terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Doutor Risadinha Homenageia ARRELIA o maior de todos os Palhaços

Esta outra matéria também publicada no domingo (19/dezembro/10) nos traz à lembrança o maior de todos os Palhaços: ARRELIA. Relembrem comigo “Uma vida dedicada ao Riso”


Waldemar Seyssel, o Arrelia, entrou pela primeira vez em uma arena de circo com apenas 6 meses de idade, para participar de um quadro que precisava de um bebê chorão. Paranaense, era formado em Direito. Virou palhaço a contragosto. Os irmãos e o pai o maquiaram e colocaram na arena à força, e ele, com raiva, chutou a primeira pessoa que estava na arena. O homem partiu atrás do palhaço e o público caiu na gargalhada. Arrelia morreu no dia 23 de maio de 2005, aos 99 anos, vítima de uma pneumonia. Ele deixou como marca registrada nessa cidade o popular refrão "COMO VAI, COMO VAI, COMO VAI? EU VOU BEM, MUITO BEM... BEM... BEM!".



Doutor Risadinha fala sobre o Voluntariado do Riso - Parte 1

Doutor Risadinha fala sobre o Voluntariado do Riso - Parte 2

Doutor Risadinha apresenta mais um Voluntário do Riso: OS REMÉDICOS DO RISO

Olá Turminha, tudo beleza? Hoje encontrei mais um grupo de Voluntários do Riso, conhecidos como “Remédicos do Riso”. Além do nome ser sensacional, mais ainda é o trabalho deles. Confiram esta beleza de matéria postada em 19/dezembro/10 e preparada pela Bruna Oliveira para o http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26900:um-remedio-contra-o-baixo-astral-&catid=47:cat-saude&Itemid=328  sob o título “Um remédio contra o baixo astral”.


Remédicos do Riso formam grupo de voluntários engajados em causas sociais e auxílio a pacientes carentes com câncer. Rostos pintados, um figurino que está longe de ser discreto ou modesto. Eles não deixam apenas suas profissões em prol do próximo. Abandonam também suas tristezas e inseguranças ao assumir o nariz vermelho. É como se a máscara branca, sozinha, assumisse a forma de um sorriso e transformasse tudo e todos ao redor. Eles não são comediantes, não são médicos, mas acreditam que qualquer doença pode melhorar com um único e poderoso remédio: a alegria.

O Remédicos do Riso é um grupo que atua há 10 anos no Hospital Amaral Carvalho, formado por pessoas que dedicam-se de forma voluntária à instituição, referência no tratamento e combate ao câncer.

Atualmente coordenado por Emerson Henrique Dátilo e Rogério Fabre, o grupo destina-se ao entretenimento de pacientes e acompanhantes do HAC. Formado principalmente por empresários, advogados e donas-de-casa, os 37 integrantes tem como principal objetivo animar os pacientes das alas pediátricas e de transplante de medula óssea, mas levam à brincadeira muito a sério.

Exemplo disso é que para se tornar apto a praticar o voluntariado levando no peito o nome "Remédico do Riso", o interessado deve passar por um ano de treinamento e estudo. "Durante os 12 meses são realizadas oficinas quinzenais, com profissionais de várias áreas como artes cênicas, terapia corporal, terapia musical, psicologia, mágica, dentre outros", explica o empresário Emerson Dátilo, que quando entra no HAC passa a ser chamado de "Dr. Katreco".

Doutor Risadinha mostra uma outra forma de ver o Poder da Alegria

Turminha, olha que legal que eu achei no mesmo blog http://poesiasbh.blogspot.com/2010/10/o-poder-da-alegria.html : uma matéria sobre o Poder da Alegria, também voltada para a meditação. Ela foi postada por Solange Gardesanni Luz em 12/out/10. É muito legal. Confiram e me digam!


O Poder da Alegria

Responda: Quem você prefere ao seu lado: uma pessoa que só reclama, sisuda, rabugenta ou alguém que tenha sempre um sorriso estampado em seu rosto, com um ar mais leve?

Então, agora se levante e vá até o espelho e veja em qual dos dois tipos você se encaixa. Veja se você é uma pessoa que desperta nos outros a alegria ou não, se você é uma boa companhia ou não. Isso mostra o que você deve estar atraindo para sua vida. Reflita e veja como andam os seus sorrisos e sua alegria.

Até profissionais da área de estética facial comentam há muito tempo sobre a movimentação dos músculos da face: é muito maior e melhor quando há um sorriso. Ser sério demais traz rugas na face e também na alma.

Aproveitando este tema tão fascinante seguem algumas citações dentre tantas linhas, mas todas convergem para O PODER DA ALEGRIA.

Vou começar citando Yogananda. Ele incita a sorrir sempre, assim você fica mais saudável e sua conexão com Deus fica mais fácil. Há também um ditado popular que diz que "rir é a melhor solução". Jamie Sams cita em um de seus livros que o humor cura muitas feridas. No livro e no filme O Segredo há um depoimento de Cathy Goodman sobre como conseguiu se curar de um câncer de mama; uma das coisas que ela usava em seu tratamento de cura era ver muitas comédias e rir muito.

Somos energia e nosso corpo está repleto de corrente elétrica; quando sorrimos repercutimos essa energia para todo o corpo, aumentando a imunidade, ampliando a saúde e o bem estar. O sorriso nos permite entrar em contato com Deus, sentir seu socorro e suas bênçãos de maneira muito mais rápida; afinal, você estará mais receptivo e seus canais intuitivos funcionando melhor. Sorrir mais permite que nossa criança interior manifeste a fé em nós mesmos e na vida.

Então, vamos praticar o sorriso:

. Sorria de você mesmo, de algo que fez e que, no primeiro momento, houve uma sensação de autocrítica muito forte.

. Vá para a frente do espelho e comece a rir. Isso mesmo! Olhe para você e ria! Pode ser que num primeiro momento se sinta meio idiota fazendo isso, mas logo estará rindo e você sentirá uma maior leveza e disposição.

. Há um belo exercício chinês chamado "Sorriso Interior" (Mantak Chia); ele sugere você visualizar um sorriso sobre algum órgão em desequilíbrio ou enfermo. Experimente e você terá resultados surpreendentes.

Inspirada, enquanto fazia um trabalho de energia, recriei o exercício do sorriso para pessoas, ambientes e planeta. Veja como é simples.

Inicie visualizando um belo e grande sorriso sobre sua cabeça e ele emanando diversos sorrisos que, entrando em sua cabeça, se espalham por todo seu corpo, órgãos e células.

Em seguida visualize esse sorriso sobre sua casa e ele emanando diversos sorrisos que entram sobre o telhado e se espalham por toda casa, em todos os ambientes, envolvendo os moradores, animais, plantas e a própria casa.

Depois, visualize o sorriso sobre o planeta emanando sorrisos por todo o planeta, países e seres.

Viu? É simples, não custa nada e ainda trará um rejuvenescimento de corpo, mente e espírito, além de favorecer sua percepção e atrair inspirações divinas para sua vida.

Que o poder da alegria esteja presente em você, sempre!

Doutor Risadinha apresenta A Meditação do Sorriso Interno

Pessoal, tudo beleza? Vem que pérola encontrei na internet: A Meditação do Sorriso Interno. Achei muito legal e pela primeira vez que ouço algo à respeito. Por isso, não poderia deixar de compartilhar com todos vocês. Ela foi postada no sábado (18/12/10), por Ely Britto no blog http://poesiasbh.blogspot.com/2010/12/meditacao-do-sorriso-interno.html . Confiram que interessante e experimentem. Depois me digam o que acharam, valeu?


Meditação do Sorriso Interno

Um poderoso instrumento para se atingir um profundo relaxamento.

Há milhares de anos atrás, velhos sábios na antiga China, sentaram-se em silêncio para observar a natureza e o corpo humano e desvendar os seus mistérios. Suas descobertas formaram uma cultura e ciência únicas no mundo. Fazem somente 70 anos que os ocidentais perceberam quanto temos que aprender com esta sabedoria milenar transmitida pelos livros clássicos chineses. A Medicina Chinesa, a acupuntura e as práticas de prevenção de doenças através de exercícios simples, surgem milhões de adeptos em todo o mundo ocidental.

A Alquimia Interna Chinesa é uma das menos conhecidas, e uma das mais eficientes, por ser a origem, junto com os conhecimentos do I Ching. Isto se deve ao caráter hermético destas técnicas e a ordem tácita de mantê-las em segredo que perdurou por muitos mil anos.

A Meditação do Sorriso Interno é uma das primeiras práticas reveladas por Mantak Chia. Estudei com ele na Tailândia durante 6 meses, após ter praticado seu sistema durante três anos.

Os hospitais dos países mais avançados já estão utilizando a força do riso, para ajudar no restabelecimento de seus pacientes, mesmo sem conhecer a Alquimia Interna Chinesa. Grandes pesquisadores em todo mundo se debruçam sobre o poder das emoções positivas na conservação da saúde e da longevidade. Sabe-se que o simples ato de abrirmos os lábios em um sorriso movimenta 73 músculos da face e envia ao cérebro um comando de bem estar e segurança.

Todos conhecemos o poder e a força de um sorriso genuíno, e as respostas positivas daqueles a quem o dirigimos. O que nos falta aprender é como construir um sorriso interno que leve aos órgãos vitais do corpo, esta mesma sensação de bem estar, relaxamento e confiança, tão necessários à saúde do corpo e do espírito.

A Meditação do Sorriso Interno deve ser praticada todos os dias ao acordar, para receber seus inúmeros benefícios: aprender a amar a si mesmo e aos outros, transformar emoções negativas, aumentar a vitalidade e relaxar profundamente. Esta prática diária ativa o sistema imunológico e alivia o estresse tão comum nos dias de hoje.

Procure praticar esta meditação bem cedo pela manhã sentado para o Leste, onde o sol nasce.

A prática da Meditação do Sorriso Interno


Importante: sente-se na ponta do assento da cadeira, bem ereto, com a coluna alongada. Os pés devem estar bem apoiados no chão. Coloque parte do peso do corpo nos pés. O queixo deve estar apontado para o chão, o pescoço bem reto. Coloque a palma da mão direita sobre a palma da mão esquerda, e descanse as mãos no colo. Vire os olhos e os ouvidos para dentro. Sente-se bem calmo.

Mantenha grande parte de sua atenção nos pés enquanto faz esta meditação, para evitar náuseas ou desatenção.

Enquanto passeia sua atenção pelos órgãos gire seus olhos em espiral em volta do órgão como se acariciasse cada um deles.

Homens: Gire os olhos no sentido horário.

Mulheres: Gire os olhos no sentido anti-horário.

Comece sempre a Meditação do Sorriso Interno com o movimento de cavalgar: balance sua coluna para os lados a partir do osso do assento e do sacro. Sorria internamente e balance cada vértebra desde a base até o crânio. Sinta sua coluna relaxada e morna, absorvendo uma luz dourada. Balance a coluna para frente e para trás inclinando levemente a cabeça. Sinta-se como um bambu oco. Quando você inclina a cabeça empurrando o queixo contra o pescoço, você sente a cabeça conectada à vértebra lombar.

Antes de terminar o movimento de cavalgar, sorria do topo da cabeça até o início da coluna e dali de volta até a parte de cima da coluna.

O movimento de cavalgar e sorrir para a coluna é um exercício muito importante para relaxar a coluna e o sistema nervoso. Para relaxar é fundamental começar pelo relaxamento da coluna. Enquanto a coluna estiver rígida e tensa o relaxamento não acontece.

A primeira forma da Meditação do Sorriso Interno tem por objetivo energizar a coluna e o cérebro. Iniciamos sorrindo para a bexiga, o útero, os ovários, os testículos e a próstata, gerando com isto muita energia.

Cavalgue levemente sorrindo para a bexiga, útero, ovários, próstata e testículos. Imagine estes órgãos, sinta-os e se conecte com eles. Sinta a conexão destes órgãos com o cérebro. Sinta que eles estão ligados ao cérebro e que dali sobe uma energia pela coluna alimentando seu cérebro. Entre em contato com cada órgão do corpo sentindo verdadeiramente sua presença dentro do seu corpo.

Rins - Imagine o imenso oceano azul e um fogo se acendendo embaixo deste oceano. Visualize uma bonita luz azul evaporando do oceano. Sorria esta luz azul para dentro da bexiga, útero, ovários, próstata, testículos e rins. Sinta estes órgãos se expandirem com esta luz azul. Permita que uma sensação de delicadeza e serenidade se estenda pelo seu corpo inteiro, especialmente no fígado.

Fígado - Sorria para o seu fígado. Imagine seu fígado e estabeleça uma comunicação com ele. Veja o sol iluminando uma floresta. Imagine uma luz verde. Sorria esta luz verde de cura e a qualidade da bondade para dentro do seu fígado. Sinta o fígado se expandir com esta luz verde. Deixe-a irradiar-se para todos os outros órgãos, especialmente para o coração. Sinta que esta luz verde está energizando seu coração.

Coração - Sorria para o coração. Imagine o coração e se comunique com ele. Tome consciência da luz vermelha, um pôr de sol sobre o oceano irradiando uma luz vermelha. Sorria esta luz vermelha com o amor, a paciência e a alegria interna para o coração. Sinta o coração se expandir cheio de luz vermelha e amor. Deixe ela se irradiar do coração para dentro de todo o corpo, especialmente para o estômago, baço e pâncreas. Sinta que a luz vermelha está energizando todos estes órgãos.

Baço e Pâncreas - Sorria para o estômago, o baço e o pâncreas. Imagine-os e se comunique com eles. Imagine os raios maravilhosos do sol do alto verão (sem calor) enchendo estes órgãos com uma luz dourada. Sorria esta luz dourada para dentro do estômago, baço e pâncreas. Sinta uma sensação de calma serenidade e equilíbrio. Permita que esta luz harmoniosa se irradie pelo seu corpo inteiro, especialmente pelos pulmões. Sinta que a luz dourada está energizando o seu pulmão.

Pulmões - Sorria para os pulmões. Imagine-os e se comunique com eles. Sinta e inale a pura luz branca e fresca das altas montanhas. Sorria esta luz dentro dos pulmões, nariz, intestino grosso e na pele. Permita que ela se irradie por todo o corpo, especialmente pelos rins.

Repita duas vezes este ciclo da Meditação do Sorriso Interno. Depois armazene esta energia do sorriso dentro da bexiga, útero e próstata, e permita que esta energia suba pela coluna até o cérebro. Segure esta energia aí, girando os olhos internos em espiral para um lado e depois para o outro. Sinta como a energia do sorriso esta energizando seu cérebro, coluna, nervos, todos os órgãos e glândulas. Sinta os músculos de seu corpo ligados ao sistema nervoso. Descanse. Concentre-se na energia dentro do cérebro e na coluna. Sinta a consciência e a energia se expandindo.

Ao terminar a meditação, faça círculos na altura do umbigo girando as duas mãos (uma sobre a outra) para recolher a energia gerada e armazená-la na cavidade (tan tien) inferior.

Homens: Gire as mãos no sentido horário 36 vezes e anti-horário 24 vezes.

Mulheres: Gire as mãos no sentido anti-horário 36 vezes e horário 24 vezes.

Descanse por uns segundos, relaxando os olhos fechados, atento às transformações internas causadas pela Meditação do Sorriso Interno. Sinta todas as células do seu corpo sorrindo.

Lembre-se: é muito importante sorrir com os lábios durante a prática. No início poderá sentir que é um sorriso falso, mas não deixe que esta impressão interrompa sua prática. Logo irá perceber que tudo começa a ser verdadeiro e que um sorriso interno constante começa a ficar presente em seu corpo, criando ondas de bem estar durante todo o seu dia.

Recebam este artigo como um presente vindo lá da antiga China, para lhe ajudar a construir uma vida melhor para você e para todas as pessoas com quem se relaciona.