava certo ou não, combinado?

Mas, uma coisa é certa: não posso reclamar da semana que passou, pois começou com uma divertida entrevista que concedi para a Jacqueline Stefano, simpática apresentadora do Nosso Programa na RIT – Rede Internacional de Televisão sobre os benefícios do Riso e do Clube da Gargalhada de São Paulo, que fundei neste ano. Em breve estarei disponibilizando para vocês o vídeo. Também teve uma ótima repercussão o artigo que escrevi em comemoração ao Dia da Secretária, postado em 30/setembro. Confiram nos links abaixo:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=92398#
http://www.anallia.com.br/blog.asp

Agora vamos acompanhar as matérias sobre o Riso que rolaram na Net nesta última semana:


Postado em 14/set

Sorriso e trabalho.

Sorrir por qualquer coisa. Sorrir à toa. Viver sorrindo. As pesquisas dizem que sorrir faz bem. Expressões do dia-a-dia comprovam essa afirmação. O sorriso: não custa nada e rende muito; enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá; ninguém é tão rico que dele não precise; não se compra nem empresta, entre tantas outras.
É comum encontrarmos os colaboradores sorrindo nas organizações? Arrisco-me a dizer que apenas uma pequena parte. Os demais são fechados, carrancudos ou neutros.
Se sorrir faz bem e não sorrir pode ser prejudicial, esses dois fatores, somados às respostas que emitimos aos colegas de trabalho através do não sorrir podem estar representando um indivíduo de difícil acesso. Ou seja, por meio de uma fisionomia fechada, presume-se que o indivíduo está irritado. Dessa forma, acreditando nas pesquisas peçamos ao nosso organismo que produza um pouco mais de endorfina quando oferecermos simplesmente um sorriso ao próximo. (Por Luciano Muchiotti)
http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Artigo/6206/sorriso-e-trabalho-aspectos-subjetivos-de-um-simples-gesto.html


Postado em 25/set

Uma pequena Teoria do Riso
“Conhecemos o homem pelo seu riso; se na primeira vez que o encontramos ele ri de maneira agradável, o íntimo é excelente. (Fiodor Dostoievski)
"Manifesta-se no riso das pessoas, na maioria das vezes, qualquer coisa de grosseiro que humilha a quem ri, embora essa pessoa quase nunca saiba o efeito que o seu riso provoca. Tal como não sabe (ninguém sabe, aliás) a cara que faz quando dorme... a pessoa que ri não sabe a cara que faz.
De uma maneira geral, há muitíssimas pessoas que não sabem rir. Aliás, isso não é coisa que se aprenda: é um dom, não se pode aperfeiçoar o riso. A não ser que nos reeduquemos interiormente, que nos desenvolvamos para melhor e que superemos os maus instintos do nosso caráter: então também o riso poderá possivelmente mudar para melhor.
A pessoa manifesta no riso aquilo que é. É possível conhecermos num instante todos os seus segredos. Mesmo o riso incontestavelmente inteligente é, às vezes, abominável. O riso exige em primeiro lugar sinceridade, mas onde está a sinceridade das pessoas? O riso exige a ausência de maldade, mas as pessoas, na maioria dos casos, riem com maldade. Um riso sincero e sem maldade é uma pura alegria, mas, nos tempos que correm, onde está a alegria? E poderão as pessoas ser alegres? A alegria é um dos mais reveladores traços humanos, basta a alegria para revelar as pessoas dos pés à cabeça. Por vezes não há meio de percebermos o caráter de uma pessoa, mas basta ela rir para lhe conhecermos o feitio como às palmas das nossas mãos.
Só as pessoas desenvolvidas do modo mais elevado e feliz sabem ser contagiosamente alegres, de uma maneira irresistível e benévola. Não falo de desenvolvimento intelectual, mas de caráter, do homem como um todo. Portanto: se quiserdes compreender uma pessoa e conhecer-lhe a alma não presteis atenção à sua maneira de se calar, ou de falar, ou de chorar, ou de se emocionar com as idéias mais nobres, olhai antes para ela quando ri.
Ri bem – é boa pessoa. Observai depois todos os matizes: por exemplo, é preciso que o riso não pareça estúpido, por mais alegre e ingênuo que seja. Mal decteteis a mais pequena nota de estupidez num riso, ficai sabendo que a pessoa que assim ri é intelectualmente limitada, apesar de nos expor um sem fim de idéias. Mesmo que o riso não seja estúpido, se vos parecer ridículo, nem que seja um pouquinho, ficai sabendo que não há na pessoa que o ri uma verdadeira dignidade, pelo menos a dignidade suficiente. Por último, notai que, mesmo que um riso seja contagioso mas por qualquer razão vos pareça vulgar, também a natureza dessa pessoa é vulgar, que toda a nobreza e espírito sublime que tínheis visto nela ou são fingidos ou imitados inconscientemente, e que essa pessoa, no futuro, mudará inevitavelmente para pior, se dedicará ao ‘útil’, abandonando sem pena as idéias nobres como sendo erros da juventude.” (Fiódor Dostoievski – 1821-1881) (Por Mauro Santa Cecília)
http://maurosantacecilia.blogspot.com/2009/09/uma-pequena-teoria-do-riso.html


Postado em 26/set

Tarô, sedução e poder
A sensualidade é requisito básico à sedução. Se alguém não se sente bem consigo mesmo, bloqueará, decerto, qualquer estado de graça, a sensualidade e o seu poder de sedução. Para essa pessoa, a sedução será sempre um desafio mais cheio de obstáculos do que para aquelas que se curtem, são alegres e amam a vida incondicionalmente.Nesse contexto, o riso é um dos instrumentos mais efetivos à sedução. O riso torna o indivíduo jovem, dando-lhe um prazer não somente físico, mas, sobretudo, psiquíco. O riso relaxa, estimula, pode tornar alguém atraente, deixando-o sensual, magnético, poderoso. O riso exerce um poder de sedução indimensionável.... (Por Ricardo Pereira)
http://substractumtarot.blogspot.com/2009/09/taro-seducao-e-poder.html


Postado em 29/set

Liga dos Doutores da Alegria

Eles ainda vão se formar médicos, mas já fazem muito pelos pacientes. Levar semanalmente a alegria para pacientes em recuperação nos leitos de hospitais, casas de repouso e ONGs comunitárias em Ribeirão Preto é o principal objetivo da Liga dos Doutores do Riso. O grupo é formado por 38 alunos de medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, no Jardim Paulista.
Todos eles fazem curso de teatro para realizar as encenações e improvisam brincadeiras. A retribuição da atitude são os sorrisos que as pessoas dão mesmo em momento de dificuldades com a saúde.
Para a presidente da Liga dos Doutores do Riso, Taiane Caporossi, 21 anos: "Em casas de repouso as pessoas precisam de atenção e em hospitais os pacientes precisam mesmo de distração, e para as pessoas sempre é uma novidade. Eles deixam de ver apenas médicos e enfermeiros para poder brincar e se distrair". (Pela Reportagem)
http://www.jornalacidade.com.br/editorias/bairros/2009/09/29/doutores-da-alegria.html


Postado em 30/set

Bom humor conta muito no mercado de trabalho

Em qualquer organização sempre há alguém com a fama de engraçado, que faz os colegas rir e, dessa forma, acaba deixando o ambiente de trabalho mais leve. Houve até uma pesquisa sobre "alegria no trabalho" realizada em sete países. No entanto, há quem não goste. (por Elida Bezerra)
http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Video/6237/bom-humor-conta-muito-no-mercado-de-trabalho.html


Postado em 31/set

Sorria mais das situações do dia-a-dia

Quando você ri, acontecem coisas maravilhosas que beneficiam seu corpo e sua mente. São liberadas endorfinas em seu cérebro, que lhe dão uma “alta natural” de humor. Quanto mais você se descontrai, menos dor sente. Isso transforma os livros e filmes engraçados nos analgésicos ideais. Na verdade, não se pode ficar com úlceras e rir ao mesmo tempo, é preciso escolher um ou outro.
Vamos considerar que você está falido e que acabou de bater o carro, que está em meio a um processo de divórcio e que há uma goteira no telha, bem em cima da sua cama. Se tudo isso já está acontecendo, para que piorar tudo ficando infeliz também? A arte de ser feliz envolve estar apto a rir das dificuldades o mais rápido possível, assim que elas acontecem. Uma pessoa, envolvida na situação acima, poderia resistir ao riso por dois anos. E o que é pior: por opção! Todos nós passamos por períodos ruins. As pessoas felizes optam por não demorar a ver o lado divertido de seus desapontamentos.
As crianças podem ensinar muito a respeito do riso
. Os jovens felizes riem praticamente de tudo, de maneira natural e sem pudores. É uma pena que quando chegam à idade adulta, essa atitude seja substituída por outra que diz: “a vida é muito séria”… Uma de nossas maiores responsabilidades para com os outros é nos divertir! Quando estamos nos divertindo, sentimo-nos melhores, trabalhamos melhor e as pessoas querem ficar perto de nós…
Em poucas palavras: A vida não é tão séria. Vamos levar o humor mais a sério.(texto de Andrew Matthews, no livro “Seja Feliz” - Por Jex - Jefferson Xavier)
http://www.vooz.com.br/blogs/tenha-humor-na-sua-vida-17482.html


Postado em 01/out

Sorria...
Cientistas da Universidade de Maastrich na Holanda, descobriram que mulheres infelizes com sua aparência se sentem melhores depois de serem recebidas com um sorriso. Este aumento de auto estima faz com que os pesquisadores acreditem que a confiança na aparência é diretamente ligada à aceitação social. (Retirado do HyperScience por Denιѕe Gσυlαrt)
http://deniseggoulart.blogspot.com/2009/10/sorria.html

Alegria, Alegria pessoal. O Riso está tomando conta da nossa vida. Vamos agora mesmo compartilha-lo com toda nossa rede de relacionamento, fazendo-o multiplicar geometricamente, aliás, o Doutor Risadinha destaca: O Riso é uma das poucas coisas da vida, que quanto mais dividimos com os outros, mais ele se multiplica. Profundo, né? Quiá, Quiá, Quiá.....

SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®