quarta-feira, 16 de maio de 2018

DOUTOR RISADINHA DEFENDE: RIR AINDA É O MELHOR NEGÓCIO!

Bom dia Pessoas Risonhas, tudo bem? Estou muito contente por ter recebido o artigo abaixo, que confirma mais uma vez, tudo aquilo que defendo em minhas palestras sobre a Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho.

Conforme artigo publicado por Jessica Stillman em 15 de maio de 2018 no site Inc.com sob o título: “Ciência - uma equipe que ri e inova juntos”, inúmeras pesquisas científicas mostram que as equipes que riem juntas, tem um desempenho melhor.

Digamos que você esteja andando pelo escritório e encontra um grupo de funcionários rindo ruidosamente juntos. Você dá uma olhada na tela do computador deles para ver se estão relaxando com vídeos engraçados de gatos, ou talvez dá aquela olhada severa querendo dizer: "voltem ao trabalho"? Ou você faz que não viu e saiu ou ainda decide participar da diversão?

Para muitos chefes que buscam a produtividade, a resposta é provavelmente mais próxima da primeira do que da segunda, afinal você paga às pessoas para fazer as coisas e não para brincar. Mas se você é um líder que mata o riso, um fascinante mergulho na ciência da Risoterapia, que o jornalista da BBC Bruce Daisley nos traz, receberá uma importante lição. Sua seriedade austera está, na verdade, tornando seus funcionários menos eficazes e menos criativos.

A ciência do Riso
O artigo traz diversos resultados de pesquisas sobre por que as pessoas riem e como o riso afeta nossos cérebros. A mensagem básica é cristalina: as pessoas que riem juntas sentem-se à vontade juntas, e esse estado relaxado é o ambiente perfeito para a criatividade prosperar.

"O riso é um sinal subconsciente de que estamos em estado de relaxamento e segurança", de acordo com a professora da University College London, Sophie Scott, o que significa que "se um grupo está rindo juntos, isso sugere que nossa guarda está inoperante", sugerindo que, quando nossos cérebros estão relaxados, é mais fácil obter a livre associação de ideias, o que pode levar à criatividade", explica Daisley.

Outros estudos demostram que apresentar uma breve sessão de risoterapia aos funcionários antes de pedir-lhes para fazer quebra-cabeças complicados os ajuda a experimentar mais flashes de inspiração, o que lhes permite resolver corretamente até 20% mais problemas. Outras pesquisas confirmam ainda o que você provavelmente já observou na vida real - o riso alivia o estresse e une as pessoas.

Enfim, a mensagem para os chefes é clara: o riso não apenas tornará seu dia de trabalho mais agradável, como também o tornará mais produtivo e criativo. Então, ao invés de dar a seus funcionários o olhar eletrizante quando você os pega gargalhando por algo divertido, você provavelmente deveria sorrir junto.

Como administrar um escritório favorável ao riso
Mas os chefes não devem apenas não desencorajar a diversão entre seus funcionários. Eles também devem promover ativamente um ambiente amigável ao riso. "Você pode voluntariamente escolher rir mais abaixando seu limite de diversão. Apenas esteja aberto e disposto a rir", disse Daisley citando Robert Provine, um dos principais pesquisadores da área e autor de Laughter: A Scientific Investigation.

Provine também sugere dedicar mais tempo para a socialização, como almoços de equipe e happy hours, em seu dia de trabalho. E outros cientistas recomendam certificar-se de que sua equipe realmente se divirta cara a cara, pois um smiley emoji não tem os mesmos efeitos positivos que uma boa gargalhada pessoal.

Finalmente, deve-se notar que, se você conhece e confia em seus colegas de trabalho, não precisa evitar as risadas. Pesquisas mostram ainda que formular e decodificar comentários sarcásticos é um ótimo exercício mental que realmente promove a criatividade. Enquanto sua equipe estiver rindo, o resultado provavelmente será mais boas idéias.

Solicito à todos vocês que me ajudem na divulgação desta matéria e a tornarem-se SEGUIDORES do blog Espaço do Riso, para acompanhar tudo o que rola sobre os benefícios que o Riso e Bom Humor proporcionam à nossa saúde e relacionamentos pessoais e profissionais.

Sempre que precisar realizar eventos motivacionais, lembre-se de Marcelo Pinto – www.palestrantedobomhumor.com.br ! Desenvolvemos palestras e treinamentos criativos e com uma das melhores relações investimento x benefício existentes no mercado.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®

ATENÇÃO! O Espaço do Riso não têm como objetivo diagnosticar ou tratar qualquer tipo de doença ou problemas físicos. Os artigos do blog são extraídos da própria internet, jornais e revistas. "Eles não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas".