quinta-feira, 30 de maio de 2013

Doutor Risadinha comemora neste 1º de Junho o Dia do Crachá! Gostou da idéia? Então confira este artigo.

Olá Pessoas Risonhas, tudo belezinha? Descobri hoje mais uma data muito legal para comemorarmos: O NAMETAG DAY ou dia do Crachá. É um movimento de humanização das relações muito legal, celebrado no dia 1º de Junho, ou seja, neste Sabadão! Fiquei conhecendo esta data ao ler o interessante artigo postado pela Claudia Bouman em 29/05/13 no site Percepta MKT. Confiram abaixo e sintam-se convidados a celebrá-lo neste sábado, saindo às ruas com um crachá com seu nome, visando quebrar o gelo na aproximação das pessoas. Muito legal. Valeu Claudia!!!

NAMETAG DAY, Dia do Crachá ou Humanização?

No dia 1/06/2013, “New York City” faz o NameTag Day – é um evento para estimular as pessoas a utilizarem um tag com seu nome ao andar pela cidade. Lembrei-me da época de criança, quando íamos às excursões pela escola e tínhamos que estar identificados para não nos perdermos.

O objetivo desta ação é fazer com que as pessoas interajam espontaneamente, quebrando uma barreira inicial e fortalecendo o elemento humano da experiência.  No museu, eu deixava de ser a menina loirinha travessa que corria pelos corredores, tinha muito mais peso quando a professora chamava meu nome – Claudia, não corra! O mesmo acontece quando somos servidos por um garçom no restaurante, parece que ficamos mais próximos a ele, quando reconhecemos que ele tem um nome. E o inverso também é verdadeiro, quando chegamos em um local público e somos reconhecidos pelo nome, saímos inconscientemente do patamar de reles indivíduos para uma posição de destaque.

Dizem que é uma estratégia de quebra-gelo, mas eu diria que é muito mais que isto. (...) Esta é uma realidade do nosso dia-a-dia e percebemos que os cidadãos norte-americanos querem vivenciar mais esta experiência. Se as pessoas gostam disto, podemos explorar cada vez mais este lado personalizado na relação empresa-cliente. Fazer com que a relação fique mais humanizada e afável. Tratar cada pessoa pelo seu nome, dar um sorriso, ser cortês, tirá-la do atendimento padrão – Pois não, senhor?  – Para, – Olá Fernando, o que você precisa? Fazer com que a relação entre marca e consumidor seja mais espontânea, diminuindo as distâncias e fortificando o lado humano do processo de atendimento e vendas. Vamos humanizar nossas relações. 

Marcelo Pinto, o Doutor Risadinha, reforça o Bom Humor como Competência profissional altamente valorizada!

Bom Dia Turminha! Trago para vocês um artigo muito legal postado por Filipe de Paiva em 28/05/13 no site Salada Corporativa, tratando com Bom Humor como uma Competência Profissional muito valorizada atualmente, assim como venho defendendo nos últimos anos em minhas palestras por todo este Brasilzão.
Confiram o texto na íntegra, com o título "Trabalhando com Bom Humor", pois vale muito à pena:

TRABALHANDO COM BOM HUMOR

Quando se fala sobre as competências essenciais para ser um bom profissional, logo são apontadas características como foco, engajamento, garra, determinação, vontade de aprender, ousadia para enfrentar os mais diversos desafios, bom relacionamento interpessoal… Entretanto, muitos parecem deixar de fora uma questão tão importante quanto as supracitadas: o bom humor. Afinal, de que adianta ter as melhores habilidades e toda a experiência do mundo no cargo que ocupa se o ambiente de trabalho for estressante e desmotivador?
Fundamental esclarecer que não estamos falando daquele bom humor baseado em piadinhas, ironias ou deboche, mas da educação, da habilidade de enxergar o lado bom das coisas e tirar proveito delas, de conseguir manter um sorriso sincero no rosto mesmo nas situações mais difíceis e, consequentemente, inspirar aqueles que estão ao seu redor a fazerem o mesmo.
Um profissional, seja qual for sua posição na hierarquia empresarial, que seja bem humorado com seus colegas, superiores e subordinados demonstra ter inteligência emocional. Ou seja, é capaz de reconhecer seus próprios sentimentos e os alheios e, mais que isso, lidar com eles. Alguém que sabe trabalhar bem com as emoções, sejam suas ou de terceiros, pode voltá-las para algum foco em particular e transformá-las em catalisadores que fazem toda a diferença na produtividade – na vida e/ou na empresa.
Ter bom humor é uma característica poderosa em termos profissionais. Demonstra sagacidade, rápida interpretação das mais diferentes situações. O humor traz consigo um ar de leveza, alto astral. As relações ficam mais fáceis, pois o gelo é quebrado e as resistências, diminuídas.
Seria o bom humor uma competência como outra qualquer, que se desenvolve e aprimora com o tempo? Sim! Ao longo da vida, o ser humano aprende a lidar melhor com aquilo que o cerca e que está dentro de si. Tem mais clareza, mais foco, sabe reagir aos mais diversos acasos. E tudo isso evolui de forma constante – basta estar vivendo.
O bom humor é, antes de mais nada, um sinal de que a pessoa está equilibrada, bem consigo mesmo e, portanto, apta a dedicar seu tempo a outras atividades que não exclusivamente as resoluções de suas questões. Cérebro e coração caminham de mãos dadas e é possível enxergar o mundo de diversos ângulos. A mente, sempre alerta e ativa, se expressa por um dos mais simples e gratificantes atos do ser humano: o sorriso.
A produtividade agradece.
E você? Tem sorrido no trabalho?