quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DOUTOR RISADINHA DESTACA: COMO MANTER A DIETA E O BOM HUMOR


Pessoal, olhem só que matéria super legal e gostosa! Ela foi postada no site Sua Dieta do portal UOL e da dicas de Dieta relacionado ao Bom Humor. Confiram na íntegra:

Só de pensar em fazer dieta, o tempo parece fechar. Deixar de comer tudo aquilo que mais gostamos, ter que controlar a quantidade de calorias ingeridas e, ainda, mudar certos programas que eram apenas desculpas para comer todas as guloseimas proibidas. Isso já é razão suficiente para mudar o seu humor. Mas, não deveria!

“Algumas substâncias presentes nos alimentos podem ativar nossos neurotransmissores que são capazes de mandar mensagens de alegria, bem estar e felicidade para o cérebro. São vitaminas, aminoácidos, minerais e até gorduras presente em uma dieta balanceada e saudável”, diz Lílian Assis, nutricionista responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

De acordo com ela, pessoas que abusam do açúcar, refrigerantes e frituras estimulam exatamente a depressão, já que esses alimentos possuem nutrientes que impedem o contato entre certos neurônios.

Outra dica para manter o humor lá em cima é associar a educação alimentar à prática de atividade física, já que, ao se exercitar, o corpo produz serotonina, hormônio capaz de aumentar a sensação de felicidade e bem estar.

Abuse destes nutrientes para garantir seu bom humor:

- Proteína – contém triptofano, responsável por aumentar a produção de serotonina.

- W3 – ação antiinflamatória que pode até reduzir a irritação e o estresse.

- Complexo B e Magnésio – também aumentam a quantidade de serotonina no organismo.

- Camomila e suco de maracujá – ótimos relaxantes.

Confira um cardápio que vai melhorar o seu humor e te deixar magrinha!

Café da manhã – Queijo branco, Banana com aveia (triptofano, cálcio e carboidratos)

Lanche – Castanhas do Pará e damascos (tirosina, selênio e carboidratos)

Almoço – Filé de salmão grelhado, couve refogada e arroz integral (W3, carboidratos e folato)

Lanche – Suco de maracujá + soja em grão (petisco) (cálcio, magnésio e relaxante)

Jantar – Sopa de lentilha com cenoura, brócolis e alho (vitaminas do complexo B) e Shimeji com semente de abóbora, shoyu e gergelim (Magnésio)

Ceia – chá de camomila (relaxante)