quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia Mundial do Riso será comemorado pelo Doutor Risadinha em 02 de maio no Parque do Ibirapuera

Olá Turminha do Riso, tudo bem? Não vejo a hora de chegar o dia 2 de maio (Domingão) para comemorarmos juntos pela 2ª vez em São Paulo o Dia Mundial do Riso na Praça do Porquinho no Parque do Ibirapuera. Estou contanto com a participação de todos vocês.

E no Youtube, vocês estão conseguindo acompanhar a evolução do Doutor Risadinha? O que acharam? Quem ainda não conseguiu ver é só pesquisar no Youtube ( http://www.youtube.com/ ) por Doutor Risadinha e vocês conseguirão acessar quase 30 programas. Valeu ???

Na última 2ª feira, 12 de abril, o Doutor Risadinha tratou no programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA sobre o tema “Riso é Esporte”, entrevistando o Arnaldo Pedace e o Eraldo Lustoza, coordenadores da 4ª edição dos Jogos Abertos na Ind. Farmacêutica. Teve também o Aldão com mais uma de suas Piadas de Salão, acompanhado de mais 3 técnicas de riso esportivo no Clube da Gargalhada de São Paulo.

Agora para a próxima 2ª feira, 19/abril, o programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA homenageará o Dia do Índio, tratando da presença do Riso na tradição indígena. Será muito legal. Confiram acessando o site http://www.demaistv.com.br/ a partir das 10hs.

E o Dia Internacional da Diversão no Trabalho ainda continua rendendo frutos, pois consegui mais uma publicação que saiu na internet sobre nossa primeira comemoração no Brasil. Confiram: http://www.cliniseg.com.br/principal/home/?sistema=conteudos%7Cconteudo&id_conteudo=332

Beleza!!! Então agora vamos acompanhar o que saiu na internet sobre o Riso nestes últimos dias:

Postados em 08/abr


10 sugestões para calibrar a sua imagem profissional
Aparência, comportamento e comunicação são pilares da marca pessoal
Além de ser uma pessoa que cumpre bem a sua função, para ser visto como alguém especial e que merece uma promoção, o profissional deve atentar – e muito – para a sua imagem.
Dentre as 10 dicas para melhorar a sua imagem, segundo Maria Aparecida Araújo, consultora de comportamento profissional e Licia Egger, consultora de etiqueta corporativa, destacamos uma em especial:
Sorria - A simpatia e o bom humor tornam o ambiente sempre mais leve e gostoso de trabalhar. (Por Maria Carolina Nomura – IG São Paulo) http://empregos.ig.com.br/carreira/noticias/2010/04/08/10+sugestoes+para+calibrar+a+sua+imagem+profissional++9451628.html

Clown Pro Riso
Projeto de Intervenções teatrais mensais e itinerantes, a se darem em espaços públicos de diferentes localidades de Guarulhos. Estas se darão uma vez ao mês, aos sábados ou domingos, ficando a equipe idealizadora e promotora – Circo_Los Xerebas com a participação de convidados (em sua maioria, participantes do Ciclo de Oficinas). Durante o espetáculo são apresentadas esquetes e muita improvisação. Dessa forma criamos a possibilidade de vivência para os Clowns através da prática. (...)
http://xerebas.tropeiros.net/?p=443


Postado em 09/abr


Quando o Brasil se tornou o país da piada pronta
Mais do que fazer rir e melhorar um dia de estresse e trabalho, o humor tem feito o cidadão brasileiro chegar a algum lugar. (...) De acordo com Elias Thomé Saliba, historiador da USP e autor do livro "Raízes do Riso", apesar de existirem traços de humor em autores como o poeta Gregório de Matos (1631-1695), o humor brasileiro ganha impacto durante a Belle Époque, no final do século 19, com o surgimento da imprensa moderna. (...) Outro marco que dimensionou a presença do humor no Brasil foi o surgimento do rádio, na década de 1940 (...)
Embora, de acordo com o historiador, não seja possível definir um humor genuinamente brasileiro, Saliba acredita que haja uma linguagem humorística brasileira, já que o humor está historicamente ligado à linguagem de um povo. "No nosso caso, é um humor com tom de pimenta maliciosa, 'abaixo da cintura', que tenta, com isso, diminuir os conflitos. Se você ri, você se distancia do problema. Por isso, o senso comum de que o Brasil é o país da piada pronta". (Por Luciana Martins, Especial para o Yahoo! Brasil)
http://br.noticias.yahoo.com/s/09042010/48/entretenimento-brasil-se-tornou-pais-da.html


Postado em 10/abr


É uma Palhaçada - O riso sobe a serra gaúcha
Esqueça-se dos palhaços que fazem graça nos picadeiros. Em Caxias do Sul, eles estão soltos em palcos a céu aberto. Ao cruzar com pessoas exibindo o nariz-bolinha vermelho, não estranhe: o município da Serra tornou-se a cidade do riso. Até amanhã se realiza o 1º Encontro Estadual de Palhaços (EEPA), iniciativa que promove oficinas e espetáculos para atores e público em geral.
Toda a alegria, a sensibilidade e o exagero de clowns, palhaços e artistas da comicidade popular estão na programação, que reúne atividades gratuitas promovidas pelo Centro de Cultura Ordovás em parceria com a Sala de Ensaio Centro Cultural.
(...) A programação também inclui apresentações de grupos estaduais e locais, como o Circo Girassol (Porto Alegre), além dos Médicos do Sorriso, Ueba e Foco 3 (Caxias do Sul).O ponto alto será o Palhasseio, uma passeata de palhaços entre a Praça Dante Alighieri e o Parque dos Macaquinhos amanhã, a partir das 14h30min.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2868300.xml&template=3898.dwt&edition=14466§ion=1003


Postado em 11/abr


Função do Riso para a Saúde Mental
(...) A sisudez, rigidez, arrogância não levam ninguém a lugar nenhum...
Quando somos viciadas (os) em fazer sempre as coisas do mesmo jeito, corremos o risco de não nos abrirmos ao novo e deixarmos escapar uma boa gargalhada.
(...) Tem pessoas que dizem coisas que parecem doces mas mostram sua amargura na falta de expressão sorridente... e vice versa...
O riso ou a falta dele... "desmascara" o que a gente diz...
O riso tira o ranço autoritário, mas não nos faz perder o respeito... que é o mais importante...
O riso desfaz as armaduras... pessoas que são rígidas e estereotipadas têm dificuldade do humor sadio... têm dificuldade para relaxar... alegremente... perdem o clima de liberdade interior e exterior também...
O riso desmancha o que está cristalizado... o que é dogmático...
O riso afrouxa o que parece tão sólido que dá medo de chegar perto... ele abre arestas novas...
http://espiritual-idade.blogspot.com/2010/04/sorriso.html


Postado em 12/abr


O diabo que ri
(...) o que significa o riso humano? É agressivo, sarcástico, escarnecedor, amigável, sardônico, angélico, toma as formas da ironia, do humor, do burlesco, do grotesco - em que extremo se encaixará cada riso? Afinal, o riso pode significar tanto a alegria pura quanto o triunfo maldoso; a simpatia como o escárnio zombeteiro. (...)
Porém os pais da Igreja demonizaram o riso. Para eles, o riso é diabólico. Porque o riso é testemunho de prazer - e, para a concepção teológica do mundo, o prazer pode ser, e normalmente o é, uma grande armadilha perigosa. Porque o riso pode desafiar uma crítica. Porque o riso pode ser um convite sexual. Porque o riso pode tornar-se um verdadeiro insulto a toda a criação divina. (...)
(...) Enfim, o riso pode zombar e humilhar - até matar, se creditarmos o filósofo Nietzsche. No século IV, João Crisostomo declarou que o riso não provém de Deus, mas do próprio Diabo. Rapidamente, se desenvolveu também o mito de que Jesus nunca riu. (Por Juliano Dourado Santana)
http://confrariadetolos.blogspot.com/2010/04/o-diabo-que-ri.html


Postado em 13/abr


Alunos de Enfermagem levam alegria ao hospital Aroldo Tourinho
Ao invés de jaleco e roupa branca, nariz de palhaço, chapéus coloridos e maquiagem no rosto. É assim o novo uniforme dos acadêmicos que participarão do projeto de extensão “Clínica do Riso”, do curso de enfermagem da FUNORTE, em parceria com o hospital Aroldo Tourinho.
O projeto, que começa a ser implementado neste mês de abril, tem como objetivo utilizar a arte como instrumento da enfermagem na assistência à criança/família hospitalizada. (por Ana Karienina – Repórter)
http://www.onorte.net/noticias.php?id=27159


Postado em 14/abr


Crianças do Nacc passam a receber visita dos Doutores do Riso
Os voluntários da ONG Cia. do Riso irão ao Núcleo de Apoio à Criança com Câncer duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras, das 15h às 17h
A ação dos Doutores do Riso vai ajudar a tirar os pacientes da rotina, minimizando as conseqüências da hospitalização e deixando-os mais sociáveis. Por um momento, elas vão esquecer a dor do tratamento para se divertir como toda criança merece. O Nacc oferece suporte para pacientes do interior que passam por tratamentos em oncologia (câncer) nos hospitais do Recife. (Da Redação do pe360graus.com)
http://pe360graus.globo.com/noticias/cidadania/ong/2010/04/14/NWS,511209,25,393,NOTICIAS,766-CRIANCAS-NACC-RECEBER-VISITA-DOUTORES-RISO.aspx


Postado em 14/abr


Resenha do texto: O Riso na Idade Média (Jacques LeGoff)
O autor coloca no início do texto uma frase de Voltaire: as pessoas que buscam causas metafísicas no riso não são alegres. Iniciando com essa frase e dizendo que não está procurando causas metafísicas, quem sabe queira de desamarrar de algum tipo de imagem de pessoa amarga junto aos leitores. (...)
Le Goff estuda o riso dos reis e monges, tendo a igreja rejeitando esse fenômeno social, porém, havia na época até cadernos de piadas dos próprios monges, piadas sobre judeus, armetinios e até sobre os próprios monges. (...) (Por Paulo Elias)
http://vouvirarbolor.blogspot.com/2010/04/resenha-do-texto-o-riso-na-idade.html


Postado em 15/abr


Yoga do Riso
“Yoga do Riso” é um método, não é uma terapia mas, é muito terapêutico devido aos seus múltiplos benefícios. É uma actividade realizada em grupo, de fácil aprendizagem, onde o contacto visual e a interacção são fundamentais. Em Portugal existem mais de 5 centenas de Lideres e dúzia e meia de Professores e Formadores.
Este método criado por Dr. Madan Kataria, médico indiano, que após muitas pesquisas, concluiu que o riso/gargalhada ajuda no processo de recuperação de todas as enfermidades e desequilíbrios. O cérebro não distingue riso falso de riso verdadeiro, só RISO, sinal de alegria e felicidade.
Fisiologicamente usufrui da segregação de endorfinas, as quais dão a sensação de relaxamento e bem estar. Em termos de benefícios psicológicos, o Yoga do riso faz aumentar a auto-estima,a imaginação, a criatividade, a motivação, a memória, a resistência ao stress e a energia em geral. O Yoga do Riso também tem benefícios sociais; melhora a comunicação, as relações inter-pessoais e o desempenho a nível profissional e pessoal. (Por Medicinas Alternativas)
http://medicinasalternativas2009.blogspot.com/2010/04/yoga-do-riso.html


Postado em 15/abr


Escola do Riso abre na Lousã com artes circenses
Apresentações circenses e muitas gargalhadas são uma garantia para este domingo, na Lousã, com a inauguração daquela que será provavelmente a primeira Escola do Riso no mundo.
Trata-se de um projecto de Joanne Gribler, mais conhecida por Ana Banana, e de Jörg Helms, que nos últimos anos têm difundido o yoga do riso em Portugal, percorrendo o país de Norte a Sul para formarem líderes do riso.
Esta será, portanto, a inauguração das instalações oficiais da Escola do Riso, que além de um espaço próprio para a terapia incluem um sistema de som de qualidade, um projector de vídeo e ecrã gigante, disfarces, adereços e inclusive, uma máquina de bolas de sabão. A inauguração da Escola do Riso acontece a partir das 15h30, na Quinta do Sol, em Framilo (Foz de Arouce).
(...) Actualmente há já cerca de 250 líderes do riso em Portugal. Esta terapia caracteriza-se por ser uma actividade de catarse colectiva através do riso, dinamizada por um líder. Trata-se de um método inovador de team-building e desenvolvimento pessoal que tem cativado, cada vez mais, empresas, escolas, lares e hospitais. (Por Susana Ramos)
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6997&Itemid=135


Ufa!!! Quanta informação não é mesmo? Isso me deixa muito feliz, pois notamos que o Riso está se tornando cada vez mais freqüente na Pauta do Dia. Agora conto com todos vocês, para divulgarmos estas informações para toda nossa rede de relacionamentos. Um Forte Abraço com Coçadinhas.