sábado, 1 de agosto de 2009

Máquina do Riso: mais uma invenção japonesa

Olá Turminha do Riso, tudo beleza?

Antes de mais nada gostaria de disponibilizar o link da entrevista que concedi para a Radiobrás no Dia dos Namorados http://www.radiobras.gov.br/radioagencia/geral_radio.php?tipo=radioagencia&uf=&pag=1&data=14/06/2009 (17:39) e um outro link sobre o artigo que escrevi para o Dia do Amigo: http://www.vitrinecapital.com/comportamento/dia-do-amigo .

No dia 28/julho/09 foi publicada como matéria de cada (íntegra na página 9) a entrevista concedida para Luciana Marques, jornalista do Jornal do Trem, sobre “A cura através da Risoterapia”, que vocês podem conferir no link:
http://www.jornaldotrem.com.br/materiacapa.php

E não se esqueçam de acompanhar nesta 2ª feira, dia 03/agosto/09, a partir das 11hs a entrevista sobre a importância do Riso no dia-a-dia, que concedi para Veralúcia no Programa de Bem com a Vida, na DEMAIS TV, através do link: http://www.demaistv.com.br/default.php .

Muito bem, agora vamos para as outras notícias do Riso publicadas nesta semana, com destaque para a criação japonesa da Máquina do Riso. É isso mesmo! Eles inventaram uma máquina que avalia o nível de alegria de seus empregados. Confiram a seguir isso e muito mais:


Postado em 31/julho

OS MECANISMOS DO RISO
Eufóricas ou mortinhas de riso, rendidas à piada fácil ou a novos gêneros de gargalhada, a maioria das pessoas desconhece o verdadeiro mecanismo do riso. Por esse motivo, o periódico português “O Courrier Internacional” de agosto/09 oferecerá um dossiê com idéias interessantes e divertidas relacionadas com este tema.

Uma edição para descobrir que Isaac Newton, Estaline ou Margareth Thatcher ficaram famosos por raramente mostrarem os dentes, e que Freud era um colecionador ávido de piadas. Mas também para ficar a conhecer um modelo que explica como os computadores serão, um dia, capazes de contar anedotas e como o humor pode ter um papel crucial no desenvolvimento das crianças e das suas capacidades perceptivas. O tema de capa termina com a revelação de um "remédio" para combater a gripe A - no México, o uso de máscaras divertidas para impedir o contágio do vírus virou moda.
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/528315

Palestra: “Sorria! A Vida Agradece”

Teremos no próximo dia 14 de agosto, na Casa do Médico de Piracicaba a palestra "Sorria ! A Vida Agradece", com a pedagoga Sonia Cassano. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3422-5444 ou pelos sites http://www.apmpiracicaba.com.br/ e http://www.soniacassano.com.br/.
http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1645555&area=26050&authent=366261441642634723565005332270


Postado em 29/julho

Morte do 'trapalhão' Mussum completa 15 anos hoje

O ator trabalhou durante muitos anos com interpretações hilárias na série 'Os Trapalhões'. O mestre do humor foi homenageado no programa Vídeo Show (Rede Globo), onde Renato Aragão conversou ao vivo com a apresentadora Geovanna Tominaga sobre o amigo de trapalhadas.
Mussum foi considerado por muitos o mais engraçado dos Trapalhões. No programa, popularizou o seu modo particular de falar, acrescentando as terminações 'is' ou 'évis' a palavras arbitrárias. Ele também tinha um jeito irreverente e descontraído.
Sobre Mussum, o site Wikipedia afirma: Sua gargalhada e seu grande sorriso eram suas marcas registradas. Numa época onde ainda não havia o patrulhamento 'politicamente correto', Mussum se celebrizou por expressões onde satirizava sua condição de negro, tais como 'negão é o teu passadis' e 'quero morrer pretis se eu estiver mentindo', além de recorrentes piadas sobre o alcoolismo. (Pela Redação Correio)
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=31755&mdl=27

SORRIA....
...Se você ri raramente, os músculos faciais podem atrofiar e você acabar tendo uma carranca permanente... Portanto, faça regularmente alguns exercícios que utilizem todos os músculos faciais; caretas, por exemplo. Isso colocará um sorriso em sua face e irá ajudá-lo a se manter jovem. Mas, você pode fazer melhor ainda: saia e aproveite todas as situações que puder... Para rir. E em especial jamais esqueça a tão conhecida e célebre frase: Sorria! Jesus te ama!! (Por Simone Melo)
http://monepoesias.blogspot.com/2009/07/sorria.html


Postado em 27/julho

“Xis” – Japão verifica sorrisos dos funcionários ferroviários
TÓQUIO (Reuters) - Servir com um sorriso não é mais só um slogan, uma vez que a alegria dos funcionários ferroviários japoneses agora deve ser checada toda manhã. A empresa ferroviária Keihin Electric Railway adotou um sistema de "escaneamento de sorrisos" em 14 de suas estações de trem, e pede que seus funcionários verifiquem seus sorrisos na entrada.
O funcionário senta em frente a um computador, que conta com nada mais além de uma webcam, fazem o login e o sistema então julga o quão bem conseguem sorrir, ou dar um sorriso falso. O sistema também faz comentários como "Seu sorriso vem melhorando" ou até "Sorria como se você estivesse feliz!". Segundo a empresa, a intenção do sistema é melhorar a atitude dos funcionários com os usuários ao lhes dar um sorriso mais natural. Aqueles que vem usando o sistema concordam.
A tecnologia usada faz parte de um pacote de software maior chamado “Okao vision”, desenvolvido nos anos 1990 para câmeras digitais. Julgando pelo formato dos olhos e da boca das pessoas, e como eles mudam, o software pode discernir de tudo, desde idade a quão cansada a pessoa está.
O sistema também é usado em uma área de descanso de caminhões na ilha de Hokkaido, ao norte do país, para checar se caminhoneiros estão alertas o suficiente para continuar dirigindo.
O software também está sendo considerado para outros usos. Quando usado em um carro, o software pode analisar as características faciais de uma pessoa, julgar o quão cansada está ou se está prestando atenção na estrada, e aconselhar o motorista.
O software também daria a marqueteiros uma quantidade de dados sobre o quanto uma pessoa realmente gosta do produto. Se a pessoa experimenta dois tipos de iogurte, o software poderia julgar suas características faciais para descobrir o quanto a pessoa gostou de cada um.
O programa ainda não é vendido no exterior, devido em parte às diferentes perspectivas sobre tecnologias de vigilância no Japão e em muitos países Ocidente. (Por Chris Meyers)
http://www.abril.com.br/noticias/tecnologia/xis-japao-verifica-sorrisos-funcionarios-ferroviarios-472127.shtml

RIR É MESMO O MELHOR REMÉDIO
Alegria faz sistema nervoso central liberar substâncias que ajudam na cura de doenças e na manutenção da saúde

Dá para imaginar alguém que não se sinta bem após uma sessão de gargalhadas? Mais do que um ditado popular, a frase “rir é o melhor remédio” está comprovada cientificamente. “Isso é um fato. Quando rimos, dançamos, fazemos exercícios ou qualquer atividade que nos proporcione alegria, o sistema nervoso central libera substâncias que fazem bem para a saúde”, ressalta a chefe do setor de psicoterapia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Vera Lemgruber.
“Mas só vale o riso que é produto de um prazer interno. Aquele riso para agradar o chefe não vale”, ressalta a médica, que explica que o pensamento negativo é fruto de um círculo vicioso que o cérebro cria no “sistema límbico” — responsável pelo controle do afeto e das emoções — quando a pessoa tem o hábito de ver apenas o lado ruim das coisas.

Riso: um bom treino para o cérebro
Deixar a vida mais alegre não é tarefa complicada, basta que a pessoa queira mudar o hábito que o cérebro acaba criando quando se pensa sempre de maneira negativa. “A dualidade bem e mal sempre fez parte do ser humano, mas o cérebro cria um costume. A amígdala, dentro do hipotálamo, é o centro identificador do perigo e faz o cérebro produzir a noradrenalina, substância que prepara o organismo contra o medo e para a luta. O organismo fica preparado para algo negativo, e o cérebro fica condicionado ao que aprendeu. Não faz bem para a saúde”, explica Vera Lemgruber, ressaltando que olhar o lado positivo da vida é essencial para a recuperação de pacientes.
http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2009/7/rir_e_mesmo_o_melhor_remedio_25869.html
O Riso como arma dos covardes
A história é sempre a mesma. Um engraçadinho faz uma piadinha ou brincadeira politicamente incorreta, alguém reclama indignado e a resposta vem da ponta da língua do idiota: “Era só uma brincadeira! Você não tem senso de humor?”... mas o simples fato de ser uma brincadeira não isenta o palhaço da responsabilidade pelo que foi dito.
O riso nem sempre é a arma de contestação social expressa no provérbio castigat ridendo mores (castiga os costumes rindo), utilizado com frequência como emblema de vários teatros. Este provérbio, cunhado por Jean de Santeuil no século XVII, a propósito da máscara de Arlequim, tem um antecedente muito mais revelador em Horácio que, no ínicio de suas Sátiras (1,1,24 s.), indaga: Ridentem dicere verum / quid vetat? (rindo se diz a verdade / quem impedirá?).
Sírio Possenti, grande estudioso das piadas como manifestação cultural, afirma que: “O humor nem sempre é progressista. O que caracteriza o humor é muito provavelmente o fato de que ele permite dizer alguma coisa mais ou menos proibida, mas não necessariamente crítica, no sentido corrente, isto é, revolucionária, contrária aos costumes arraigados e prejudiciais. O humor pode ser extremamente reacionário, quando é uma forma de manifestação de um discurso veiculador de preconceitos, caso em que acaba sendo contrário a costumes que são, de alguma forma, bons ou, pelo menos, razoáveis, civilizados, como os tendentes ao igualitarismo, sem dúvida melhores que os seus contrários.” (POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p.49.)
.... A genialidade do humor está em zombar dos que oprimem e mostrar o quão ridículo são seus preconceitos. Riamos da classe média e de seus valores pequenos burgueses, dos homófobos posando de machões, dos machistas tomando inevitáveis foras de mulheres inteligentes e, principalmente, da indignação de muitos brancos em ver um negro na presidência do país mais rico do mundo.
.... Riamos da vergonha que os preconceituosos têm de se assumirem preconceituosos e do onipresente uso do truísmo “foi só uma brincadeira” como um saco de papel onde escondem a cara da execração de gente com senso crítico. (Por Túlio Vianna)
http://tuliovianna.wordpress.com/2009/07/27/o-riso-como-arma-dos-covardes/

É isso aí! Desejo a todos um ótimo e divertido Final de Semana.

Sorria e tenha um bom dia