terça-feira, 18 de maio de 2010

Doutor Risadinha é repórter por um dia no SBT. Confiram no programa Casos de Família de 21/maio às 17hs.

Olá pessoal, tudo belê? Acompanhem no programa Casos de Família, apresentado pela Cristina Rocha no SBT desta 6ª feira (21/maio) a partir das 17hs um especial sobre o Riso com participação do Doutor Risadinha, sendo inclusive repórter por um dia. Quiá! Quiá! Quiá! Está imperdível. Confiram e depois me digam o que acharam!!!

No programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA apresentado pelo Doutor Risadinha na última 2ª feira, 17/maio (http://www.demaistv.com.br/ ) recebemos mais um ilustre convidado: o Anderson Cavalcante, sócio da Editora Gente, que falou para nós sobre a presença do Riso em seus livros e no mercado editorial. Foi super legal! Teve também o Aldão com mais uma de suas Piadas de Salão, acompanhado de mais três tipos de riso forçado junto com as Endorfinas: O Riso Doidão, do Pingüim e das Formigas nas Calças. Em breve vocês também poderão conferir isso tudo no Youtube. Não percam e ajudem-me a divulgar!!!

E por falar no programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA, na próxima 2ª feira, 24 de maio, estaremos recebendo o ator e comediante Antonio Celso, que interpreta o personagem Toninho Firmeza e dubla o Pato Donald. Ele falará sobre seus personagens e a relação com o Riso. Não percam a partir das 10hs no site http://www.demaistv.com.br/ .

E por fim, convido à todos para acompanharem nos links do Youtube abaixo listados, como foi a comemoração do Dia Mundial do Riso em São Paulo neste ano, realizada em 02/maio no Parque do Ibirapuera: A Preparação, os Convites, as Entrevistas e as Sessões da Gargalhada

http://www.youtube.com/watch?v=w5gIFAHGWcg

http://www.youtube.com/watch?v=Gs5zu4I5TkE&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?v=4cJ7gmmoQdc

http://www.youtube.com/watch?v=l_2dhmSWQYg


Legal!!! Então agora vamos acompanhar o que saiu na internet sobre o Riso nestes últimos dias:


Postados em 16/maio


RISO É VALORIZADO NO TRATAMENTO
A historiadora da ciência Vera Cecília Machlin, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), lembra que a valorização do riso e do humor não é um fenômeno recente na história da medicina. “A alegria sempre foi uma emoção muito valorizada. Na idade Média, as pessoas tristes recebiam a orientação de ler livros engraçados, de humor, como receita”, conta.

No século 16, um médico chegou a escrever um livro de humor para os pacientes que ele não podia tratar pessoalmente. O livro “Gargantua e Pantagruel”, de François Rabelais, tornou-se um clássico da literatura. A retomada desse assunto na medicina começou entre os séculos 18 e 19. “Já na 2ª Guerra Mundial, num surto de poliomielite, perceberam que distrair as crianças era uma forma de amenizar a dor”, completa.

Segundo a pesquisadora, foi o surgimento da medicina psicossomática (que trata das relações entre corpo e espírito) que possibilitou a proliferação de grupos como os que ilustram essa reportagem. “As emoções têm uma influência sobre o corpo humano e isso faz parte das teorias médicas. Mas é importante que esses grupos surjam de dentro da medicina”, defende Vera. (Por Jornal de Joinville)
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2905245.xml&template=4187.dwt&edition=14700§ion=885


RIR É O MELHOR REMÉDIO
Como a medicina e a terapia têm usado o bom humor para aliviar a dor e a angústia do paciente.
(...) Gigi, Kiki e Zazá, ou, para quem preferir, as “Deliretes”, grupo idealizado por elas para trabalhar a Terapia do Riso junto aos pacientes. As três são funcionárias do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS3), mas quando se vestem e se pintam, passam a ser personagens de uma realidade em que a loucura é algo que pertence a todos nós.

(...) Sem as fantasias elas são: a terapeuta ocupacional Daniela Drescher, a assistente social Ana Patrícia da Rosa e a enfermeira Daniele Bertoluci. O grupo surgiu casualmente em 2008 quando elas limpavam o armário do CAPS e encontraram figurinos curiosos. A partir dali, decidiram fazer um acolhimento (espécie de “boas vindas”) diferente.

O segundo passo foi a profissionalização. A Terapia do Riso passou a ser tema de pesquisa e de conversa entre elas, que se matricularam em um curso. (...) A inspiração do projeto veio do popular Doutor Patch Adams: “Até onde sabemos, nós somos o único grupo de Joinville a trabalhar com pacientes adultos”, destaca Daniela. Cientificamente, o riso é apontado como um aliado do corpo e entre os principais benefícios, estão a liberação de endorfina e o relaxamento muscular. (...) (Por Amanda Miranda para o Jornal de Joinville)
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2905244.xml&template=4187.dwt&edition=14700§ion=885


Postado em 15/maio


Festival Mercado do Riso de Humor mescla novos talentos e atores consagrados
O 1º Festival do Mercado do Riso de Humor, será realizado de 28 a 30 de maio no Teatro Sesiminas/BH (...). O evento tem como objetivo oferecer oportunidades aos novos humoristas mineiros e nacionais de mostrarem seu talento nos palcos de BH. A cada apresentação, um ator renomado terá seu show aberto por comediantes que estão iniciando a carreira.

(...) “A proposta é que Minas Gerais mostre para o Brasil esses nomes, de forma que não sejam mais esquecidos. O Festival Mercado do Riso quer mostrar que para fazer um bom show de humor basta talento
e nada mais”, explicam os produtores Eduardo Brandão e Guilherme Rabelo. Mais Informações: (31) 3889-2003
http://www.sortimentos.net/?p=26730


Postado em 14/maio


Rir faz bem ao coração!
No dia 11 de Maio, as psicólogas Eveline Cunha e Maíra Diniz, participaram da III Semana de Cardiopneumologia promovida pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP), actualmente localizado em Vila Nova de Gaia, liderando uma sessão temática de Yoga do Riso - Dos 80 aos bebés – o sorriso ao longo da vida.
http://www.saberesorrir.com/2010/05/14/riso-faz-bem-ao-coracao/


Postado em 13/maio


MBigucci mostra Big Riso em revista
A construtora e incorporadora MBigucci, com sede em São Bernardo, acaba de lançar a nova publicação institucional do Big Riso - Programa de Responsabilidade Social da empresa. A revista traz uma matéria sobre a experiência de voluntários na Rússia, acompanhando o médico Patch Adams, precursor da humanização em hospitais. Uma reportagem sobre a participação do Big Riso no Teleton completa a revista.

(...) Fundado em 2004 por Roberta, o Big Riso tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças com câncer. Para isso, colaboradores da empresa e demais voluntários se vestem de palhaço e visitam semanalmente setores de oncologia pediátrica de três hospitais públicos. O grupo já visitou cerca de 5 mil crianças e adolescentes. (Da Redação)
http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=9571


Postado em 12/maio


O Poder Terapêutico do Riso
Desde crianças ouvimos a expressão 'rir é o melhor remédio'. Mas este conceito nunca foi tão levado a sério como nos últimos tempos. O riso agora é considerado terapia, comprovada por estudos médicos e com resultados surpreendentes.

O simples esboçar de um sorriso, o riso ou uma gargalhada bem gostosa - e quanto mais intensa melhor - cria uma onda vibratória que propicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional. Protege ajudando a nos prevenir de várias enfermidades.

(...) Cientificamente o riso é um grande estimulador, ele é responsável por mandar a ordem ao cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas. Essas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor e conseqüentemente do riso, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior.

(...) Pessoas que sofrem de raiva crônica têm alta incidência de pressão sanguínea elevada, níveis mais altos de colesterol e são mais vulneráveis a ataques cardíacos. Enquanto a raiva, a depressão e a frustração perturbam a função de muitos sistemas fisiológicos, incluindo o sistema imune, o riso ajuda estes sistemas a funcionarem melhor. Por exemplo, o riso ajuda o sistema a aumentar o número de células que auxiliam contra infecção, as células T, no sangue. O riso também pode promover mudanças hormonais benéficas. (...) (Por Daniel)
http://meubloguezinho-dudu.blogspot.com/2010/05/o-poder-terapeutico-do-riso.html

Vocês estão notando como o Riso, a Alegria e o Bom Humor têm estado presente na pauta de quase todos os dias desde que começamos com o Blog ESPAÇO DO RISO? Isso me deixa muito feliz e dá coragem para continuar insistindo na ajuda de vocês para divulgarmos estas notícias cada vez mais para um número maior de pessoas. Conto com vocês!!!

Um Forte Abraço com Coçadinhas do Doutor Risadinha