quarta-feira, 25 de abril de 2012

Doutor Risadinha destaca a diferença entre humor inteligente e riso forçado no teatro

Olá Pessoal! Compartilho com vocês hoje, o artigo publicado pelo Gustavo Saul em 24 de abril, no blog O Café, onde ele justifica a diferença entre Humor Inteligente e o Riso Forçado, destacando ser mais fácil um bom ator de comédia fazer drama do que o inverso. Confiram abaixo na íntegra:

Humor inteligente X Riso forçado

Hoje estava refletindo sobre aquela teoria que muitos profissionais a artistas tem que afirmam que é muito mais fácil um bom ator de comédia fazer drama do que vice-versa. E sabe que se pesquisar referências bibliográficas e fílmicas esse dito, de fato, confere.

A justificativa para isso é que o artista que trabalha a comédia de qualidade estuda, pesquisa. Existe todo um ofício ao redor de sua pessoa que faz ousar e experimentar coisas novas sempre. A forma de atuar desse comediante costuma ser o mais neutra possível, sem consequentemente sublinhar a comicidade textual, fazendo com que seus personagens nunca pendam para a caricatura. Geralmente são atores de altíssima versatilidade, que exploram os mais diversos gêneros e formas narrativas.

O comediante escracho, ou pastelão, trabalha com o humor óbvio. Sua forma de atuar é rasa, geralmente alcança grande aceitação por parte do público, geralmente mais humilde, graças a cotidianeidade das situações abordadas. Incitam o riso, sem dar vazão ao texto trabalhado, exageram, exacerbam. São profissionais que seguem muitas vezes uma carreira voltada em um gênero específico, não sendo raro continuar pos anos em volta do mesmo personagem. Dificilmente fazem drama, não costumam alterar narrativas e seu repertório é muito semelhante. Apesar disso, também são atores munidos de grande virtuose.