sábado, 7 de janeiro de 2012

Doutor Risadinha divulga mais benefícios do Riso na Saúde


Pessoal, confiram abaixo o post escrito pelo Juliano em 4 de janeiro para o site Turista Malemolente, com o título Benefícios do Riso na Saúde.

Quem é que não gosta de dar risadas? Pois é, ficar feliz e passar essa felicidade para as pessoas, é muito bom, infelizmente muitos não sabem que rir causa resistência a dores, sendo que pesquisas revelam que além de liberar substâncias químicas no cérebro, trazem sensações de bem estar, confiram algumas curiosidades do riso e seus benefícios para a saúde.

Na idade média não era bem assim, pois a igreja cristã medieval renegava o sorriso alegando que Jesus não teria rido em sua vida terrena, com o tempo eles foram notando que rir tinha tudo a ver com a saúde, uma prova disso foi Norman Cousins, professor de jornalismo, que superou várias complicações cardíacas ao assistir um programa de comédia.

Outra curiosidade sobre o riso é que ao dar risada movimentam-se aproximadamente 50 músculos, entre eles, o diafragma, a  faringe, a boca, cavidades nasais, entre outros!! Isso é uma coisa muito interessante, não é mesmo? Quem diria que rir causa todos esses benefícios para o nosso corpo.

Já para alergia, um ótimo remédio é o riso, sendo que estudos revelam que o riso reduz reações cutâneas e alérgicas diminuindo também os níveis de anticorpos e melhorando o sono, não é só isso não, as pessoas que possuem depressão, o riso também é o melhor remédio, a ioga do riso funciona tão bem quanto uma rotina de exercícios convencionais para mulheres idosas com depressão, e nesse caso não há importância se o riso é espontâneo ou forçado.

Vocês leitores que tem estresse fiquem sabendo que o riso reduz o nível de hormônios do estresse, como o cortisol, a dopamina, a adrenalina e o hormônio do crescimento, mas por outro lado, elevam o nível de hormônios que reforçam a saúde.

Para quem tem diabetes 2, o riso também pode ser um ótimo remédio, pois ele pode beneficiar os níveis de glicose no sangue, além de reduzir a quantidade de compostos inflamatórios a serem ingeridas, podendo também aumentar os níveis de “colesterol bom” para pacientes diabéticos de alto risco.

Rir também é um bom remédio para asma e bronquite, o efeito é uma terapia do tipo “Doutores da Alegria”, que reduz a hiperinflação que é o inchaço excessivo dos pulmões, em pacientes graves e muito graves de doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

Não deixem de acrescentar o riso ao seu trabalho e a sua vida, conte agora mesmo uma piada ao amigo que está do seu lado e também para seus familiares e vamos sorrir além de fazer as pessoas em volta ficarem muito mais alegres, fazemos o bem para o nosso corpo.