segunda-feira, 24 de junho de 2019

Doutor Risadinha recomenda: Para mudar a forma como você se sente, SORRIA!



Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje compartilho um artigo publicado em 23/06/19 no site “m.epochtimes” com o título “Para alterar como você se sente, SORRIA”, apresentando novas pesquisas que confirmam uma antiga crença de que você pode afetar como você se sente pela maneira como você se expressa. Este artigo foi divulgado no Psychological Bulletin, e originalmente publicado pela Texas A & M University e republicado via Futurity.org sob a licença Creative Commons 4.0.  Feitas as devidas referência, vamos ao seu conteúdo:


Sorrir realmente pode fazer você se sentir mais feliz, relatam os pesquisadores. O artigo analisou quase 50 anos de dados testando se as expressões faciais podem levar as pessoas a sentir as emoções relacionadas a essas expressões.

Essas descobertas abordam uma questão crítica sobre as ligações entre nossa experiência interna e nossos corpos – se mudar nossa expressão facial pode alterar as emoções que sentimos e nossa resposta emocional ao mundo”, diz a coautora Heather Lench, professora associada e chefe do departamento de psicologia e ciências cerebrais da Texas A & M University.

A sabedoria convencional nos diz que podemos nos sentir um pouco mais felizes se simplesmente sorrirmos. Ou que podemos nos deixar com um humor mais sério se fizermos cara feia. Mas os psicólogos discordam dessa ideia há mais de 100 anos”, afirma o principal autor do estudo, Nicholas Coles, pesquisador da Universidade do Tennessee.

Essas divergências se tornaram mais pronunciadas em 2016, quando 17 equipes de pesquisadores não conseguiram reproduzir um experimento bem conhecido, demonstrando que o ato físico de sorrir pode fazer as pessoas se sentirem mais felizes.

Agora, no entanto, usando uma técnica estatística chamada meta-análise, a equipe combinou dados de 138 estudos que testaram mais de 11.000 participantes de todo o mundo. De acordo com a meta-análise, o posicionamento de expressões faciais tem um pequeno impacto em nossos sentimentos. Por exemplo, sorrir faz as pessoas se sentirem mais felizes, fazer caretas faz com que elas se sintam mais raivosas, e franzir a testa faz com que elas se sintam mais tristes.

Não achamos que as pessoas possam sorrir para a felicidade. Mas essas descobertas são empolgantes porque fornecem uma pista sobre como a mente e o corpo interagem para moldar nossa experiência consciente de emoção”, diz Coles. “Ainda temos muito a aprender sobre esses efeitos de feedback facial, mas essa meta-análise nos coloca um pouco mais perto de entender como as emoções funcionam.

E para finalizar, não se esqueçam de me ajudar na divulgação desta matéria, tornando-se também, SEGUIDORES do blog Espaço do Riso, para acompanhar tudo o que rola sobre os benefícios que o Riso e Bom Humor proporcionam à nossa saúde e relacionamentos pessoais e profissionais.

Sempre que precisar realizar eventos motivacionais, lembre-se de Marcelo Pinto – www.palestrantedobomhumor.com.br ! Desenvolvemos palestras e treinamentos criativos e com uma das melhores relações investimento x benefício existentes no mercado.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®

ATENÇÃO! O Blog Espaço do Riso não tem como objetivo diagnosticar ou tratar qualquer tipo de doença ou problemas físicos. Os artigos do blog são extraídos da própria internet, jornais e revistas. "Eles não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas".