segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DOUTOR RISADINHA REPUDIA O 'HUMOR AGRESSIVO"

Pessoal, gostei de parte deste artigo escrito por Pedro Sérgio Santos, publicado em 13 de outubro sob o título: JOVENS HUMORISTAS SE DESVIARAM DO FATO PARA A PESSOA, E PASSARAM A FAZER “HUMOR AGRESSIVO”, pois também entendo que devemos focar o fato humorístico e não nos valermos das pessoas e de suas deficiências, para fazer graça com isso. Esse tipo de humor agresseivo o Doutor Risadinha não defende! Confiram.
O riso é essencial ao ser humano. O bom humor é alem de tudo um ótimo remédio para diversos males do corpo e da alma, como vem sendo demonstrado pela medicina ao longo do tempo.

Quando nossos atos e situações nos expõem ao riso de terceiros, a sensação de alívio toma conta de quem ri, ao menos momentaneamente, de modo que fazer o outro rir é também um dom valoroso. Por isso contamos piadas, por isso pessoas se dedicam, como atividade profissional, ao riso e ao bom humor.

O Brasil é rico celeiros de humorista e escritores do riso. Chico Anísio, Costinha, Jô Soares, Tom Cavalcanti, Guri de Uruguaiana, Ariano Suassuna, Geraldo Magela, Ronald Golias, Mazaropi, Nilton Pinto e Tom Carvalho, Xexéu, Falcão, Pedro Bismark e outros tantos que focam o riso no ridículo da situação e não na pessoa, que focam o riso na ingenuidade de quem vê graça no contexto. São humoristas que não transformaram seu humor em "bulling", contra qualquer pessoa.

Todavia, há uma geração de jovens humoristas que se desviaram do fato para a pessoa, e passaram a fazer um “ humor agressivo”, violento, imoral, não porque tratam inadequadamente de temas sexuais de temas sexuais,por exemplo, mas porque violam a ética e a dignidade da pessoa humana. São humoristas que revelam uma falta de bom senso e tolerância próprios de quen não aprendeu a lidar de modo pessoal com a frustração.

Formamos nos últimos quinze anos uma geração intolerante. São seres intolerantes em casa com os pais, na escola com colegas e professores, no trabalho, no trânsito. Quando não explodem num acesso de raiva com tiros ou pedradas, passam a fazer piada com o drama alheio, porque o próximo não lhe interessa, a não ser quando o próximo é o objeto de seu escárnio.

De outro lado, o direito à liberdade de expressão assegurado na Carta Constitucional vai tomando contornos cada vez mais perigoso se utilizado por esses perigosos indivíduos do “pseudo humor” quando possuem espaço na grande mídia. Eles se sentem tão poderosos que partem para um vale-tudo, muitas vezes com consequências trágicas ou envolvendo até indefesos.

O humor de baixo nível chega a estimular gente desavisada, como jovens e adolescentes, a certas práticas abomináveis. Observe-se como exemplo o caso das famosas “pegadinhas”, onde o susto é o componente principal. Assim, cinco elementos sem qualquer senso critico, fizeram uma “pegadinha” em Brasília e com dois litros de álcool atearam fogo num índio que dormia numa parada de ônibus, levando-o à morte.

O caso recente do integrante do programa CQC, veiculado pela Rede Bandeirantes, Rafinha Bastos é tão somente a ponta do Iceberg. O comportamento deste individuo em relação à frase por ele dita e que atacou uma senhora de bem e seu filho ainda no ventre, é digno de qualquer agente fascista, que faz de sua ótica a única ótica do mundo. Wanessa Camargo vive uma gravidez; seu estado e sua pessoa devem ser respeitados. (PEDRO SERGIO DOS SANTOS é Advogado criminalista, Professor da PUC/GO e UFG e membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Goiânia)

DOUTOR RISADINHA DIVULGA EM 28 DE OUTUBRO O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Olá Pessoal, tudo beleza? Depois de um longo inverno.... trabalhando para tornar o Espaço do Riso Virtual uma realidade. É o meu novo site: http://www.doutorrisadinha.com.br/ . Agora volto com força total e já divulgando uma data comemorativa muito importante para quem tem como missão divulgar os benefícios que o Riso, Alegria e Bom Humor nos proporcionam: é o DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO, que comemoraremos no próximo dia 28 de outubro. Conheçam um pouco mais sobre esta comemoração através desta matéria postada em 15 de outubro sob o título: FOZ RECEBE O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO. Participem! É de grátis!


Escolas, universidades e entidades podem participar do evento, solicitando a mostra na instituição.

No próximo dia 28 de outubro, às 19h30 horas, o riso e a diversão irão sintonizar o município de Foz do Iguaçu a centenas de cidades brasileiras e outras tantas espalhadas por 30 países, durante a realização do Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento simultâneo de cinema de animação do mundo.

Além de ajudar a difundir esta linguagem artística, a mostra, criada em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), acontece para celebrar o dia mundial da animação, que marca a realização da primeira projeção de imagens audiovisuais, ocorrida em 1892. Este episódio, quando Émile Reynaud fez as projeções de seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, ficou marcado como sendo a primeira exibição pública de imagens animadas, contribuindo para a evolução da arte audiovisual.

Neste ano, as sessões gratuitas incluirão cinco mostras de uma hora de duração cada, dirigidas a adultos e crianças. Além disso, haverá filmes voltados para acessibilidade, voltados para públicos especiais. A programação do DIA é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio dos programas de fomento do Ministério da Cultura (MinC). Em Foz do Iguaçu, a maratona e cinema de animação é promovido pelas associações culturais Casa do Teatro, Associação Guatá, Casa da América Latina e a subseção local do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor). A iniciativa conta ainda com o apoio cultural do Portal H2FOZ.

Na cidade, o ponto de referência para a exibição dos filmes será no Teatro Barracão, no dia 28 de outubro, às 19:30 horas. Entretanto, os promotores estão organizando um roteiro de exibição em escolas municipais e estaduais, universidades e entidades.

Conforme explica o coordenador local do DIA, o produtor cultural Paulo Bogler, os representantes de instituições interessados em integrar este circuito internacional de animação, basta entrar em contato com a coordenação que irá disponibilizar os vídeos gratuitamente, além de orientar e ajudar na elaboração da atividade. “O objetivo é promover o acesso aos filmes de animação por diferentes públicos, de todas as idades e necessidades. Por isso, queremos levar as mostras até as organizações sociais, escolas e universidades”, afirma Paulo Bogler.

Em todo o Brasil, serão aproximadamente 300 cidades integradas pelas exibições e outros 30 países também sediarão o evento, entre eles, Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia,Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra.

Em 2011 foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados do país. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e dos países membros da ASIFA. A Mostra Nacional 2011 contará com a exibição de curtas metragens, como os premiados em festivais nacionais e internacionais, “Menina da Chuva” de Rosária (Rio de Janeiro/RJ), “O Céu no Andar de Baixo” de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG), “Sambatown” de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP), “O Ogro” de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO), “A Fábula da orrupção” de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS), “No Baque” de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Desassossego” de Lorenzo Degli’Innocenti (Portugal/Espanha), “Danny Boy” de Marek Skrobecki (Polônia), “The Line” de Yannis Koutsouris e de Nasos Mirmiridis (Grécia), “Here Be Treasure” de Samuel Lewis (Austrália), “Magic Pot” de Andrey Bakhurin (Russo) e “Birthday Party” de JO Joo-sang (Coréia do Sul).

MOSTRA PARALELA – A programação paralela do DIA é formada pela Mostra Infantil de Animação, que reúne curtas-metragens de animação dedicados exclusivamente ao público infantil; Mostra para pessoas com deficiência visual, contando com vídeos especiais com áudio descrição para pessoas com deficiência visual, que também podem ser assistidas por portadores de Síndrome de Down e Autismo; Mostra para pessoas com deficiência auditiva, com obras que contém legenda em português para pessoas com deficiência auditiva; e, Mostra International Animation Day, reunindo curtas-metragens brasileiros com legenda em inglês para intercâmbio e exibição em outros países.

O DIA EM SUA INSTITUIÇÃO – Para realizar a exibição dos filmes de animação que integram a mostra paralela do DIA, os interessados deverão entrar em contato com a coordenação do evento em Foz do Iguaçu, através dos seguintes contatos: Casa do Teatro, (45.3572-1473); Casa da América Latina (45. 3028-5304).

Os filmes e outros produtos da programação serão oferecidos gratuitamente, de acordo com a disponibilidade de materiais e de agenda dos organizadores. Acessem o site megafone.