terça-feira, 22 de junho de 2010

Doutor Risadinha na Record!!! A Palestra grátis da Risoterapia!!! Reprise do Carnaval, a Festa do Riso!!! Divertam-se...


Olá pessoal, tudo bem? O site Espaço do Riso está bombando no Top Blog 2010! Mas os concorrentes também estão...rs rs rs. Então conto com vocês para abrirmos uma confortável vantagem. Votem e indiquem para todas suas comunidades, pois só assim conseguiremos nosso objetivo de transmitir esta boa e positiva iniciativa para o maior número possível de pessoas. Legal! Não deixem de votar: é muito fácil e rápido. Beleza!

E para fechar a Trilogia televisiva (Globo, SBT e Record) vocês podem acompanhar no Youtube o programa do Fala Brasil Especial que participei na Record com a simpática repórter e apresentadora Camila Busnello, em comemoração ao Dia Internacional do Riso. Se você quiser assistir novamente é só clicar no link a seguir:

Comemoração do Dia Internacional do Riso no Fala Brasil Especial

E você que não conseguiu assistir ao programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA, da última 2ª feira, 21 de junho, no qual apresentei a Palestra da Risoterapia, e mais três novas técnicas do Riso Involuntário do Clube da Gargalhada de São Paulo não percam a reprise nesta 6ª feira (25/junho) às 12hs, no site www.demaistv.com.br. Em breve este programa estará também disponível no Youtube para que vocês possam divulgá-lo e até mesmo reapresentar a Palestra às suas comunidades para assim conseguirmos abranger um número cada vez maior de simpatizantes pela nossa causa em manter o Riso vivo em nossa vida. Legal!

Para o programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA, da próxima 2ª feira, 28/junho a partir das 10hs, o Doutor Risadinha está preparando mais uma gostosa surpresa. Não percam e ajudem-me a divulgar acessando o site: www.demaistv.com.br .

E por fim, convido à todos para acompanharem nos links do Youtube abaixo listados, a divertida comemoração do “Carnaval a Festa do Riso” apresentada pelo Doutor Risadinha no programa Sorria e Tenha um Bom Dia de 15/fev/2010, com as Endorfinas direto da Avenida:

Doutor Risadinha fala sobre "Carnaval, a Festa do Riso"

Beleza!!! Então agora vamos acompanhar o que saiu na internet sobre o Riso nestes últimos dias:


Postado em 18/junho

O Poder do Riso
Quando soltamos uma boa gargalhada, nem imaginamos de que forma estamos a ajudar o nosso organismo. Conheça o impacto que o riso têm no corpo humano:
Coração - O ritmo cardíaco acelera. Em alguns casos, os batimentos podem atingir 120 pulsações por minuto — em repouso, o coração tende a bater, em média, 70 vezes por minuto. Quando a pulsação aumenta, existe mais sangue a circular pelo organismo, o que provoca uma maior oxigenação dos tecidos.
Pulmões - Durante uma gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. A inalação de ar é mais profunda e a expiração mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma «limpeza».
Músculos Abdominais - Os músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão.
Vasos Sanguíneos - Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos dilatam-se, originando uma redução da pressão arterial.
Sistema Imunológico - Durante a gargalhada, os níveis de hormônios do stress baixam. Com menos cortisol e adrenalina a circularem no organismo, o sistema imunológico fortalecem-se. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células de defesa do organismo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais ativas. De destacar os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos, e os linfócitos T, que detectam vírus ou bactérias. Além destes, são também importantes a imunoglobina A, um anticorpo essencial no combate às infecções do foro respiratório, e as células NK (natural killers), que permitem destruir as células cancerígenas. (Postado por Girassol da Alegria - Fonte: http://www.terapeutasdoriso.com.br/2005/index.php )


Postado em 17/junho

Terapia do Riso - 'Doutores' levam a alegria aos hospitais da cidade
Os doutores são Abralhaço, Graveto, Jacks, Minhoca, Miojo e Paçoca. Os atendimentos também são feitos pelos doutores Pink Pluf e Violinha. Na consulta tem mágica, brincadeira, música e palhaçada. O objetivo, claro, é garantir risadas, distração e melhora dos pacientes internados em hospitais da cidade.

O grupo de ‘médicos’ forma o Terapia do Riso que nasceu em Sorocaba no ano de 2007. (...) O grupo nasceu com a união de amigos de velha data e cresceu. A primeira ação foi a distribuição de cestas e brinquedos em bairros carentes de Sorocaba durante o Natal. Era o Natal Solidário. Destas ações esporádicas nasceu o grupo Terapia do Riso (...) e a inspiração para as visitas com os voluntários vestidos de palhaço veio do filme ‘Patch Adams - O amor é contagioso’, onde um médico residente vivido por Robin Williams usa métodos lúdicos para cuidar de seus pacientes. (...) Além dos hospitais o grupo de amigos visita também outras entidades como os asilos, creches e orfanatos.

(...) No site de apresentação da entidade o riso é apresentado como terapia. “Para nós, o riso é mais que um excelente remédio; é algo mágico, desarma as pessoas, facilita o comportamento amigável e, além de tudo, cria um laço harmonioso entre elas”, diz parte do texto de apresentação. (...)  Além do site os interessados em ajudar ou conhecer um pouco mais da entidade podem ligar no 8804-3833 ou mandar e-mail para contato@grupoterapiadoriso.com.br . (Por Carolina Santana - notícia publicada no Jornal Cruzeiro do Sul)


Postado em 16/junho

O valor de um abraço
(...) Diversas pesquisas revelam que o contato físico, o toque, o olhar e a proteção, transmitidos por gestos concretos, favorecem o desenvolvimento físico, psíquico e espiritual do ser humano. Spitz, em suas pesquisas com bebês institucionalizados, com ou sem a presença de suas mães, chega à conclusão de que aqueles que não são trazidos ao colo para ser amamentados e que são deixados por longo período sozinhos em seus berços desenvolvem o que ele chama de “marasmo”, um estado de letargia, de não expressão e podem até chegar a óbito precoce, sem causa específica.
Winnicott, ao estudar crianças abandonadas, órfãs da Segunda Guerra Mundial, observa que o nível de delinquência e agressividade é altíssimo entre elas. Entretanto, pesquisas atuais revelam que crianças em condições semelhantes às estudadas pelo psicanalista [Winnicott], mas que receberam auxílio por intermédio de pessoas que as acolheram, dispensando-lhes cuidados físicos e emocionais, desenvolveram habilidades sociais, perspectivas de um futuro construtivo e força para enfrentar as adversidades oferecidas pela vida, de forma a se tornarem pessoas mais humanas e altruístas.
A pesquisadora americana Tiffany Field demonstra, a partir de suas pesquisas, que o toque, o contato físico, além de aliviar o estresse e a ansiedade, também diminui a criminalidade. A privação do contato físico causa diversos distúrbios emocionais e de sono, abuso de álcool e drogas. A falta de sono leva à irritabilidade, a qual afeta o sistema imunológico e favorece o aparecimento de diversas doenças, entre elas: diarréias, prisão de ventre e infecções respiratórias.
A partir desses fatos basta nos perguntarmos: como estou me relacionando com as pessoas, principalmente com as mais próximas? Eu já abracei alguém hoje? Liguei para alguém a fim de saber como ele está? Se não, não perca tempo, abrace, beije, brinque, acaricie, sorria … Você não se arrependerá e viverá mais, feliz e saudável. (Por Mara S. Martins Lourenço, psicóloga e membro da comunidade de Aliança Canção Nova)


Postado em 15/junho

Sorria: felicidade pode ser a fonte da juventude.
Um bom senso de humor pode manter as pessoas saudáveis e aumenta as chances de ter uma velhice mais feliz.
É o que diz um estudo, feito pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e publicado no periódico International Journal of Psychiatry in Medicine. A pesquisa usou dados de mais de 53 mil indivíduos, acompanhados durante sete anos por um estudo longitudinal – de ampla duração, revisitando os entrevistados várias vezes no período de acompanhamento. Outro estudo, feito na década de 90, já havia chegado a conclusões similares.

“Há razões para acreditar que o senso de humor tenha efeito positivo na saúde mental e na vida social desses indivíduos, mesmo após a aposentadoria. Entretanto, esses efeitos protetivos parecem cessar por volta dos 75 anos. Nesse ponto, o envelhecimento biológico suplanta os benefícios do bom humor”, diz Sven Svebak, principal autor do estudo. A equipe de Svebak analisou os participantes da pesquisa por um questionário específico que indica o quanto o humor da pessoa pode criar conflitos ou insultar as pessoas, mostrando se a pessoa é vista como “amigável”. (...)

Saúde e humor
Um ponto discutido no estudo foi se pessoas de bom humor seriam saudáveis porque teriam, subjetivamente, essa sensação. Mas a observação de dois grupos – um que dizia se sentir saudável e outro que achava que não estava bem – mostrou que os efeitos do bom humor se mantiveram constantes em ambos os grupos. Mesmo remanejando os indivíduos classificados com mais bom humor para outros grupos, tentando medir algum desvio nas respostas, os resultados positivos se mantiveram constantes.

Um estudo americano iniciado na década de 20 também observou que crianças indicadas como bem-humoradas pelos pais e colegas, chegaram aos 80 anos com certa facilidade e mantinham boa saúde nessa época.
“Nesse caso, as crianças haviam sido indicadas como bem-humoradas, ou seja, partia da imagem social do senso de humor. No nosso estudo partiu da autoimagem, sendo que as pessoas avaliavam o próprio humor”, explica Svebak.

Por isso, indica a pesquisa, se você é sério, mas não leva a vida assim tão a ferro e fogo, pode se preparar para se divertir com as pequenas coisas por vários anos. Ri melhor quem ri por último, já diz o ditado. (com informações da The Norwegian University of Science and Technology - NTNU)


Vocês estão notando como o Riso, a Alegria e o Bom Humor têm estado presente na pauta de quase todos os dias desde que começamos com o Blog ESPAÇO DO RISO? Isso me deixa muito feliz e dá coragem para continuar insistindo na ajuda de vocês para divulgarmos estas notícias cada vez mais para um número maior de pessoas. Conto com vocês!!!

Um Forte Abraço com Coçadinhas do Doutor Risadinha