sábado, 5 de dezembro de 2009

ESTÁ CHEGANDO O GRANDE DIA DA ESTRÉIA DO PRIMEIRO PROGRAMA DE TV SOBRE O BENEFÍCIOS DO RISO

Olá Turminha do Riso, booomm diiaaa!



Hoje estou esfuziante (é assim mesmo que se escreve???) de alegria, pois fechei a semana com chave de ouro, participando na manhã da sexta feira de uma entrevista ao vivo, com o Heraldo na Rádio Cidade de Jundiaí sobre a questão da Felicidade Interna Bruta e no final da tarde ministrei a palestra de fechamento do Encontro de Fim de Ano das Secretárias da Área Jurídica realizado pelo IBC – International Business Communication. Foi tudo muito interessante e divertido, tendo colaborado para mantermos o Riso na Pauta do Dia.


E por falar nisso, está chegando o grande dia da estréia do programa de TV inédito no Mundo, totalmente voltado para divulgar os benefícios do Riso, que irá ao ar em janeiro de 2010, como parte das comemorações do Dia Internacional do Riso. E como havia prometido na semana passada, vou revelar mais algumas novidades sobre o programa:

1) ele será transmitido pela Demais TV (http://www.demaistv.com.br/), um canal exclusivamente web, ou seja, poderá ser assistido em qualquer parte do mundo inteiro através do computador;

2) será um programa semanal, apresentado inicialmente aos Sábados, das 15 às 16hs, com reprise durante a semana; e,

3) será ao vivo e contará com 3 blocos.

Na próxima semana lhes conto um pouco mais, sobre esta inédita iniciativa que, ressalto, não se trata de um programa humorístico. Não percam!!!


Agora vamos curtir as postagens sobre o Riso, que rolaram na net nesta semana:


Postado em 4/dez


Aprenda como sair (sempre) linda nas fotos
Mulheres sempre reclamam de sua aparência na foto. É como se as câmeras capturassem apenas os defeitos. As máquinas digitais transformaram-se em poderosas aliadas. Não gostou, deleta. Mas nem sempre você posa para sua própria câmera ou pode contar com uma segunda foto. Para potencializar os resultados, uma das sete dicas de como nunca perder a pose, é ...

3) Sorria. É sempre a melhor opção. Um belo sorriso torna-se o centro de atenções da imagem e tira o foco de outras partes das quais não gosta.... (Por Michelle Achkar )
http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI4139863-EI1377,00-Aprenda+como+sair+sempre+linda+nas+fotos.html


Postado em 03/dez


Sesc Taubaté apresenta o espetáculo Engraça-delas
Acontecerá no domingo, dia 6 , no Sesc Taubaté, o espetáculo infantil Engraça-delas, que é encenado pela Cia Circo de Trapo. A apresentação é às 16h, com entrada franca.

Nessa peça, o público confere a busca de um artista de circo que realiza um dia de testes para selecionar a nova assistente para seu tradicional espetáculo, mas durante a seleção, apenas uma candidata aparece e o teste de trabalho acaba se transformando em uma grande trapalhada com velhas e novas palhaçadas.

O espetáculo faz parte do projeto Tardes de Palhaçada do Sesc Taubaté, que, no mês de dezembro, comemora o dia do palhaço, esse encantador de olhares e atenções que surge num instante com seu nariz vermelho e cria o momento mágico do riso e do absurdo que se torna possível. Tardes de Palhaçada é um convite ao riso, à alegria e à descontração nas tardes de domingo.

O Sesc Taubaté fica na Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha. Informações 36344000.
http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=16269


Postados em 02/dez


Festival Palhaço pondo à mesa abre a temporada de riso
Está aberta a quinzena do riso em Curitiba. De 30 de novembro a 14 de dezembro, no Espaço Cultural Cia dos Palhaços, acontece o “Festival Palhaços Pondo a Mesa”. Integrante do Corrente Cultural, o projeto é composto por espetáculos, oficinas, encontros e debates, onde o foco principal é aproximar o público da arte do palhaço/ clown.

A programação é gratuita, mas vale ressaltar que o “Festival Palhaços Pondo a Mesa” é um ponto de arrecadação de livros não didáticos, que serão repassados aos Centros Municipais de Educação Infantil, Cmeis e Bibliotecas dos Faróis do Saber. Local: Espaço Cultural Cia. dos Palhaços. Amintas de Barros, 307 –

Mais informações acesse: www.ciadospalhacos.com.br, ou pelos telefones (41) 3077 – 5009 / 9131-0310.
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=128833&t=festival-palhaco-pondo-a-mesa-abre-a-temporada-de-riso


Postado em 01/dez


Quanto mais se exige do coração, mais ele adoece
Para a Medicina Tradicional Chinesa, o coração tem fundamental importância sendo considerado o órgão monarca no corpo, é chamado de “morada da mente”. Uma das suas principais funções é abrigar a mente e controlar as emoções. Para os chineses, quando se exige em demasia do coração - quanto mais estresse e alterações emocionais - ele aquece e adoece com os distúrbios de hipertensão, insônia, agitação, taquicardia, e em casos mais graves pode ocorrer infarto ou mesmo AVC (acidente vascular cerebral).

Segundo Wilson Marino Marques, doutor em acupuntura pela WFAS (World Federation of Acupuncture Moxibustion Societs, Beijin / China), para que o coração fique saudável e exerça suas funções de forma harmônica é muito importante manter a mente tranqüila e procurar fazer as coisas sem pressa.

Wilson Marques destaca que “diante desses aspectos, para preservarmos a saúde do órgão é de extrema importância o riso”, ... ”Para a medicina chinesa, o riso é a válvula de escape para resfriar e acalmar o coração. Quando rimos bastante, sentimos, em seguida, uma preguiça gostosa, o corpo fica mole, pois rir esfria o órgão, extravasa emoções, e isso é fundamental ao coração. Além do riso é muito importante a meditação para deixar a mente mais calma e livre de desejos”.
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=190586


Postados em 30/nov


Civilização sem Riso
"Eu penso que o riso acabou - porque a humanidade entristeceu. E entristeceu - por causa da sua imensa civilização. O único homem sobre a Terra que ainda solta a feliz risada primitiva é o negro, na África. Quanto mais uma sociedade é culta - mais a sua face é triste....

Desde que homem de acção e homem de pensamento são paralelamente tristes - o mundo, que é sua obra, só pode mostrar tristeza. Tristeza na sua literatura, tristeza na sua sociedade, tristeza nas suas festas, tristeza nos fatos negros de que se veste... Tristeza dentro de si, tristeza fora de si. E quando por acaso alguém por profissão tradicional, como os palhaços, ou por contraste, ou pela saudade da antiga alegria e o desejo de a ressuscitar, procura fazer rir este mundo - só lhe consegue arrancar a tal casquinada curta, áspera, rangente, quase dolorosa, que parece resultar de cócegas feitas nos pés de um doente...

Pobre moço, que, de muito trabalhar sobre o universo e sobre ti próprio, perdeste a simplicidade e com ela o riso, queres um humilde conselho? Abandona o teu laboratório, reentra na Natureza, não te compliques com tantas máquinas, não te subtilizes em tantas análises, vive uma boa vida de pai próvido que amanha a terra, e reconquistarás, com a saúde e com a liberdade, o dom augusto de rir....
(Postado por Helena Fiqueiredo)
Eça de Queiroz, in '«A Decadência do Riso», Gazeta de Notícias (1891)
http://noreinodacriatividade.blogspot.com/2009/11/civilizacao-sem-riso.html

Teoria do Playmobil. “Nada do que possa acontecer vai tirar esse sorriso do meu rosto.”
Sorrir aproxima-o dos outros
O sorriso tem uma função primordial: expressar emoção e criar elos entre as pessoas. Os bebés usam-no desde logo para comunicar, e ao longo da vida, este marca a sua imagem e interfere na forma como se relaciona com os outros. Um belo sorriso pode te levar aonde quiser.

Previne doenças
Especialistas confirmam: após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda, o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo. O riso estimula no cérebro a liberação de serotonina, neurotransmissor que ativa as células de defesa do organismo, que combatem vírus, bactérias, agentes alergênicos e outras doenças.

Estimula o cérebro
O riso é uma das poucas atividades que coloca ambos os hemisférios cerebrais em intensa ação. Isto alivia a mente da tensão e stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para guardar informação.

Liberta
Rir é vital para o ser humano, ele funciona igual ao comando "reiniciar" do seu computador. O riso alivia a tensão e a contração dos vasos sanguíneos, isso faz com que a pressão do sangue diminua, evitando sintomas como insônia, cansaço constante, dores de cabeça e no peito. O riso ativa a produção de endorfina, neurotransmissor com poder analgésico que promove o relaxamento do corpo, diminui o estresse e proporciona a sensação de bem-estar.

Exercita o corpo
Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são vastos, tanto a nível do tónus muscular como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal. Rir durante 15 minutos todos os dias queima até 40 calorias. Isso significa que, ao longo de um ano, você pode perder quase 2 kg só na risada!

O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Como consegui-lo? Sorrindo.
http://oucaalto.blogspot.com/2009/11/teoria-do-playmobil.html


O mau humor do chefe é prejudicial à saúde
Dias atrás escrevi nesse blog que o rabugento, o mau humorado, era mais produtivo no trabalho que aquela pessoa que vivia sorrindo, de bom humor. Mas se o chefe for mau humorado, os funcionários é que saem perdendo.

Pesquisa feita pela Universidade de Estocolmo, na Suécia, com 20 mil trabalhadores de idades entre 20 e 60 anos, que trabalham na Finlândia, Suécia, Alemanha, Polônia e Itália concluiu que o mau chefe é prejudicial à saúde dos seus comandados. O risco de sofrer um ataque cardíaco é 25% maior entre aquelas pessoas que tem um chefe rigoroso demais, injusto e desmotivador.

A explicação para isso é que a reação que o chefe mau humorado provoca no funcionário deixa ele desmotivado, dorme mal, não se alimenta direito, fuma e bebe mais, aumentando o risco de sofrer ataque cardíaco.

O cargo de chefia deve ser exercido por pessoas que saibam motivar e liderar uma equipe para poder atingir o melhor rendimento possível, e o mau humor vai exatamente no caminho oposto da boa liderança. Não é necessário que o chefe esteja todo o tempo distribuindo sorrisos, beijos e abraços a todos, mas a rabugice atrapalha e incomoda, não apenas no trabalho, mas, como essa pesquisa concluiu, até na qualidade de vida dos trabalhadores. (Por Romeu Friedlaender Jr)
http://souddd.files.wordpress.com/2007/08/chefe.gif


Postado em 29/nov


Terapia do Riso
Sorriso. Uma brincadeira que vale a pena. A vida é uma brincadeira. Rir é simplesmente uma forte indicação de que estamos vivos. Não o sorrisinho sem graça, educadinho, pra não deixar de ser gentil com quem disse alguma bobagem... mas o riso frouxo, a gargalhada gostosa, a expressão de que a vida é boa, é fácil e tudo favorece mesmo! E a sintonia se faz. Uma aura de positividade se instala, e vibramos junto com energias afins.

Se estiver de mau humor, preocupado, desestimulado, experimente dar umas boas risadas... a moeda vira, e o lado gostoso, relaxado, revigorante, aparece e toma conta do ambiente. A Felicidade é o objetivo imediato da vida. O riso é uma porta significante... (Por Lótus )
http://seguidoresdaenergiapositiva.blogspot.com/2009/11/terapia-do-riso.html


Postados em 28/nov


Campanha arrecada doações para idosos do Abrigo Cristo Redentor
Na manhã deste sábado, os Doutores do Riso fizeram a Campanha Viva Idosos em Boa Viagem e no Pina – Recife/PE, para arrecadar doações de alimentos para os 200 idosos do Abrigo Cristo Redentor.

Os Doutores do Riso fazem parte da ONG Cia do Riso, e fazem visitas semanais a hospitais e abrigos do Recife, levando alegria a crianças e idosos. O trabalho dos Doutores tem atendido cerca de 15 mil crianças por ano. (Por Redação do pe360graus.com)
http://pe360graus.globo.com/noticias/cidadania/campanha/2009/11/28/NWS,503105,25,390,NOTICIAS,766-CAMPANHA-ARRECADA-DOACOES-IDOSOS-ABRIGO-CRISTO-REDENTOR.aspx


Sorria! Você está meditando!
Recebi esse texto hoje por email, e me emocionou a feliz coincidência: Essa semana tenho meditado bastante, e uma prática que tenho feito durante a meditação, é a de sorrir. Durante a meditação, ou logo após, simplesmente sorrio. Se o sorriso não vem imediatamente, algum breve pensamento basta para que ele apareça. E a sensação no inicio pode ser um pouco estranha, mas depois, me proporciona uma paz muito grande. Foi uma necessidade que me veio de repente, a de sorrir. E agora creio que fará parte das minhas meditações sempre. Recomendo!

"Muita gente questiona se seria adequado fabricar deliberadamente um ar sorridente, durante a meditação, quando não estiver se sentindo particularmente alegre. O nosso Mestre Thich Nhat Hanh responde esta pergunta dizendo que: sorrir é uma prática. Por isso, ele nos encoraja a exercitar o sorriso. Diz ele: apenas respire e sorria – que a tensão desaparecerá e você se sentirá muito melhor. Ele chama esta prática de "yoga da boca"...

O Mestre Nhat Hanh diz que ele não espera que a alegria esteja dentro dele pra sorrir; pois sabe que se sorrir a alegria virá depois... Yoga do sorriso é, portanto, uma prática compassiva, que por sua vez é uma prática fundamental e imprescindível, visto que a compaixão é o néctar da mente iluminada.

Por isso, não hesite: sorria para a vida! A paz começa com o seu amável sorriso." Namaste! (Por Mariana Akamine Bergamasco)


Postado em 27/nov


Ser motivo de piada é fobia universal
O riso é uma expressão emocional que é inata dos seres humanos. Isso quer dizer que rir dos outros também é universal. Entretanto, o medo de ser o motivo da risada pode causar enormes problemas para a vida social de algumas pessoas. Isso é conhecido como geliotofobia, um transtorno que afeta pessoas em todas as culturas.

Mas qual a diferença entre uma pessoa que é apenas tímida e aquela que sofre de geliotofobia? Esse foi um dos focos de uma pesquisa publicada no periódico científico International Journal of Humor Research, e que foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, com a participação de pesquisadores de mais de 73 países.

De acordo com os pesquisadores é possível classificar dois pólos opostos envolvendo esse medo específico de ser motivos de risadas. O primeiro foi denominado “reação de insegurança”, ou seja, uma tentativa de esconder a falta de autoconfiança dos outros, ou acreditando que determinados atos ou trejeitos próprios são naturalmente hilários (a pessoa pode achar que tem um jeito engraçado de andar e considerar que todos riem dela por conta desse fato).

O segundo foi chamado “reação de evitação”, ou seja, o indivíduo passa a evitar qualquer situação onde ele acha que pode estar exposto a ser motivo de alguma graça. Em níveis menores, essa reação pode levar a uma crença de que, se alguém em um ambiente está rindo, com certeza está rindo dela...
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=190367

É isso aí pessoal, vamos divulgar os benefícios do Riso para toda nossa rede de relacionamento e com isso dar mais vida e energia à Corrente da Alegria, tornando este final de semana e nossa vida mais saudável, alegre e pacífica.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®