quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Marcelo Pinto, O Palestrante do Bom Humor celebra o Dia do Médico (18/out) com muita alegria!


É com muita alegria que comemoramos no dia 18 de outubro o Dia do Médico, não podendo deixar de mencionar a relação desta profissão com o Riso que continua sendo o melhor remédio.

Esta data é comemorada também na Argentina, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, dentre muitos outros países, tendo sido escolhida por ser o dia de Lucas, o “patrono dos médicos” que, segundo o apóstolo Paulo, teria estudado Medicina em Antioquia, sendo um dos mais intelectuais discípulos de Cristo.

Mas a relação da medicina com o riso vem de muito antes, quando Hipócrates, o Pai da Medicina, já no século IV a.C. utilizava animações e brincadeiras na recuperação dos pacientes, como nos informa o também médico Dr. Eduardo Lambert, autor do livro A Terapia do Riso, que serviu de inspiração para Marcelo Pinto, o Palestrante do Bom Humor, escrever o livro Sorria, Você está sendo Curado, com base na sua experiência como Doutor Risadinha, nome que carinhosamente recebeu das crianças, quando realizava seu trabalho voluntário em hospitais.

Marcelo Pinto, também se inspirou nos médicos Patch Adams, precursor do movimento de Humanização do Ambiente Hospitalar, que iniciou na década de 60 e teve grande impulso com o lançamento do seu filme O Amor é Contagioso. Outro médico que serviu de inspiração para Marcelo Pinto, na sua missão de divulgar os benefícios do Riso, foi o Dr. Madan Kataria, fundador do Clube do Riso em 1995 na Índia e que hoje está presente em mais de 60 países, incluindo o Brasil.

E noticiamos com muita alegria que Marcelo Pinto, estará compartilhando no mesmo painel com Dr. Patch Adams e Dr. Madan Kataria, sua participação no 1º Congresso Europeu das Ciências e Práticas do Riso que será realizado em Lisboa/Portugal nos dias 19 e 20 de outubro, quando tratará da “Relação do Riso com a Mulher”, ocasião em que esclarecerá “Quem ri mais: o homem ou a mulher?”. Maiores informações poderão ser obtidas através dos links http://www.congressodoriso.com/pt/conteudo/programa/oradores-confirmados/marcelo-pinto.html e http://doutorrisadinha.blogspot.com.br/2012/09/yuuupiii-estou-no-1-congresso-europeu.html .

E para finalizar não poderíamos deixar de mencionar nesta data, a importância do grupo Doutores da Alegria, referência brasileira para centenas de iniciativas voluntárias que buscam a humanização hospitalar, que sem o apoio dos verdadeiros homenageados deste dia, não teríamos o sucesso e solidez que este movimento vem alcançando.