quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Doutor Risadinha reforça que Sorrir torna a vida melhor e mais longa!

Olá turminha, tudo bem? Segue abaixo matéria curta e grossa (no bom sentido) publicada em 4 de agosto por Corporemax com o título “Sorria sempre e viva melhor!”. Acompanhem:

O sorriso é provocado por pensamentos alegres, que deixam o estresse longe. Sorrir faz o cérebro produzir endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Quem sorri mais vive melhor, atrai mais olhares, constrói relações mais sólidas e faz até com que o sistema imunológico do nosso organismo estimule ação dos anticorpos, ou seja, evita doenças! O riso eleva também a frequência cardíaca, provoca dilatação das artérias, melhora o funcionamento dos pulmões e aumenta a quantidade de saliva, o que ajuda a manter a boca limpa e sem mau hálito!

Então, leve a vida numa boa, afaste os pensamentos negativos, procure se relacionar com pessoas alegres e não dê importância a problemas menores. Ao contrário, ria deles!

Marcelo Pinto, O Palestrante do Bom Humor fala ao Portal TERRA sobre "A Risada contra a Dor"

Tudo bem pessoal! Confiram parte da matéria veiculada em 21 de julho no Portal de Notícias TERRA com o título “Da Piada mais Engraçada ao 1º Riso: cientistas estudam a Risada”. Eu participei da matéria com o sub-título “Risada contra a dor”. Confiram abaixo:

A gelotologia (mais conhecida como risologia no Brasil) é a disciplina que estuda o riso, o humor e seus efeitos sobre o corpo, a partir de uma perspectiva científica, médica, psicológica e fisiológica. O estudo do riso se intensificou na década de 60, com o depoimento de Norman Cousins em seu livro Anatomia de uma doença, no qual ele descrevia um tratamento médico associado a ações de bom humor e risadas.

Nessa época, surgiu também o movimento de humanização do ambiente hospitalar, defendido e propagado por Hunter "Patch" Adams, que teve Robin Williams como protagonista de sua história no filme O Amor é Contagioso(2008). Conforme Lambert, "A alegria e o riso são importantes, porque as endorfinas e as serotoninas têm ação antidepressiva, elas ajudam a espantar o baixo astral, o mau humor e a irritabilidade", explica Lambert.

Foi buscando uma forma de se distrair e esquecer do estresse da profissão que o advogado Marcelo Pinto, hoje conhecido como Dr. Risadinha, desenvolveu seu interesse pela risologia nos anos 2000. Após começar um trabalho voluntário, em 2003, o objetivo de compartilhar os benefícios e a importância do riso para a saúde se intensificou. "O riso e especialmente a gargalhada funcionam como uma forma de catarse, ou seja, um meio de extravasar as emoções, aliviando as tensões diárias e reduzindo conflitos, além de trazer uma infinidade de benefícios para a nossa saúde", argumenta o autor do livro Sorria, você está sendo curado (Editora Gente, 2008).