domingo, 16 de agosto de 2009

UM DIA SEM RISO É UM DIA PERDIDO

Eh Eh Eh Turminha do Riso, que beleza de Domingão, né! Êta tempo bão...

E desejo que com as notícias da semana sobre o Riso que lhes apresentarei agora, este domingão fique ainda melhor. Mas antes de tudo, vamos juntos dar uma deliciosa gargalhada: Quiá Quiá Quiá Rá Rá Rá Ah Ah Ah Ah .....

Apesar de termos tido a grande perda do comediante português Raul Solnado, conhecido como “senhor Gargalhada” que em 1973 participou ao lado de Chico Anysio, de um momento histórico da televisão brasileira: a estréia do programa dominical "Fantástico", tivemos em contrapartida a publicação de duas importantes pesquisas sobre o poder do Alegria em nossa vida e saúde, uma afirmando que “Mulheres otimistas vivem mais” e outra concluindo que “Pessoas ficam mais felizes quando envelhecem”.

Foi publicado também um excelente artigo escrito pelo Ph.D João de Fernandes Teixeira sobre o Riso na visão de famosos Filósofos e muitas outras matérias que reafirmam aquilo que venho pregando: o Riso nos proporciona um poderoso efeito transformador em nossas vidas. E como dia sem Riso é um dia perdido, estamos recebendo a graça a Deus por ele esta presente em todos os nossos dias. Confiram algumas das matérias nas postagens abaixo:


Postados em 14/ago

Das gargalhadas no cinema mudo ao riso nervoso em "Bruno"
Entre outras jóias, o segundo número da revista “Serrote”, que acaba de sair, traz um texto de James Agee (escritor, jornalista e crítico de cinema: 1909-1955) publicado originalmente na revista “Life”, em 1949, e até então inédito em português, intitulado “A grande era da comédia”, sobre a geração de comediantes americanos do tempo do cinema mudo.
O texto começa com uma magnífica definição sobre os quatro níveis de riso que os comediantes do cinema conseguem obter com suas piadas: o riso abafado, o uivo, a risada e a gargalhada. Escreve Agee:
“O riso abafado é apenas um riso abafado. O uivo é um riso abafado, porém prolongado. Todo mundo que já sentiu esse prazer sabe o que é uma risada. A gargalhada é a risada letal. A boa gargalhada ... é aquela que leva a vítima a subir essa escada de risos até o topo, controlando cruelmente cada um de seus degraus, para então balançá-la, sacolejá-la, fazê-la vibrar e tremer, até que a vítima implore por clemência. Após um curtíssimo intervalo para recuperação, ela sente novamente a primeira comichão perversa provocada pelo comediante e começa a subir uma nova escada”.
Existe também um tipo de riso que Agee não descreveu em seu texto – o riso nervoso. Trata-se de um riso abafado, mas repetido, de forma sincopada, semelhante, às vezes, a um choro. Rimos assim quando achamos graça, mas também sentimos pena de quem está nos fazendo rir. (Por Mauricio Stycer, repórter especial do iG)
http://ultimosegundo.ig.com.br/mauricio_stycer/2009/08/14/das+gargalhadas+no+cinema+mudo+ao+riso+nervoso+em+bruno+7856991.html

Oficinas do Riso
O fato é que, embora o oxigênio, água e comida sustentem nosso corpo físico, o Riso e o Bom-Humor, são os principais responsáveis por dar sentido, perspectiva e cor à nossa vida. O riso proporciona literalmente maior inspiração, portanto maior capacidade de percepção, vitalidade, ânimo e gratidão.As oficinas do riso acontecem com muita alegria, cor, risos e gargalhadas, porém 80% dos seus exercícios são para treinar o resgate da capacidade do riso e bom-humor internos. (Por Victória Loriggio)
http://minhavictoria.net/blog/?p=791&cpage=1#comment-87


Postados em 13/ago

A Gargalhada (de Eça de Queiroz)
"A gargalhada nem é um raciocínio, nem uma idéia, nem um sentimento, nem uma crítica: nem é o desdém, nem é a indignação; nem julga, nem repele, nem pensa; não cria nada, destrói tudo, não responde por coisa alguma! E no entanto é o único inventário do mundo político em Portugal.Um governo decreta? Gargalhada. Fala? Gargalhada. Reprime? Gargalhada. Cai? Gargalhada.E sempre a política, aqui, ou pensando, ou criando, ou liberal ou opressiva, terá em redor dela, diante dela, sobre ela, envolvendo-a, como a palpitação de asas de uma ave monstruosa, sempre, perpetuamente, vibrante, cruel, implacável – a gargalhada!" (Por Crocodilo)
http://afonsocerqueira69.blogspot.com/2009/08/gargalhada.html

Começando pelo Riso
A Ciência definitivamente já comprovou o grande poder de cura pelo riso. Estudos conduzidos no Japão e em Loma Linda, na Califórnia, chegaram à conclusão de que doentes expostos ao riso tiveram aumentados os níveis de imunoglobulina e de células sadias.Explica-se: coração e pulmões são estimulados. O coração bate mais rápido e a pressão arterial se eleva temporariamente. Você respira mais profundamente e oxigena maior volume de sangue. Seu corpo libera endorfinas, seu natural matador de dores, e você produz mais imuno-células. Você queima 78 calorias a mais do que se estivesse em estado de repouso. Seu diafragma, músculos faciais e todos os órgãos internos são chamados a praticar uma espécie de ginástica sem sair do lugar.Depois que você riu, seus músculos e artérias relaxam. Isto é magnífico para diminuir a dor. Também, sua pressão sangüínea baixa e seu pulso cai abaixo do normal por alguns momentos. Alguns pesquisadores afirmam que tudo isto também auxilia a digestão.Mais tarde, em uma das revistas da Fundação dos Amigos do Arkansas Children’s Hospital, li e anotei: “A merry heart makes a cheerful countenance, but low spirits sap a man’s strength”, que livremente traduzi: Um coração alegre faz um semblante feliz, mas um triste, consome as forças de um homem. (Por Braga)
http://sentirparaajudaracurar.blogspot.com/2009/08/comecando-pelo-riso.html


Postados em 12/ago

O RISO
Desconfio das pessoas que não riem. Os cientistas dizem que o riso é, na espécie humana, universal e inato. Que nem sequer é um comportamento aprendido ou induzido por imitação. Demonstrou-se que crianças cegas e surdas, que nunca viram nem ouviram rir, riem de forma exatamente igual às outras. Os próprios macacos riem, à sua maneira. Ratos em laboratório foram observados a emitir uns guinchos esquisitos que, ficou provado, constituem a sua versão roedora de gargalhadas.
Isto não é de admirar. Se o riso está gravado nos nossos genes, é normal que o seu trajeto evolutivo seja detectável nas outras espécies.
Estudos estatísticos dizem que quem não ri tem mais probabilidades de sofrer de hipertensão e ataques cardíacos, ou de contrair doenças psiquiátricas, ou mesmo o cancro.
Riso é comunicação. Significa: não estou bem sozinho, preciso de ti. Ou: a minha existência é tão absurda como a tua, não vale a pena sermos inimigos. Ou apenas: estou feliz, e quero fazer-te feliz.
Quando alguém é incapaz de dar uma gargalhada, fico desconfiado. As pessoas que não riem são aquelas que só riem nas nossas costas. (Por Paulo Moura)
http://reporterasolta.blogspot.com/2009/08/o-riso.html

Vocês estão rindo de que?
Eu até tentaria explicar do que estávamos rindo, mas explicar pra que? Ninguém acharia graça mesmo, afinal, qual o sentido de rir do nada, sem motivo ou razão?
Depois de rir até a barriga doer e ter que me segurar para não fazer xixi nas calças, com os olhos cheios de lágrimas de tanto rir, recuperei e o fôlego e fiquei pensando: “Quantas pessoas ainda são capazes de rir assim?”
Porque, você sabe, a gente esquece, às vezes, esquece… e só lembra que esqueceu quando se escangalha de tanto rir e pensa: “Nossa, não lembro a última vez que eu ri tanto assim…” (Por Roberta Simoni)
http://janeladecima.wordpress.com/2009/08/12/voces-estao-rindo-de-que/

Apenas Sorria
Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente.
Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina - substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.Incorpore o bom humor no seu dia-a-dia. Vista-se de sorrisos e abrace o mundo com toda a sua atenção e delicadeza. (Por Bruno Neiva)
http://soumsorriso.blogspot.com/2009/08/apenas-sorria.html


Postados em 11/ago

Mulheres otimistas 'vivem mais', diz estudo
Mulheres otimistas correm menos riscos de ter doenças cardíacas e vivem mais - de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos. Uma pesquisa anterior, feita por especialistas holandeses, já havia concluído que o otimismo reduz o risco de problemas cardíacos em homens.
Quase cem mil mulheres participaram do novo estudo, publicado na revista científica Circulation. A investigação concluiu que as pessimistas tendem a apresentar pressão mais alta e índices mais altos de colesterol.
Mulheres otimistas tiveram 9% menos chances de desenvolver problemas cardíacos e 14% menos chances de morrer por qualquer causa após oito anos de acompanhamento.
Em comparação, mulheres cínicas, que cultivam sentimentos hostis ou não confiam nos outros, apresentaram 16% mais probabilidade de morrer dentro do mesmo período.
Uma possível explicação, segundo os pesquisadores, é que as otimistas talvez sejam mais capazes de enfrentar adversidades e talvez sejam mais capazes de cuidar de si próprias quando ficam doentes. (BBC Brasil)
http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/08/11/mulheres+otimistas+vivem+mais+diz+estudo+7802949.html

Os Filósofos, o Riso e a Neurociência
As teorias do riso na história da Filosofia são muitas, começando desde a Antiguidade. Platão e Aristóteles, por exemplo, diziam que o riso vem de certo sentimento de superioridade pelo qual expressamos nosso desprezo por aqueles que julgamos inferiores.
Na época moderna, filósofos como Kant também escreveram sobre o riso. Na sua Crítica da razão pura ele dizia que o riso faz bem à saúde, pois massageia os intestinos e o diafragma. Essa idéia seria retomada séculos mais tarde pelo médico indiano Madan Kataria, que a partir de 1995 fundou os clubes do riso.
No início do século XX, Henri Bergson escreveu um ensaio sobre o riso onde sugere a idéia do riso como o rompimento com o mecânico, com o automatismo que permeia constantemente nossa vida cotidiana.
Não muito distante da época em que Bergson publicou seu ensaio sobre o riso encontramos a obra de Freud, Os chistes e suas relações com o inconsciente, de 1905. Sua teoria consiste em dizer que o chiste (ou a piada) é um mecanismo pelo qual liberamos impulsos socialmente reprimidos, frequentemente relacionados ao sexo e à agressividade. Pelas piadas expressamos o que não temos coragem de falar, ou seja, proposições machistas, racistas, xenófobas e assim por diante.
Hoje em dia, as teses de Bergson e Freud estão dando lugar a teorias neurocientíficas e antropológicas que visam explicar os mecanismos de produção do riso por meio de estudos do cérebro e do comportamento, não só de humanos, como também de primatas.
Há pesquisas sobre esse tema sendo feitas também por cientistas cognitivos, como é o caso, por exemplo, do laboratório do riso, criado na Inglaterra e que tem um site que vale a pena visitar (www. laughlab.co.uk).
Do ponto de vista da Filosofia da Mente, o riso também coloca uma questão muito interessante no que diz respeito aos problemas da causação mental, pois ao analisa-lo, nos deparamos com a necessidade de explicar como um relato (a piada) que nada contém de sensível pode produzir uma sensação de prazer.
O neurocientista Ramachandran desenvolve hipótese semelhante ao nos falar das origens evolutivas do sorriso. Sua hipótese é a de que o sorriso deve ter surgido para abortar situações nas quais seres humanos se aproximavam de outros com caretas ameaçadoras, mas que, ao reconhecer o outro como amigo ou conhecido, podiam interromper a expressão de ameaça, substituindo-a pelo sorriso. Para ele, "o sorriso é uma resposta de orientação abortada, da mesma forma que o riso". Algo não muito distante da ideia de que se uma piada libera a agressividade reprimida, o riso a interrompe e não deixa essa agressividade prosseguir. (Por João de Fernandes Teixeira, ele é Ph.D. pela University of Essex, Inglaterra e se pós-doutorou com Daniel Dennett nos Estados Unidos. É professor titular na Universidade Federal de São Carlos - www.flosofadamente.org - Fonte: Revista Filosofia - http://conhecimentopratico.uol.com.br/filosofia/ )
http://blog.controversia.com.br/2009/08/11/os-filsofos-o-riso-e-a-neurocincia/

Crianças da rede pública de saúde recebem terapia do riso
As crianças internadas nas Unidades de Pediatria e Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) receberam a visita do artista comediante Sérgio Malandro no domingo (9). A visita do artista faz parte da ação social realizada pelo grupo da Terapia do Riso, que tem como objetivo trazer a Brasília, a cada mês, um espetáculo com artistas de renome nacional.
Foram distribuídos brinquedos, livros didáticos e de histórias infantis. “A Terapia do Riso leva a alegria para fora dos palcos, deixando a caixa cênica e chegando até onde estão as pessoas que precisam mais sorrir”, disse a produtora e diretora do projeto Terapia do Riso, Ana Nazareth. (pela Agência Brasília)
http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia_new.php?IdNoticia=111850


Postado em 08/ago

Morre em Lisboa o comediante Raul Solnado
Morreu na manhã deste sábado, em Lisboa, o comediante português Raul Solnado. Chamado no país de Senhor Gargalhada, o ator tinha 79 anos e estava internado no Hospital de Santa Maria. Ele faleceu em decorrência de complicações cardiovasculares e seu corpo será cremado neste domingo no cemitério dos Olivais.
Na década de 60, Solnado veio para o Brasil e estrelou os programas "Raul Show... naldo", na TV Rio, e "Sete no sete", na Record. Em 1973, o comediante participou, em uma esquete ao lado de Chico Anysio, de um momento histórico da televisão brasileira: a estréia do programa dominical "Fantástico". O ator foi casado com a brasileira Joselita Alvarenga, com quem teve dois de seus três filhos.
Solnado também foi, em Portugal, recordista em venda de discos, mesmo sem ter cantado nem uma música. O ator superou famosa fadista Amália Rodrigues com os LPs dos monólogos "A guerra de 1908" e "A história da minha vida".
Conheçam o “senhor Gargalhada” acessando: http://aeiou.expresso.pt/fotogaleria-o-senhor-gargalhada-fechou-os-olhos=f529985
http://oglobo.globo.com/cultura/revistadatv/mat/2009/08/08/morre-em-lisboa-comediante-raul-solnado-757228486.asp

Pessoas ficam mais felizes quando envelhecem, diz estudo
A maioria das pessoas fica mais feliz quando vai ficando mais velha, segundo um estudo americano que analisou o comportamento de idosos com mais de 90 anos de idade. Apesar de preocupações com saúde, dinheiro, mudanças de classe social e a perda de pessoas próximas, os psicólogos acreditam que a velhice é uma fase boa da vida, já que os idosos tendem a aproveitar ao máximo o tempo que resta e sabem como evitar situações que os fariam sentir tristeza ou stress.
O chefe de políticas públicas da organização britânica Age Concern, Andrew Harrop, disse que o estudo traz boas notícias: "Para muitas pessoas, a velhice representa medo e preocupação. Muitos jovens assumem que envelhecer é um processo que inevitavelmente vai trazer doença, fragilidade, menos independência. No entanto, isso está longe da verdade em muitos casos. ... Muitos idosos levam vidas ativas e saudáveis, enriquecidas pela experiência e o aprendizado." Para Harrop, a pesquisa mostra que os mais velhos ainda têm contribuições importantes a fazer para a sociedade. (BBC Brasil)http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/08/08/pessoas+ficam+mais+felizes+quando+envelhecem+diz+estudo+7762911.html


Então é isso aí pessoal, continuem divulgando o Riso para toda rede de relacionamento e com isso estaremos fazendo nossa parte na conquista por um Mundo melhor, mais saudável e divertido.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®