quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

No dia 01/fev conheçam a Profª Ivone Engelmann no programa Sorria e Tenha um Bom Dia

Olá turminha do Riso, tudo bem?

O programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA da última 2ª feira, 25/jan, foi em comemoração ao aniversário de 456 anos da cidade de São Paulo e foi bem legal e alegre. O divertido no programa é que ele é ao vivo e por isso, cheio de “erros de gravação”.

No programa desta próxima 2ª feira, dia 01/fev, além das notícias do riso, das dicas de eventos gratuitos e da ginástica da gargalhada, teremos uma convidada muito especial: a Profª Ivone Engelmann, autora do livro “Terapia do Riso – aprenda a rir de si mesmo...”. Não percam às 10hs no site http://www.demaistv.com.br/ . Repassem para toda sua rede de relacionamento. Este é o apoio que lhes peço, como forma de divulgação do programa.

Vamos agora acompanhar as notícias que rolaram na internet sobre o Riso:

Postado em 27/jan


Riso é linguagem comum a todos os seres humanos
O riso é uma linguagem universal, comum a todos os seres humanos. Esta é a conclusão de um grupo de investigadores da University College London, no Reino Unido, que realizou uma investigação com um total de 20 mil pessoas no seu próprio país e na Namíbia utilizando os sons associados ao riso para estudar a questão.

Na Namíbia, as pessoas que participaram no estudo viviam maioritariamente em aldeias isoladas do país, sem acesso a electricidade, água potável ou educação escolar.

A experiência consistiu em fazer ouvir aos participantes (tanto os do Reino Unido como os da Namíbia) pequenas histórias contendo emoções básicas (tristeza ou alegria). Depois ouviam os sons de riso ou de choro e era-lhes pedido que identificassem o que correspondia à emoção da história . Na Namíbia, os sons passados eram de gargalhadas de britânicos e vice-versa. As vocalizações certas foram percebidas por todos.
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1479770


Postado em 26/jan


Associação bracarense (em Braga/Portugal) promove terapia do riso
Rir traz inúmeros benefícios. Quando uma pessoa se ri, exercita todos os seus órgãos internos, para além de reduzir a pressão sanguínea e aumentar a pressão cardíaca. O riso contraria os efeitos do stress no corpo, relaxando os músculos. Foi a partir desta constatação que a associação 'Anima Com Riso' assumiu um projecto de animação socio-cultural, promovendo a interacção social e o bem-estar através da terapia do riso. A iniciativa põe as pessoas a rir, organizando seminários, palestras e acções de formação.

Terapia do riso abrange várias áreas
A 'Anima Com Riso' faz intervenções em diversas áreas. Na vertente social, por exemplo, o enfoque vai para os 'Clubes de Riso' em grupo e as actividades de 'Riso para os Seniores'. Os 'Clubes de Riso' estão abertos ao cidadão comum, que pretende criar na sua agenda pessoal uma forma de animar a vida com riso. Quanto aos grupos seniores, é aplicada a prática 'Rir com Nada', através da animação e respiração com o objectivo de revitalizar os participantes com boa disposição. Na área da educação, o objectivo é aplicar as actividades a alunos e professores.

Esta associação faz também intervenções ao nível das empresas, onde geralmente existe um ritmo de trabalho acelerado e uma pressão constante. As técnicas mais aplicadas são a de gestão de stress, como tentativa de aumentar os níveis de oxigénio no cérebro e, assim, incrementar a concentração e o sucesso e reduzir o erro e os níveis de cansaço.

Por fim, a associação promotora do riso actua ainda na área da saúde. Nos doentes, a vantagem é o aumento dos níveis de oxigénio no organismo, muito importante em pessoas fisicamente debilitadas. O sistema imunitário acaba por sair reforçado, aumentando a quantidade de endorfinas, ou seja, hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar.
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=22032


Postado em 25/fev


Emoções negativas são melhor compreendidas por diferentes culturas
Um estudo recente publicado no jornal especializado Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que os sentimentos negativos, como a raiva, o medo e o nojo, são identificados e compartilhados por pessoas das mais diferentes culturas. Enquanto isso, os sentimentos positivos, como a alegria, tendem a apresentar um significado particular em cada cultura.

As chamadas emoções "básicas", como raiva, tristeza, medo, nojo e surpresa eram identificados mais rapidamente, já que possuem um significado mais universal. Já a alegria foi dividida em conquista ou triunfo, alívio, diversão e prazer sexual. De todas essas opções, apenas a diversão – traduzida por risos – foi bem compreendida. Segundo os coordenadores do projeto, isso acontece porque o riso tem um significado universal que pode ser traduzido por qualquer cultura. "O riso é encontrado em todas as culturas e os humanos não são os únicos mamíferos que riem", disse a professora Sophie Scott, que participou da pesquisa.
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/emocoes-negativas-sao-melhor-compreendidas-diferentes-culturas-529015.shtml


Postado em 24/fev


O Poder do Riso
Sorrir é liberar o excesso de emoção que a alegria te causa
É alegrar um triste por alguns instantes
Mostrar a todos que a arte da comunicação, é tão simples
Sorrir é ser sincero e ao mesmo tempo mentir
Se confessar com a felicidade
Algumas vezes trair a tristeza
Sorrir é magia, conquista, perdão
Ciência, exercício, paixão
Sorrir é eterno, paterno, moderno
Os animais riem
As plantas riem
Não há quem não ria
Sorrir é fundir o talento da vida, com a arte de viver
As vezes chegar ao choro, quando o sorriso também quer rir
Enfim...
Brinque! De boas gargalhadas
E não se esqueça:
"Onde há um sorriso, há uma semente da felicidade plantada” (Postado por jirola)
http://julianojirola.blogspot.com/2010/01/o-poder-do-riso.html

Então é isso aí pessoal, conto com o apoio de todos vocês, principalmente neste momento em que continuo batalhando um patrocínio para me ajudar a bancar o programa.

Abraços, Sorria e tenha um Bom Dia