segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Doutor Risadinha fala sobre a Fisiologia do Riso

Doutor Risadinha mostra a diferença entre o Sorriso Verdadeiro e Falso

Fala aí Turminha do Riso, tudo legal? Olhem a seguir que interessante matéria encontrei neste domingo (12/dez/10). Ela foi pastada pela Luiza Raissinger, sob o título "Sorria Verdadeiramente" que nos traz uma pesquisa publicada na BBC de Londres, destacando as diferenças entre o Sorriso Falso e Verdadeiro. Achei muito legal e por isso compartilho com vocês:
Sorria verdadeiramente

Entre os seres humanos o sorriso é uma expressão que geralmente denota prazer, felicidade, alegria ou diversão, mas que também pode demonstrar involuntariamente ansiedade, malícia ou socialmente educação e é caracterizada pela flexão dos músculos próximos das duas extremidades da boca.

De acordo com o site da BBC a maioria das pessoas não sabe diferenciar um sorriso verdadeiro de um sorriso falso, uma vez que ambos podem ser muito parecidos. Uma explicação possível é que "pode ser mais fácil para as pessoas continuarem uma atividade se nem sempre souberem o que os outros realmente estão sentindo."

O sorriso verdadeiro e o falso mexem com diferentes músculos que são ativados por partes diferentes do cérebro. Os sinais para cirar o sorriso falso partem da porção consciente do cérebro, enquanto que o sorriso verdadeiro é automático, ou seja, é controlado pelas partes inconscientes do cérebro e passam pelas partes do cérebro que ontrolam as emoções. Mas como diferenciá-los? Para isso existem algumas pistas:

- No sorriso verdadeiro é impossível controlarmos o músculo orbicular ocular que fica ao redor dos olhos que é contraído, fazendo com que se formem rugas.

- No sorriso sincero os músculos em torno da boca "Risório" ( que faz com que os cantos da boca sejam puxados ) e o orbicular ocular (bochechas erguidas) atuam juntos, fazendo também com que os olhos se fechem, ou permaneçam entreabertos. Além disso, "a parte entre os olhos e as sombrancelhas, bem como a extremidade destas, se inclinam levemente para baixo." (BBC)


- No sorriso falso o músculo contraído é o zigomático, que faz com que os cantos da boca sejam erguidos. Neste tipo de sorriso, nem sempre os músculos em torno dos olhos se contraem, fazendo com que as rugas não apareçam.

Há quinze músculos faciais envolvidos na gargalhada. Enquanto isso, seus pulmões também entram em ação. Às vezes, quando você tem uma boa gargalhada, ou "ri até chorar, ou sai de um filme engraçado ou uma noite de comédia em que você tem" riu o seu coração para fora ", você sentiu um pouco como um pano molhado - Sim? Bem, a razão para isto é que você acabou de ter um ótimo treino aeróbico. Quantos músculos que isso envolve? Normalmente 4 e cerca de 35 para a carranca: agora você sabe quantos músculos usa para franzir a testa ou sorrir. Então sorrir parece ser a melhor opção.

O humor é a percepção cognitiva da incongruência brincalhão. Felicidade é a emoção positiva, que acompanha o humor. Rir é o vocal comportamento respiratório que comunica essa emoção para os outros. As conclusões sobre alegria, humor e riso são as seguintes:

Humor (quando usado adequadamente e com sensibilidade) :
• Reduz o estresse, ansiedade e tensão
• Promove o bem-estar psicológico
• Aumenta a auto-estima
• Melhora as interações e relações interpessoais
• Cria uma identidade de grupo, a solidariedade ea coesão
• Melhora a memória (para informação humorística)

Alegria:
• Aumenta a tolerância à dor
• Eleva o humor
• Aumenta a esperança, energia e vigor
• Depressão e ansiedade neutraliza
• Melhora o pensamento criativo ea resolução de problemas
• Aumenta a simpatia e disponibilidade

Riso:
• Intensifica alegria
• É contagiosa (induz a alegria nos outros)
• Aumenta a atração interpessoal ea proximidade
• Exercita os músculos respiratórios

Então, vamos rir mais ... ..UMA CURIOSIDADE LEGAL: LEVA-SE 50 MÚSCULOS PARA MEXER PARA FAZER UMA CARETA E APENAS 13 PARA SORRIR.
http://lukareissinger.blogspot.com/2010/12/sorria-verdadeiramente.html

Doutor Risadinha concorda com Susan Sparks: Riso, Alegria e Espiritualidade devem andar juntos. Amor é sinônimo de Alegria!

Olá Pessoal, tudo beleza? Trago para vocês um artigo publicado no New York Times, que encontrei neste domingo, 12 de dezembro de 2010, sobre uma Pastora humorista que faz enorme sucesso afirmando que RISO, ALEGRIA E ESPIRITUALIDADE andam juntos. Ela se chama Susan Sparks e era advogada. Qualquer semelhança com o Doutor Risadinha é mera coincidência!!! Gostei muito do artigo, pois ele vem reafirmar uma posição que sempre defendo, qual seja, de que a Religião deve andar de mãos dadas com a Alegria e Diversão, pois não podemos conceber o Amor separado da Alegria. Confiram a seguir esta maravilhosa matéria sob o título "Servindo a Deus com humor e consultoria legal".

Foi necessário uma viagem de dois anos ao redor do mundo para que Susan Sparks conseguisse identificar sua missão de vida: encontrar o lado engraçado da religião.

Quinze anos atrás, a hoje pastora Susan Sparks sequer frequentava a igreja. Era uma advogada do Citibank, elaborando contratos e fazendo defesa de processos. Tarde da noite, exercitava seu talento natural para fazer as pessoas rirem, apresentando shows de comédia stand-up em clubes pequenos de Manhattan.

Mas quando ia para a cama à noite, Sparks sentia uma falta de sentido na vida: “Meus pais me ensinaram a deixar as coisas melhores do que as encontrei”, lembra ela. “Costumava me deitar e pensar ‘O que eu deixei melhor hoje?’” Então, decidiu largar seu emprego, arrumou as malas e partiu para encontrar sua verdadeira vocação.

“Fui criada de forma muito conservadora – e alienante – na tradição Batista do Sul dos EUA. Aquilo era tudo o que conhecia”, disse Sparks. “Eu queria me aprofundar em novas religiões”.

Ela passou algum tempo vivendo com uma família hindu na Índia, meditou com os monges budistas no Nepal e visitou um imã muçulmano no Cairo. No entanto, a virada aconteceu no orfanato de Madre Teresa de Calcutá, onde conheceu uma criança surda de 5 anos chamada Anna. Sentada no colo de Sparks, Anna colocava o ouvido contra o peito dela. Sparks riu e Anna, sentindo as vibrações, gritava de alegria. “Fizemos isso durante horas”, diz Sparks. “Foi como se Deus me desse um sinal: “Riso e espiritualidade andam juntos!”

De volta à Nova York, matriculou-se em um seminário, com a esperança de poder usar seu senso de humor para ajudar as pessoas a verem o divino de forma mais alegre.

Desde 2000, Sparks é parte do ministério pastoral da Igreja Batista de Madison Avenue, pregando sobre temas como “O que os cristãos podem aprender com os fãs de Elvis”. Ela garante: “Eles acreditam que o seu rei está vivo, queridos, todos nós podemos ter um pouco mais desse tipo de fé”.

Em maio deste ano, Sparks publicou seu primeiro livro, Laugh Your Way to Grace [Rindo depois de entender a Graça]. “Se você consegue rir de si mesmo, poderá perdoar-se”, diz ela. “E se você consegue perdoar a si mesmo, então poderá perdoar os outros.”

Quando a agenda de sua igreja permite, Sparks percorre o país com o rabino/humorista Bob Alper e o comediante muçulmano Azhar Usman, usando a religião como base para seu show. Em seu repertório, ela brinca com assuntos que são tabus para muitos cristãos, como o sexo.

Sparks explica que humor e ministério fazem a mesma coisa. “Ambos ajudam as pessoas a sentirem-se menos sozinhas. Isso é algo que traz cura.”

http://www.genizahvirtual.com/2010/12/pastora-humorista-faz-enorme-sucesso.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Genizah+%28Genizah%29

Doutor Risadinha apóia o Palhaço e seu poderoso Nariz Vermelho.

Turminha do Riso, encontrei uma postagem que é uma jóia rara, e portanto não poderia deixar de compartilhar com vocês. Ela foi escrita por Paulo Amaral, que é Professor de História, ator e palhaço, com a colaboração de Bolívar Marini e Pedro Amaral. Recebe o título de "Um aplauso e uma gargalhada!" para comemorar o Dia Nacional do Palhaço (10/dezembro). Ela foi postada no próprio dia 10 e gostei muito pelo fato de fazer justiça ao Palhaço e levantar uma bandeira que venho defendendo há anos, sobre a injustiça de usar a imagem do Palhaço atrelada à escandâlos e coisas erradas, inclusive sobre a utilização do nariz vermelho como forma de protesto, quando na verdade o seu poder é muito maior e positivo. Confiram a leitura e depois me digam se tenho ou não razão. Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA.


Um aplauso e uma gargalhada!

No dia Nacional do Palhaço, comemorado em 10 de dezembro, um aplauso e uma gargalhada a este personagem tão antigo quanto o próprio teatro, que durante séculos se transforma para fazer de um ato um momento de alegria. Um aplauso e uma gargalhada a este que na Europa dos tempos médios foi o bobo da corte, e com ironia, graça e simpatia, alegrou, mas também disse as verdades a uma corte hipócrita e devassa. Um aplauso e uma gargalhada à coragem do palhaço, pois é preciso muita fibra para enfrentar a rabugice, o mau humor, o destempero e o desrespeito de alguns que acham que ser palhaço é ser bobalhão, ignorante, tonto, simplório, idiota...

Neste dia, um aplauso, uma gargalhada e uma reflexão: Palhaço não é político corrupto, pois este é aquele que se deixou corromper e age ilegalmente por conta dos próprios interesses; O único interesse do palhaço é o seu semelhante. Palhaço não é adjetivo para denegrir a imagem de ninguém, pois ser palhaço é ser alegre, inventivo, performático e espontâneo. Tampouco são palhaços aqueles que lutam por direitos junto aos governos e instituições. É justa a luta, é justa a reivindicação, é correta a manifestação democrática, mas o nariz de palhaço não deve ser o símbolo que marca estas lutas. Por que o nariz do palhaço é algo quase divino, é ele que reflete o olhar do ser humano por trás do artista. E o nariz é o significante, o código que inter-relaciona o artista e o seu público. Nessas manifestações as pessoas utilizam o nariz do palhaço para expressar que estão sendo enganadas pelo governo ou por alguma instituição. Isso não representa o palhaço, por que o palhaço não é aquele que é enganado.

Neste dia, nossa saudação aos palhaços doutores que alegram crianças e adultos enfermos em leitos de hospitais pelo mundo afora. Aos palhaços dos circos, do teatro, da televisão, dos filmes, da rua, nossa homenagem em forma de reverência: Palmas e Gargalhadas!
http://www.alegrete.com.br/alegretenovo/modules/news/article.php?storyid=1588