sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DOUTOR RISADINHA CONCORDA: SORRIA, VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO!

Pessoas do Riso, tudo beleza? Trago agora para vocês uma excelente matéria sobre a importância do Sorriso no Trabalho, que foi postada em 04/08/2011 pela jornalista Michelle Thomé no site http://www.cbncuritiba.com.br/site/texto/colunista/Michelle+Thom%C3%A9/24/noticia/2860  sob o título:

Sorria, você está trabalhando

O sorriso é uma risada sem ruídos (pelo menos teoricamente!) e tem conotação de alegria e gentileza. Neste contexto e para fins didáticos, nesta reflexão deixo de lado as variáveis do sorriso, como o sorriso amarelo, o sorriso maroto...

Eis a questão: por que o sorriso anda tão escasso no ambiente de trabalho? Durante algumas semanas fiz esta pergunta a colegas e amigos e as justificativas se alternaram entre a constante necessidade de passar a imagem de profissional crível e sério e o receio de parecer tolo e sem conteúdo. Outras respostas: “Não dá tempo nem de respirar. Sorrir então...”, “Não tenho motivos para mostrar os dentes”. E teve um semblante sisudo que me devolveu a indagação “Por que está perguntando para mim? Eu pareço ser mal-humorado? Alguém te falou alguma coisa?”

Dezenas de pesquisas atestam que as mulheres sorriem mais que os homens durante o trabalho – e fora dele. Estas generalizações são questionáveis e reforçam o binarismo homem/mulher. Porém, estereotipadas ou não, até as campeãs de sorriso estão sendo engolidas por telas de computadores e de smartphones das 8h às 18h (num horário bem otimista e sorridente) deixando que a atmosfera rígida do local de trabalho impere.

Autora de estudos de gênero, a escritora e linguista norte-americana Deborah Tannen afirma que as mulheres tendem a sorrir mais do que homens porque das mulheres culturalmente espera-se que sorriam com mais frequência do que se espera dos homens. Mas é claro que isto não quer dizer que toda mulher sorri, nem que todo homem não sorri. Tannen também demonstra com depoimentos que se a mulher sorrir pouco, ela é vista como uma pessoa antipática e severa, já os homens que não sorriem não costumam encontrar reações negativas.

Um rápido clique nos sites de busca traz centenas de citações a favor do sorriso, do tipo "Você sabia que para franzir a testa usamos 32 músculos e, para sorrir, apenas 28? Sorria nem que seja por economia!" Fisiologia à parte, quem sorri atesta que tem ganhos entre os colegas, clientes e fornecedores. “Parece que o sorriso encurta o caminho, chama a atencão do outro e gera empatia”, definiu uma defensora da prática.

E para você fica o convite de tirar sua própria conclusão, principalmente se estiver incrédulo dos benefícios do sorriso no horário do expediente. Faça um test drive por pelo menos um período de trabalho e sorria:

• ao entrar no elevador;

• ao dar bom dia;

• ao cruzar o olhar com um conhecido na catraca;

• ao sentar próximo pela milésima vez daquele colega de outro departamento que ainda não decorou o nome.

Acredito que o dia fluirá melhor e que poderá se surpreender com as reações positivas que irá provocar.

Have a good smile!


Acompanhem esta e outras interessantes matérias sobre o Riso, acessando o Blog ESPAÇO DO RISO no http://doutorrisadinha.blogspot.com/ 

ATENÇÃO! – O Espaço do Riso não têm como objetivo diagnosticar ou tratar qualquer tipo de doença ou problemas físicos. Os artigos do blog são tirados da própria internet, jornais e revistas. "Eles não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas"

DOUTOR RISADINHA RECOMENDA: ABRACE E SEMPRE COM UMA GOSTOSA COÇADINHA NAS COSTAS!

Olá Turminha do Riso, tudo bem? Compartilho hoje com vocês uma matéria bem legal que foi postada em 3 de agosto por Evaldo Costa sobre o Poder do Abraço. Confiram abaixo:

Abraçar pode ser uma boa solução


O que você faz para ser feliz? Que atitudes ou ações podem contribuir para a sua felicidade?

O que você faz para ser feliz? Que atitudes ou ações podem contribuir para a sua felicidade? Essas são perguntas que adoraríamos saber as respostas. Naturalmente, a busca pela felicidade é cheia de desafios, surpresas e transtornos, mas podemos sempre agir para que a nossa caminhada seja recompensada com cenas memoráveis.

Neste sentido, uma ação eficaz para você se sentir melhor é um bom abraço. De acordo com Greg Risberg da Northwestern University Medical School, em Chicago, o benefício fisiológico do abraço inclui uma redução da pressão sanguínea e de oxigênio no sangue. Ele diz que todos nós temos uma "fome da pele", e estamos perdendo uma parte vital de nossa saúde se não nos abraçamos regularmente.

Ele afirma que quatro abraços por dia são o mínimo para proporcionar bem estar e resultados científicos concretos nas pessoas. Além de demonstrar afeto, os que abraçam mais, parecem manter-se mais saudáveis. O especialista evidencia que a pele é o maior órgão do corpo sensorial e se ele é sub-estimulado, muitas pessoas deixaram de usufruir dos benefícios que ele pode proporcionar.

Então aqui vai um convite para você testar os benefícios do abraço. Antes de sair de casa, dê um forte abraço em sua esposa, namorada, mãe, pai ou avós. Ao chegar no trabalho abrace um de seus colegas. No decorrer do dia encontre e abrace pelo menos mais duas pessoas.

Daí, poderá avaliar melhor os seus sentimentos. Mas, se você desejar mesmo resultados concretos, deverá assumir o compromisso de fazê-lo pelo menos por 21 dias consecutivos. Ao final, sem perceber será uma pessoa mais feliz, animada e admirada.

O abraço revela várias mensagens, como por exemplo, eu te amo, você é importante para mim, eu gosto de estar perto de você, estou ansioso para passar mais tempo com você etc. Há um velho ditado que diz que as ações falam mais que palavras. Portanto, tomar alguns poucos minutos do seu dia para abraçar calorosamente as pessoas, poderá lhe proporcionar recompensas maravilhosas.

Não seja do tipo "coração de pedra". Amoleça esse coração generoso que há no seu peito e permita que a felicidade flua como o sangue nas veias. Afinal de contas é como disse Charles Chaplin: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, sorria, abrace e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

Então, começe a praticar o abraço com sua esposa e descubrirá o quanto um simples gesto poderá elevar a sua satisfação pessoal, otimizar o relacionamento e criar momentos memoráveis na vida do casal.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/abracar-pode-ser-uma-boa-solucao/57194/


Acompanhem esta e outras interessantes matérias sobre o Riso, acessando o Blog ESPAÇO DO RISO no http://doutorrisadinha.blogspot.com/ 


ATENÇÃO! – O Espaço do Riso não têm como objetivo diagnosticar ou tratar qualquer tipo de doença ou problemas físicos. Os artigos do blog são tirados da própria internet, jornais e revistas. "Eles não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas"