quarta-feira, 30 de setembro de 2009

30 DE SETEMBRO: UM PRESENTE PARA A SECRETÁRIA SORRIDENTE

Olá, Turminha do Riso, hoje é um dia especial e gostaria de compartilhar com todos vocês e em especial com as secretárias, o artigo que escrevi em homenagem à elas. E para não perder o costume, vamos começar cantando:

“Ela chega tão meiga e tão bela / Puxa as cortinas e abre as janelas,Sempre com a mesma delicadeza,E depois na sua sala ao lado atende o telefone e anota os recados,E coloca sobre minha mesa,Está sempre muito sorridente trata bem todos meus clientes,Para ela não há sacrificio,.....” (Secretária - Amado Batista)

Minhas amigas secretárias, o dia 30 de setembro é muito especial, por comemorarmos o Dia da Secretária. E descobri que a origem desta data tem duas versões:

A primeira conta que ocorreu em 1867 com a invenção da máquina de escrever por Christopher Sholes, tendo sua filha Lilian Sholes, testado este invento, tornando-se a primeira mulher a datilografar em público. Como a data de aniversário de Lilian era 30 de setembro, no centenário de seu nascimento, as fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações com concursos para escolher a melhor datilógrafa. Como os concursos se repetiam todos os anos, na mesma data e com a participação de muitas secretárias, o dia passou a ser conhecido como o 'Dia das Secretárias'.

De acordo com a segunda versão, São Jerônimo, homenageado em 30 de setembro, tornou-se o santo protetor das secretárias. Ele estudou gramática, retórica e filosofia em Roma e tornou-se secretário do papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Qual das duas versões você prefere?

Mas foi com o surgimento das associações de classe que a data tornou-se popularizada como forma de reconhecimento da profissão, tendo sido regulamentada em 1985 pela Lei 7377. Em São Paulo, o Dia da Secretária foi oficializado pela Lei 1421/77. Existe também o Dia Internacional da Secretária, que é comemorado na última quarta-feira de abril.

“Nas duas faces de Eva / a Bela e a Fera / um certo Sorriso / de quem nada quer / sexo frágil / não foge à luta ...” (Cor de rosa choque – Rita Lee).

Aproveitando esta merecida comemoração, para quem não foge à luta e que tem no sorriso sua marca registrada, gostaria de presenteá-la com curiosidades sobre a amigável relação da Mulher com o Riso:

Segundo a psicóloga Mariana Funes, a risada das mulheres têm uma freqüência mais elevada (cerca de 502 hertz) do que os homens (cerca de 276 hertz). Eu acho que é porque as mulheres são mais predispostas ao riso, pois as estatísticas mostram que:
i) 30% das mulheres riem às gargalhadas 2 ou 3 vezes ao dia, contra os homens que não chegam a 20%;
ii) 93% das mulheres respondem com um riso a outro riso, contra apenas 67% dos homens;
iii) 72% das mulheres riem instantaneamente pelo riso de outras pessoas, contra 56% dos homens; e,
iv) as mulheres riem muito mais quando estão na presença dos homens e estes dizem mais piadas na presença das mulheres.

Uma Boa Notícia. O Riso Emagrece: uma pesquisa realizada na Univ. Vanderbilt, EUA, que constatou que 10 a 15 minutos de boas risadas queimam aproximadamente 50 calorias (equivalente a uma barra média de chocolate), ou seja, 2 kg por ano.

Outra Boa Notícia. O Riso Rejuvenesce: algumas secretárias vivem dizendo que não dão muitas risadas porque senão ficam cheias de rugas. Isso já era, pois está comprovado que o movimento muscular facial e a irrigação sanguínea que o riso e o sorriso produzem é que desenrrugam.

E para estas poucas secretárias que tem dificuldades para dar umas gargalhadas, eu termino com uma Ótima Notícia: já existe no mercado dermatológico, um produto da neurocosmética, à base de extratos de plantas com ação semelhante à da endorfina (hormônio da alegria), chamado fitoendorfina, que visa melhorar o estado de ânimo da pele, ajudando a retardar o seu envelhecimento. Que beleza, heim!

É por isso que o Doutor Risadinha recomenda: SORRIA E TENHA UM BOM DIA.

Para mais informações visitem o Site: www.doutorrisadinha.com.br