quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Já ouviram falar no pássaro Risadinha? Confiram esta e outras nesta postagem!

Olá pessoal, tudo bem? Gostaram da dica de leitura da postagem anterior? Recebi muitos e-mails informando que foi show de bola. Legal, né? Quem ainda não teve oportunidade de ler o livro Sorria, você está sendo curado!, aproveite para fazê-lo. Para dar uma palhinha, veja no link a seguir, uma parte dele, disponível para acesso geral ( http://books.google.com.br/books?id=RryRUQSCbyQC&printsec=frontcover&dq=%22sorria+voc%C3%AA+esta+sendo+curado%22&hl=pt-BR&ei=JvFjTLPBM8H48AbemcSxCg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCsQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false ) e também dois vídeos que gravei no Programa Análise Direta com o apresentador Flávio Guimarães da Rede Internacional de Televisão, onde explico um pouquinho como o livro surgiu. Valeu!!!

Porque o Doutor Risadinha escreveu o livro Sorria, você está sendo curado?
http://www.youtube.com/watch?v=jnAHRto6ao0

Porque comprar o livro Sorria, você está sendo curado?
http://www.youtube.com/watch?v=c3t-CD4CW4E&feature=related

Foi publicado também no Blog da Revista Sorria, um fenômeno editorial, a entrevista que fiz com a editora Roberta Faria no programa Sorria e Tenha um Bom Dia. Acompanhem no link a seguir, pois está demais:
http://www.revistasorria.com.br/site/blog/noticias-da-sorria/sorria-da-entrevista-ao-risadinha.php

E vocês já aproveitaram para votar no Blog Espaço do Riso para a conquista do Top Blog 2010? Se você já votou, valeu!!! Se ainda não conseguiu, invista agora apenas 1 minuto e não deixem de votar e de indicar para todas suas comunidades: é muito fácil e rápido. Beleza!

Por fim, convido à todos para acompanharem nos links do Youtube abaixo listados, a interessante e divertida entrevista que fiz com o Arnaldo Pedace e Eraldo Lustoza sobre os IV Jogos Abertos do Sindusfarma, uma iniciativa pioneira que tem gerado muita união e diversão entre os atletas representantes de diversas empresas farmacêuticas. Confiram!

Doutor Risadinha entrevista Arnaldo Pedace e Eraldo Lustoza coordenadores dos Jogos Abertos da Ind. Farmacêutica
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=yPddVuXbinU
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=LFrOr2ysV84
Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=TUIENwB-d-Y

Beleza!!! Então agora vamos acompanhar o que saiu na internet sobre o Riso até agora:

Postado em 11/agosto


Qual o poder do elogio sobre você e os outros?
Tenho observado muito nas relações humanas a ausência de uma palavra extremamente importante no nosso dicionário da vida - o elogio.

(...) Têm pessoas que por nunca terem recebido um elogio sequer nem no útero familiar quanto menos no útero social, não conseguem dar os parabéns a uma pessoa, pois não foram orientadas para isso. Para elas qualquer trabalho é digno de questionamento e não de reconhecimento.

Por outro lado existem as pessoas que até foram orientadas a isso, mas que não emitem palavras de elogio, pois ficam a todo o momento "protegendo" sua ocupação e, portanto, têm medo de exaltar ou de tornar visível outras pessoas que podem apresentar algum tipo de ameaça - o tipo do sujeito egocêntrico que necessita que toda a atenção seja para ele.

(...) Quando uma pessoa recebe um elogio sincero pelo seu trabalho é como se os hormônios reconhecessem tais comandos imediatamente. Começassem, então, a agir positivamente no interior elevando a autoestima do individuo a um extremo nível, transformando-o em um sujeito mais seguro, ousado e assertivo.

(...) Uma pessoa com a autoestima valorizada é capaz de trazer resultados surpreendentes para sua vida. Observe o desenvolvimento de uma criança, por exemplo. Tente criticar um desenho de uma criança e observe o seu comportamento, sua reação de insegurança e timidez. Certamente nesse momento você libertará o "monstro" de sua imaginação e correrá o risco de bloquear para sempre a criatividade dela. Por outro lado, se fizer um bom elogio a esse desenho certamente você verá uma criança feliz e segura.

Por que isso acontece? Porque nesse desenho está muito mais do que uma imagem, nele estão os sentimentos, a imaginação, a criatividade e até as crenças de uma criança. Nós adultos não somos tão diferentes assim, pois quando investimos os nossos sentimentos, a nossa paixão, a nossa imaginação, o nosso tempo em nossos negócios, esperamos no mínimo um reconhecimento.

Cabe observar também que não é só a pessoa que recebe um elogio, um parabéns que fica gratificada, mas quem o pratica também. Pois, ser grato e reconhecer outra pessoa também faz bem para o ego. Muitos maridos e esposas, às vezes, se esquecem disso. (Por Danilo Fernando Olegário)
http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/6728/qual-o-poder-do-elogio-sobre-voce-e-os-outros.html


Postado em 10/agosto


Risadinha (Camptostoma obsoletum)



Também conhecido como alegrinho, assovia-cachorro, miudinho (PE) e papa-mosquito, o risadinha é uma ave passeriforme da família Tyrannidae e também uma das aves mais comuns nos mais diversos ambientes. Ocorre desde a Floresta Amazônica até área de campos com arbustos de todo o país, adaptando-se a ambientes urbanos com alguma arborização.

Ele mede cerca de 11,5 cm. Observando a ave, é possível notar que a cabeça é um pouco mais acinzentada do que as costas. Atrás do olho, linha escura, fina, ressalta a sobrancelha longa. Bico escuro na ponta e base alaranjada, nítida na maior parte das observações. Costuma eriçar as penas do alto da cabeça, formando um semi-topete, com aspecto de despenteado. Barriga amarelada. Caça invertebrados e alimenta-se de frutos.

Ele é pequeno, confiado, está sempre movimentando-se bastante, desde a copa das árvores mais destacadas até próximo ao chão. Característica marcante é o canto. A forma mais chamativa é uma seqüência de notas agudas, altas, descendentes e que parecem uma risada (origem do nome comum). Canta desde o amanhecer até o escurecer.
http://www.wikiaves.com.br/risadinha


Postado em 4/agosto


Pessoas Felizes vivem mais
Enquanto uma expressão carrancuda precisa de 46 músculos para se formar, o sorriso só usa 17. E as gargalhadas freqüentes, segundo uma nova pesquisa, podem nos acrescentar até sete anos de vida.

Cientistas da Wayne State University (EUA) analisaram 230 fotos de jogadores de beisebol de 1952 e descobriram que os mais sorridentes viveram até os 79,9 anos, enquanto os mais sérios chegaram, em media, aos 72,9.

Se estivermos felizes, comemos o que é mais saudável, nos exercitamos mais e melhor e investimos nos relacionamentos. Pessoas negativas tendem a ter uma vida social ruim. Mas o sorriso fingido não conta: o estudo verificou que os sete anos de vida extra só aconteceram para quem era genuinamente feliz. (Por Danielle Batista)
http://sobreisso.com/tags/riso/


Postado em 02/ago


Como a linguagem corporal o pode ajudar numa entrevista de emprego
A linguagem corporal está a ganhar cada vez mais importância no mundo empresarial, sendo até já considerada uma competência a par de liderança, planeamento, línguas estrangeiras, entre outras.

O especialista brasileiro Paulo Sérgio de Camargo, que lançou recentemente a obra «Linguagem corporal», deu algumas dicas à Agência Financeira do que deve fazer numa entrevista de emprego para obter sucesso e confiram duas das 9 dicas que ele deu:

1: «Um sorriso natural, sem afectações, abre muitas portas. Sorrimos para aqueles que nos agradam. Mas não finja. É melhor uma face isenta do que um sorriso falso.» (...)

8: «Ao sair, lembre-se que, embora possa não ser contratado, precisa de ter a porta aberta para novos contactos. Portanto, cumprimente e sorria naturalmente, da mesma forma que fez quando chegou.» (Por Catarina Pereira)
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/linguagem-corporal-entrevista-emprego-paulo-sergio-de-camargo-agencia-financeira/1182015-1728.html


Postado em 01/ago


O poder do riso
Equipe de cientistas das universidades de Newcastle, na Inglaterra, e de Tuebingen, na Alemanha, mapeiam como o cérebro humano percebe diferentes tipos de risadas e concluem que é mais fácil mostrar sentimentos rindo do que falando.

(...) No estudo da risada, os pesquisadores usaram a audição para definir a emoção contida nas gargalhadas. Oito atores profissionais gravaram diferentes tipos de risos - um para diversão, outro para o sarcasmo e outro para cócegas.

Voluntários tinham que ouvir as risadas e identificá-las enquanto passavam por uma máquina de ressonância magnética funcional. "Para fazer a pesquisa, nós fomos guiados por três motivações: diversão, curiosidade e por uma interessante hipótese de Charles Darwin, que diz que a risada pode ser o elo entre a comunicação animal e as faculdades humanas da linguagem", explica o pesquisador Kai Alter, do Instituto de Neurociência da Universidade de Newcastle.

(...) Por que, afinal, estudar a risada? Por ser diferente da fala, ela ativa partes do cérebro que não são usadas durante a comunicação verbal. "A risada é uma forma de tratar a informação emocional sem dizer palavras ou frases. Ela é mais fácil, porque não tem informações sintáticas ou semânticas", diz Kai Alter, que estuda linguística e fonética desde o início da década de 1990. Assim, seria mais simples perceber o significado de uma risada do que o de uma sentença. O caminho inverso também seria menos complexo: para o cérebro, é mais fácil mostrar sentimentos rindo do que falando.

(...) Durante a pesquisa, ficou comprovado que o riso ligado puramente à emoção (diversão ou sarcasmo) ativa o lobo frontal. Já a gargalhada de cócegas mexe com a região acima do sulco temporal superior. "Essa área também é conhecida pelo processamento de parâmetros de voz. É por isso que a risada de cócegas soa tão diferente das outras duas", diz Kai Alter. (...) Reportagem por: Carolina Vicentin - Fonte: Correio Braziliense online, 01/08/20
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/08/08/brasil4_0.asp


Postado em 01/agosto


"O humor é uma conquista"
Entrevista com MARCIO ACSERALD - Coordenador do Laboratório de Estudos do Humor e do Riso (Labgraça) e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor)

Com um pé atrás. É dessa forma que o pesquisador Marcio Acselrad recebe a pesquisa que coloca o Brasil como o 12º mais feliz do mundo. Uma das críticas é quanto à associação entre felicidade e consumo. Ainda considera compatível rir e pensar

Podemos começar conversando sobre o resultado da pesquisa divulgada pela revista Forbes na qual o Brasil é considerado o 12º país mais feliz do mundo numa lista de 155 países. A que podemos atribuir esse grau razoável de felicidade ?
É muito comum, praticamente imediato na sociedade na qual se vive, associar felicidade a bem-estar material, conquistas de bens de consumo e serviços. O primeiro passo é quebrar essa linha de continuidade sobretudo entre consumo e felicidade. Acho que é uma característica típica do nosso tempo. Se voltarmos um pouco atrás, podemos perceber que, no passado, felicidade já esteve associada a inúmeras outras conquistas que não fossem bens materiais ou de consumo e produtos com tecnologia, cada vez mais, elaborada. (...)

Para que serve o humor?
Serve para derrubar as pessoas e as instituições dos seus pedestais e mostrar que, no fundo, é todo mundo humano, mortal e que vai acabar na sepultura. (...)

A partir desse contexto, o Brasil poderia produzir um pensamento e parar de apenas reproduzir e adaptar conceitos?
Acho que sim. Inaugurar, não, ele já existe, um pensamento mais leve, bem humorado. Uma boa referência sobre isso, não vem do Brasil, mas de um alemão: Nietzsche, o princípio máximo da racionalidade ocidental. Foi ele quem, no século XIX, disse que o mundo precisava de um pensamento leve, de uma ciência leve, de uma ciência que saiba rir e dançar. A influência ao longo dos séculos XX e XXI é inequívoca. Muita gente percebe a importância desse riso crítico, dessa associação entre o criticismo e o riso.

Mas não se corre o risco de rir da própria cara?
Esse é um risco muito salutar o rir de si. É um momento raro que considero como de esclarecimento. Rir de si mesmo já é começar a perceber que as coisas não são tão definitivas assim, tão sérias e que podem mudar. Quando se consegue rir, principalmente, da própria desgraça já começa a relativizar um pouco essa desgraça. Tanto que se diz, um dia a gente ainda vai rir de tudo isso no futuro. Isso significa que, quando a gente tomar distância do que está acontecendo no momento e refletir sobre a realidade, vai poder perceber que tudo não era tão ruim assim e fazer humor, rir. Pego o que é ruim e pelo riso consegue ver que não era tão ruim assim. É um jogo de criança. (Por Iracema Sales - Repórter)
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=824941


Publicado em julho e agosto

O Caderno do Riso – Parte 1 e 2 - Turma da Mônica Jovem nºs 23 e 24
Cebola encontra um misterioso caderno capaz de fazer qualquer pessoa que tenha seu nome escrito nele ter um ataque de riso. Então, ele resolve usar esse poder para mudar o mundo. Confiram esta brilhante idéia de Maurício de Souza.





Postado em 30/julho


O Riso
Pensando e pesquisando sobre o Riso, Palhaço, Humor... por ai afora, li este trecho de um texto famoso “O Riso, por Henri Bergson”:

"Não há comicidade fora daquilo que é propriamente humano. Uma paisagem poderá ser bela, graciosa, sublime, insignificante ou feia; nunca será risível. Rimos de um animal, mas por termos surpreendido nele uma atitude humana ou uma expressão humana. Rimos de um chapéu; mas então não estamos gracejando com o pedaço de feltro ou de palha, mas com a forma que os homens lhe deram, com o capricho humano que lhe serviu de molde. Como um fato tão importante, em sua simplicidade, não chamou mais a atenção dos filósofos? Vários definiram o homem como “um animal que sabe rir”. Poderiam também tê-lo definido como um animal que faz rir, pois, se algum outro animal ou um objeto inanimado consegue fazer rir, é devido a uma semelhança com o homem, à marca que o homem lhe imprime ou ao uso que o homem lhe dá. Ora, meu caro. Abrir mão do riso – e de fazer rir -, então, é abrir mão de uma das coisas que nos torna mais humanos." Henri Bergson
http://blogdoinvolucro.blogspot.com/2010/07/o-riso.html


Postado em 27/julho


É possível liderar com alegria e eficácia
A busca pela felicidade acompanha toda a evolução da humanidade e isso faz com que milhares de pessoas trilhem por caminhos conhecidos e até mesmo os considerados como "incógnitas". Hoje, o ser humano "luta" diariamente por objetivos de vida que o faça ter um estado de espírito que o permita sentir-se realizado tanto no campo pessoal quanto profissional. Em seu novo livro "A Perfeita Alegria - Francisco de Assis para Líderes e Gestores, Editora Vozes, o consultor organizacional e escritor Robson Santarém enfatiza as ações que o religioso italiano, nascido no século 12, deixou e que podem ser usadas como exemplo pelos líderes da atualidade.

"O foco do meu novo trabalho está na liderança da equipe e como Francisco de Assis construiu uma comunidade sólida que permanece viva e que tem como uma das principais características a alegria", menciona Robson Santarém, ao destacar o sentimento de júbilo com que o franciscano conduzia suas atividades. Vale ressaltar que Santarém abre espaço, ainda, para a felicidade no âmbito organizacional e a importância dos gestores frente aos seus liderados, não apenas no comando dos trabalhos, mas também no estímulo que eles podem dar às suas equipes a cada dia.

"Diante de um mundo que vive com tantos indicadores de tristeza, é preciso rever alguns modelos de gestão de modo a criar organizações saudáveis e sustentáveis onde todos se sintam realizados e felizes", defende o consultor. A entrevista concedida ao RH.com.br por Robson Santarém, é uma ótima oportunidade para que sejam revistos paradigmas e atitudes aplicadas no dia a dia das empresas. (Por Patrícia Bispo)
http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Entrevista/6708/e-possivel-liderar-com-alegria-e-eficacia.html


Postado em 24/julho


I Encontro Nacional do Expresso Riso
Nos dias 16, 17 e 18 de julho estivemos em Ribeirão Preto – SP para encontrar com todos os nossos irmãos clowns no I Encontro Nacional do Expresso Riso. Foi um momento de confraternização, aprendizagem e muita palhaçada. Tivemos oficina de expressão corporal e improvisação e também momentos de palavra e louvor. (Postado por Expresso Riso Curitiba)
http://expressorisocuritiba.blogspot.com/2010/08/i-encontro-nacional-do-expresso-riso.html


Postado em 22/julho


Afinal, o anti-depressivo está dentro de si
Sabia que o optimismo está associado ao sucesso profissional? E que se for optimista o seu sistema imunitário fica mais forte e aumenta a sua auto-estima, ou simplesmente, torna-se mais feliz? Não somos nós que o afirmamos. Há mesmo estudos que o comprovam.

Rir é mesmo o melhor remédio
Associado ao optimismo está sempre o riso. Quem é optimista vê a vida de forma mais sorridente e ri com maior facilidade. E o contrário também acontece. Daí que, no caminho para se tornar numa pessoa mais optimista pode sempre fazer uma paragem para frequentar uma Oficina do Riso. A Escola do Riso de Portugal é especialista na organização deste tipo de workshops.

O riso não só tem influência no bem-estar emocional como contribui para o melhoramento geral do organismo. Sabia que uma boa gargalhada, dada com vontade, facilita a digestão, limpa os pulmões, fortalece o coração e o sistema imunitário? A verdade é que, ao rirmos, todo o nosso corpo se ressente e, de uma ou outra forma, grande parte dos órgãos é positivamente atingida. (Por Ana Filipa Picoto)
http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?art=11363&rev=2

É isso aí Turminha do Riso! Eu fico muito contente em ver crescer o volume de matérias sobre o Riso pintando na internet. Ajudem-me a divulgá-las, repassando-as à sua rede de relacionamento, beleza?
 
Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA