sexta-feira, 1 de abril de 2011

Doutor Risadinha apresenta uma PASSEATA A FAVOR DO RISO

Olá Turminha do Riso! Vejam que matéria legal publicada em 27 de março pela Folha.com. Trata-se de um evento que ocorreu simultaneamente em Manaus (AM), Juazeiro do Norte (CE) e São Paulo (SP), com o título "Palhaços fazem passeata a favor do riso em Lavras e Itumirim"


O ato convida a população a pensar sobre "como tudo na vida é risível", explica um dos organizadores, Carlos Biaggioli. Ele defende que o humor seja "pensado sistematicamente" devido a sua importância social. "A pessoa que se leva demais a sério é propensa ao câncer, a crimes de diversos níveis, a atitudes ditatoriais e anti-humanas", provoca. "Pode parecer bobagem, mas no fundo no fundo é bobagem", brinca.

Segundo Biaggioli, a categoria hoje "habita um vão entre o teatro e o circo". Nessa relação, alguns se identificam mais com o palco, outros com o picadeiro e um terceiro grupo se descola desses outros e faz uma forma de arte voltada para as ruas.

Todos esses tipos de palhaços possuem, de acordo com Biaggioli, o mesmo objetivo: impulsionar a sociedade para refletir sobre suas falhas de maneira leve.

"O erro, o atrapalhamento, a inadequação, essa é a força que o palhaço tem. E mostra aí toda a humanidade do ser humano", conclui.
http://www.odiariodeminas.com.br/portal/index.php/categorias-lavras/item/1366-palha%C3%A7os-fazem-passeata-a-favor-do-riso-em-lavras-e-itumirim

DOUTOR RISADINHA, O CONSULTOR DO BOM HUMOR ADVERTE: PARECE MENTIRA MAS NÃO É! 1º DE ABRIL É O DIA INTERNACIONAL DA DIVERSÃO NO TRABALHO

Olá Turminha do Riso! É com grande alegre que comemoramos hoje, 1° de abril, o Dia Internacional da Diversão no Trabalho. Legal, né? Este é o 13º ano consecutivo em que se comemora em todo o mundo o “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”, com o objetivo de lembrar que o trabalho não tem que ser sofrido, mas sim descontraído. Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do “Chase’s Oficial Calendar of Events”, o calendário mais importante dos Estados Unidos.

No Brasil, diante do sucesso ocorrido no ano passado, quando comemoramos esta data pela primeira vez, voltamos neste ano para destacar uma nova profissão que está surgindo, dedicada a inserir a diversão no trabalho, na época e medida certas, qual seja, o Consultor do Bom Humor.

Os Consultores do Bom Humor, surgiram nos EUA desde que o Dr. Malcolm Kushner, no início da década de 90 largou sua atividade de advogado empresarial para se dedicar a este tipo de consultoria. E aqui no Brasil, após 28 anos atuando nas áreas de RH, Jurídica e Relações com Empregados e Sindicatos, eu venho me dedicando a divulgar esta atividade, que vem se tornando minha missão de vida.

E por falar em missão, a do Consultor do Bom Humor é inserir a diversão no ambiente corporativo, integrando-o na estratégia de RH para aproveitar todos os benefícios no ambiente empresarial, conscientizando seus líderes e colaboradores sobre os benefícios e treinando-os nas técnicas de gestão e organização das pessoas, ensinando-as a serem brincalhonas e a encontrarem diversão no trabalho que fazem – independentemente do cenário econômico pelo qual passam.

Não se trata de ensinar as pessoas a contar piadas ou se tornarem comediantes, mas apenas se tornarem mais receptivas e enviarem sinais de que não há problema se existir humor no trabalho. E também porque seriedade é uma coisa e sisudez é outra completamente diferente. Então brincar não significa falta de seriedade, ou seja, um profissional pode ser sério e ter espaço para fazer saudáveis brincadeiras. E olha que o bom humor é contagiante!

Um dos grandes desafios nesta atividade é saber ser descontraído na hora e medida certas. E por ser difícil fazer isso é que essa “competência” passou a ser valorizada e até essencial para a empregabilidade do profissional, pois se encontra aliada à flexibilidade e habilidade de trabalhar em grupo, gerando grandes vantagens competitivas também para as empresas, que buscam avalia-la já no início do processo seletivo.

Mas é preciso ter cuidado para não nos tornarmos pessoas chatas ao invés de bem humoradas. Temos que saber quando e com quem brincar, obter essa permissão e analisar se o conteúdo da brincadeira não é algo preconceituoso e pernicioso. É tudo questão de bom senso! E novamente entra aqui também o papel do Consultor do Bom Humor, alertando-nos sobre a medida e ocasião propícia que devem ser observadas. Atenção: bom humor não é sinônimo de extroversão, pois timidez não tem nada a ver com mau-humor.

O Consultor do Bom Humor tem espaço em inúmeras empresas nos mais variados ramos, em especial naqueles onde se lida com o público e com a criatividade, como por exemplo, TI, aviação, atendimento ao consumidor, turismo, hotelaria, e tantos outros. Outras empresas, no entanto, exigem mais formalidade com o público, e assim podem desenvolver o bom humor em atividades extras como festas, comemorações, confraternizações e outros eventos. O importante é que nenhuma fique de fora e possa conquistar também o status de Melhor Empresa para se Trabalhar.

Agora uma coisa é certa: as empresas não podem obrigar os seus empregados a divertirem-se. Eles precisam também comprar a idéia e aceitar os benefícios que uma gostosa risada proporciona, motivo pelo qual ela é ligada ao aumento na energia do empregado, produtividade e criatividade. Muitos empregadores contratam o Consultor do Bom Humor para espalhar mensagens de bem-estar às equipes, treiná-los na condução de reuniões e apresentações com mais descontração, participar em festas e convenções, etc.

Mas há também pessoas que são resistentes ao riso, seja por possuírem um senso crítico elevado ou um julgamento muito forte, e para estas o mundo se torna mais pesado e sem cor. E convenhamos que conviver todos os dias com colegas do tipo sempre de mal com a vida, ainda que extremamente competentes, não é nada fácil!

Por isso promover o bom humor no ambiente de trabalho pode não ser 100% positivo, mas não podemos discordar ser ele uma ótima maneira de ajudar as pessoas a lidarem com uma jornada de 8 horas diárias. As pessoas não precisam ser positivas o tempo todo, mas as empresas precisam ajudá-las a melhorar o seu humor e para isso vai mais uma dica: basta apenas dar-lhes a oportunidade para desestressar.

Alguns para aliviar a pressão e extravasar suas emoções optam por gritar, chorar, socar, xingar, etc, mas eu, o Doutor Risadinha, enquanto Consultor do Bom Humor, defende que este desabafo seja através de gostosas e saudáveis gargalhadas, até porque ele acredita que toda a energia que mandamos para o universo volta de forma mais intensa. Assim, quanto mais energia positiva distribuirmos, mais dela receberemos.

Então hoje à noite, antes de dormir, pergunte-se: “Fiz alguém SORRIR hoje?”. Se a resposta for “Não!”, certifique-se de que amanhã seja um dia positivo. Isso é atitude!

Conheça agora alguns dos benefícios do Riso e Descontração no ambiente de trabalho:

• abre uma importante linha de comunicação entre chefe e subordinado e inclusive com clientes e fornecedores

• melhora a atenção ao que esta sendo dito

• ameniza conflitos e cria empatia

• facilita o trabalho em equipe

• descontrai as reuniões tornando-as mais criativas

• estimula a autoestima e o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

• reduz o absentismo e o presenteísmo

• aumenta a produtividade e faz crescer os lucros

• melhora o clima interno da empresa.

Se você quiser se tornar um Consultor do Bom Humor, entre em contato com o Espaço do Riso, conheça nossa programação para amanhã (Sábado) e inscreva-se!

Serviço: O Espaço do Riso funciona às segundas, quartas e sextas entre às 13 e 18 horas e aos sábados, das 10 às 16 horas. O endereço é Rua Leite de Morais, 42 – sala 17, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, próximo do Metrô Santana. Contato pelo tel.: 11-2281-7605 ou através do e-mail marcelopinto@doutorrisadinha.com ou espacodoriso@gmail.com .

Eu, Marcelo Pinto, sou também gelotólogo, palestrante, fundador do Clube da Gargalhada de São Paulo, Líder da Gargalhada certificado pelo Clube da Gargalhada do Brasil, pela Escola do Riso de Portugal e pela Diverrisa da Espanha e mantenedor do seu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/doutorrisadinha  , do Blog Espaço do Riso: http://doutorrisadinha.blogspot.com/  e também do site: http://www.doutorrisadinha.com/  .