sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO RISO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Olá Turminha do Riso, tudo beleza?

Vocês conseguiram acompanhar a estréia do programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA no dia 18 de janeiro, na www.demaistv.com.br ? O que acharam? Eu curti demais, principalmente por ter sido um dos meus principais objetivos para este ano, como forma de comemorar o Dia Internacional do Riso.

Por ser um programa ao vivo, foi muito divertido e inusitado: tivemos as contagiantes Endorfinas que divertiram a platéia; o ajudante de palco muito simpático e engraçado; os diversos “foras” bem intencionados e naturais; os gentis e participativos convidados fundadores do Clube do Riso Feliz, a breve, porém, agitada sessão da gargalhada e muito mais para vocês se interarem do Riso e se divertirem.

E lembrem-se que tem mais nesta próxima 2ª feira, dia do Aniversário da Cidade de São Paulo. Não percam!!! Programem-se para às 10hs da manhã, acessarem o site http://www.demaistv.com.br/.

Estas duas últimas semanas foram muito produtivas, pois tivemos mais uma entrevista, agora em vídeo, com o site Empregos.com.br, fomos também entrevistados pela Rádio Globo de Vitória/ES, além de uma série de menções na internet e Youtube. Acompanhem a seguir isso tudo:

Na entrevista ao site empregos.com.br , nós falamos dos benefícios que o riso e o bom humor proporcionam para o ambiente de trabalho:
http://empregoscombr.wordpress.com/2010/01/16/importancia-do-riso-e-do-humor-na-carreira-profissional/
http://jornale.com.br/ruy/?p=32441

Ela também pode ser acompanhada no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=YOb6ENJFvaU - 1ª parte
http://www.youtube.com/watch?v=ph5Sff_sM18 - 2ª parte

No dia 20/janeiro gravamos uma entrevista para a repórter Camila da Rádio Globo de Vitória/ES sobre os Benefícios do Sorriso e tão logo eu tenha o áudio, procurarei disponibiliza-lo para vocês.

Houve também várias menções sobre o Doutor Risadinha, seu programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA, e também as comemorações do DIA INTERNACIONAL DO RISO, que poderão ser acompanhados no noticiário a seguir.

Agora vamos acompanhar o que rolou na internet sobre o Riso:


Postados em 20/jan


Sorria, você está sendo curado!
O médico Marcelo Pinto, conhecido por Doutor Risadinha, é autor de um livro que merecia ter se tornado mais famoso. Sorria, você está sendo curado! (Editora Gente) faz lembrar o quanto o estresse não vale a pena para uma vida saudável e feliz. Confira.

SETE BONS MOTIVOS PARA RIR
Saúde: o riso atua no hipotálamo, localizado no cérebro, ajudando na liberação de endorfinas que anestesiam o corpo e proporcionam bem-estar.

Ginástica: a movimentação do diafragma e dos músculos abdominais envolvidos em 10 minutos de gargalhadas é capaz de queimar até 50 calorias.

Amar: sorrir ajuda a melhorar o relacionamento consigo próprio e com as outras pessoas.

Ter paciência: por meio do riso, passa-se a ter mais paciência consigo mesmo e com os outros, pois ele estimula a tolerância.

Ensinar: o riso é um mecanismo importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno, sendo um forte aliado do professor, ajudando-o a reter o conhecimento do aluno com maior facilidade.

Brincar: a vida é um grande jogo e as crianças são os maiores mestres. Existe uma crença, segundo o livro, de que as crianças riem em média 400 vezes por dia, enquanto que os adultos riem apenas 15 vezes.

Unir: o riso une a todos por meio da experiência, do aprendizado e da diversão. Está comprovado que o riso é um dos melhores instrumentos de aproximação.
http://wp.clicrbs.com.br/vidasaudavel/2010/01/20/sorria-voce-esta-sendo-curado/?topo=87,1,1


Postado em 19/jan


Benefícios de um Sorriso
Todos nós sabemos que não existe coisa melhor para eliminar o stress, tristeza e até mesmo a dor do que um bom sorriso ou gargalhada. Estudos internacionais já comprovaram cientificamente o poder de uma boa gargalhada. Há quem até aposte na cura de doenças com esse método. Bom, se não cura com certeza alivia a dor. Aqui estão pelo menos sete razões para o sorriso, fazer bem para a sua saúde.
1. Previne doenças.
2. Aproxima-o dos outros.
3. Estimula o cérebro
4. Rejuvenesce
5 Liberta-o
6. Exercita o corpo
7. Combate o stress
http://standre.blogspot.com/2010/01/beneficios-de-um-sorriso.html


Postados em 18/jan


Dia do Riso
O riso manifesta-se em diferentes contextos e em diferentes locais, trata-se de situações sociais, momentos de felicidade, prazer e brincadeiras. Mas o riso não é somente uma manifestação de alegria. O riso atenua a hostilidade e a agressão, promovendo o comportamento amigável. O riso desempenha, assim, um importante papel na comunicação e nas relações humanas.

Por outro lado, o riso é inato e uma das primeiras experiências da vida humana. Ele permite-nos interagir como indivíduos com o grupo social no qual nos inserimos, assim como aliviar as tensões sociais do quotidiano, para além de constituir alívio de tensão, o riso é também a expressão de emoções positivas.

A noção de que “o riso é um bom remédio” é verdadeira. O riso diminui o stress, a ansiedade e a dor, e relaxa a tensão muscular. Há um conjunto de reações fisiológicas que são desencadeadas pelo riso: fortifica o sistema imunológico, ativa o sistema cardiovascular e promove mudanças hormonais benéficas, entre outras.

O humor beneficia o corpo e o espírito. Por isso...Ri... ri sozinho, ri acompanhado, ri na rua, ride manhã, ri à noite... (Por Create)
http://imaginaaaa.blogspot.com/2010/01/dia-do-riso.html

18 de Janeiro, dia mundial do riso!
Fui lá no Google e perguntei: Que dia é hoje?
E o Google: Amigão, hoje é dia mudial do riso!
Quem dá risadas vive melhor. O psiquiatra alemão Rolf Hisrch lembra que a risada é tão importante que existe até a terapia do riso, empregada no tratamento de doenças psicológicas.
O importante, entretanto, é rir espontaneamente, com vontade e sem timidez, assim como as crianças fazem. (Por Amigão)
http://turmadoamigao.blogspot.com/2010/01/18-de-janeiro-dia-mundial-do-riso.html


Postado em 17/jan


Sua dose diária de alegria (By Revista Andros)
Assuma um compromisso de começar o seu dia com uma piada. Pode ser lida, ouvida, ou melhor, contada, porque fazer rir também é um santo remédio contra os males da vida. Sorria. Nem que seja a "boba que ri o tempo todo”, seja feliz. E quando não tiver nada para te alegrar, lembre-se das loucuras que viveu, das vezes que pagou mico, enfim, divirta-se com o seu passado, mesmo que ele fique ali, bem escondidinho na sua mente, longe de todos. Mas não basta apenas sorrir porque o êxtase da alegria é a gargalhada.

(...) Rir é o melhor remédio que existe, por isso se você esta triste de nada adianta alimentar essa tristeza. Use o melhor antídoto, jamais aumente a dose do veneno que te faz azeda e amargurada. Aliás, aprenda a fazer graça até com as piores situações que estiver vivendo. Pode não resolver, pode não te ajudar a arrumar uma grana para pagar o aluguel atrasado, mas fará com que passe por tudo com muito mais facilidade.

(...) A alegria sempre andará junta com o otimismo - principal ingrediente para o sucesso. Até mesmo nos momentos em que nada der certo, quando bater aquela vontade de chorar, deixe que as lágrimas rolem, mas não permita que a angústia invada sua alma. Sim, lembre-se que você é uma otimista, e que boa parte desta sua crença no melhor não é porque "acha" que tudo vai se resolver. Na verdade você já começou a trabalhar, já levantou a cabeça em busca de uma saída, por isso não se trata de achar, mas de uma mera questão de tempo. (...) (Por Laura Lola )
http://lauretestar.blogspot.com/2010/01/sua-dose-diaria-de-alegriaby-revista.html

Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?
Existem coisas que você pode tentar para mudar em relação à sua abordagem no trabalho. Considere estas soluções para sobreviver e até – quem sabe? – avançar num trabalho que está abaixo das suas expectativas:
1. Encare a realidade de frente.
2. Desenvolva um plano. Considere realizar-se fora do seu trabalho. Ter um ou dois interesses externos vão lhe permitir uma válvula de escape e uma boa atividade pela qual ansiar.
3. Encontre (ou enfatize) o lado positivo. Faça uma lista dos pontos positivos do seu trabalho. Você pode estar contente pelo plano de saúde e outros benefícios que possue. Você pode gostar dos seus colegas ou do fato de não precisar de muito tempo para chegar lá. Talvez você conte com uma academia de ginástica fora-de-série no local, ou curta a oportunidade de viajar constantemente ou ainda do programa de mentoramento que alavanca sua carreira. Listar o que você gosta à respeito do seu trabalho vai ajudá-lo a alterar sua percepção e evitar que se sinta sem saída. Se você não se conscientizar, a situação vai comprometer seu desempenho, enfraquecer ainda mais sua satisfação e fazer com que o tempo lá dentro seja um sacrificio.
http://room4d.wordpress.com/2010/01/20/ambiente-infeliz-de-trabalho-como-sobreviver/

Itaboraí comemora o Dia Internacional do Riso
Na próxima segunda-feira (dia 18) é o Dia Internacional do Riso. Para comemorar a data, o Palhaço Alegria e suas palhacetes levarão um pouco de alegria ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), em Itaboraí-RJ. O grupo visitará os pacientes internados na unidade e fará muitas brincadeiras. As pessoas que estiverem na emergência do hospital também serão contagiadas pelo riso.

Segundo o Secretário de Saúde, Dr. André Alonso, a alegria trás melhorias no quadro de saúde dos pacientes: “Rir sempre é muito bom. As pessoas internadas estão tristes, às vezes sofrendo e quando se tem esse tipo de contato elas podem rir e esquecer dos seus problemas ao menos por um instante. Isso é muito importante. – afirmou”.
http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=73345


Postado em 16/jan


Oito Maneiras não convencionais de Destressar e Alibertar a Tensão
Enquanto andamos nas nossas rotinas diárias somos frequentemente confrontados com obstáculos e desafios que podem levar a algum grau de stress e ansiedade. Então, para podermos ficar mais relaxados e libertarmo-nos de tensões é importante romper com a rotina normal e encontrar formas de destressar. Este processo pode ser muito simples ou bastante profundo, mas por que não tentar algo novo e diferente? Aqui estão 8 maneiras, fora do comum, de se livrar do stress e libertar as tensões:
1. Massage as Orelhas
2. Pintar com os dedos
3. Dispa a sua sala
4. Experimente Yoga do Riso. Todos nós sabemos que o riso tem um efeito maravilhoso no nosso humor e é uma das melhores coisas que podemos fazer para nos sentirmos bem. No entanto, nem sempre temos a oportunidade de rir assim, infelizmente não acontece com freqüência. Uma oportunidade divertida e louca para rir descontroladamente pode ser encontrada numa aula, clube ou centro de yoga da sua área que tenha aulas de yoga do riso. Poderá ter que sair da sua zona de conforto, mas certamente vai ser uma surpresa maravilhosa e hilariante.
5. Adiar
6. Seja brutalmente honesto
7. Dance à chuva
8. Desfrute de umas ferias em casa
Quando começamos a ficar enrolados nas rotinas que nos ocupam demasiado tempo, por vezes, só precisamos dar um passo atrás, largar o que estamos a fazer e procurar novas paixões que dissolvam a tensão e criem experiências felizes e sem stress. (Por ASA)
http://viver-zen.blogspot.com/2010/01/8-maneiras-nao-convencionais-de-de.html


Postado em 15/jan


A eficácia do riso
Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.
Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas. A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.
Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica. Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais.
Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. (Por Patrícia Lopes - da equipe do Brasil Escola)
http://webalternativa.blogspot.com/2010/01/eficacia-do-riso.html


Postado em 14/jan


O Vilão do Riso
Ele é elegante, risonho, psicótico (muuuuuito psicótico), e nada discreto...
O Coringa é um vilão da DC Comics, arqui-inimigo de Batman. Foi criado por Bill Finger e Bob Kane a partir de uma sugestão de Jerry Robinson. Tem uma aparência similar a um palhaço (cabelos verdes, pele branca e boca vermelha sempre sorridente), que busca sempre desafiar o Homem-Morcego. Se quiser saber mais sobre a origem dele clica neste link http://pt.wikipedia.org/wiki/Coringa_%28DC_Comics%29#Hist.C3.B3ria_e_origem .
Além de ser o maior inimigo de Batman, é um dos personagens mais famosos dos quadrinhos. São raros os vilões que conseguem popularidade como ele, sendo considerado por muitos, como o mais célebre vilão das histórias em quadrinhos
O Coringa se considera um grande humorista, e usa armas inspiradas em comédia. Estas incluem uma luva com dispositivo elétrico (que dá um choque letal), tortas de cianeto e uma flor que espirra ácido. Sua marca registada é o "gás do riso", um veneno que leva a vítima a morrer de tanto rir enrijecendo seus músculos e deixando-as com um sorriso no rosto, ao qual o Coringa é imune. (Por Sara)
http://fuscadasarita.blogspot.com/2010/01/o-vilao-do-riso-d.html

Bom pessoal, então é isso aí que rolou nas últimas duas semanas. Desculpem-se por agrupá-las, mas não consegui atualizar o blog na semana passada, devido os preparativos para a estréia do programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA. Sabem como é, né! Ainda estou preparando o programa com pouca ajuda, devendo me desdobrar para levá-lo ao ar. Mas com certeza e todo o apoio de vocês na divulgação dele para suas redes de relacionamento, logo, logo, conseguirei um bom patrocínio que me ajudará muito.

Abraços à todos, um divertido Feriadão com o programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA