sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DOUTOR RISADINHA RECOMENDA: USE E ABUSE DAS EMOÇÕES POSITIVAS!

Olá Turminha do Riso!" Agora encontrei um artigo muito interessante postado hoje (24/02/2011) pela Redação do Diário da Saúde sob o título "Sorria apenas quando tiver vontade, sobretudo no trabalho". Achei ele bem legal por reforçar aquilo que venho sempre destacando: Use e abuse dos Pensamentos Positivos! E mais: não confundam o Sorriso Falso, pelo Riso Forçado que defendemos nos Clube da Gargalhada de São Paulo. Pois o "Falso" vem acompanhado por uma emoção negativa, ao passo de que o "Forçado" por mim defendido, não depende da emoção e tão somente tem o propósito de nos exercitar. Confiram o artigo na íntegra:

Sorria apenas quando tiver vontade, sobretudo no trabalho

Sorrisos falsos. Você costuma sorrir para os clientes para manter o seu chefe feliz? E para manter você mesmo feliz, o que você deve fazer? É melhor evitar as falsidades e sorrir apenas quando tiver razões para isso.

As pessoas que trabalham atendendo clientes e que dão sorrisos falsos ao longo do dia pioram seu humor e seu estado de espírito e faltam mais ao trabalho, afetando a produtividade.

Já os trabalhadores que sorriem por cultivar pensamentos positivos - como pensar em férias na praia ou lembrar de momentos bons com os filhos - melhoram seu humor e faltam menos ao trabalho.

"Os empregadores podem pensar que simplesmente pedir seus empregados para sorrir é algo bom para a organização, mas não é necessariamente assim," explicou Brent Scott, da Universidade de Michigan (EUA). "Sorrir por sorrir pode levar à exaustão emocional e às faltas, e isso é ruim para a organização."

Efeitos da falsidade

Scott e seu colega Christopher Barnes compararam o "comportamento superficial" - dar sorrisos falsos - com a ação sincera, cultivando emoções positivas através da lembrança de situações agradáveis ou de pensar sobre a situação atual de uma forma mais favorável.

O estudo também comparou os efeitos dos sorrisos falsos entre os gêneros, e descobriu que o efeito da falsidade é mais devastador sobre as mulheres.

"As mulheres foram mais prejudicadas pela atuação superficial, ou seja, seu humor piorou ainda mais do que o humor dos homens e elas faltaram mais ao trabalho," contou Scott.

E o contrário também foi verdadeiro - as mulheres se beneficiaram mais do que os homens do cultivo das emoções positivas, que tiveram um impacto positivo mais forte sobre o seu humor.

Cultivar emoções positivas

Embora o estudo não tenha investigado as razões dessas diferenças entre homens e mulheres, os pesquisadores afirmam que estudos anteriores sugerem que pesa sobre as mulheres uma expectativa de maior intensidade emocional - e que essa intensidade se faça de emoções positivas.

Assim, forçar um sorriso enquanto sente uma emoção negativa cria um conflito com esta norma cultural, o que pode levar as mulheres a intensificarem as emoções negativas que já estavam presentes.

Ao cultivar emoções positivas, as mulheres atenderiam a essa norma social, com um efeito duplamente benéfico sobre o seu bem-estar.

Mas os cientistas alertam que o cultivo das emoções positivas não pode se fundamentar em outras falsidades - como férias que você nunca tira ou amores que você nunca viveu.

Isso fará com que você perca a autenticidade, com um efeito negativo amplificado a longo prazo.
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=sorria-apenas-quando-tiver-vontade&id=6224

DOUTOR RISADINHA INCENTIVA O FEEDBACK POSITIVO

Pessoas, tudo belê? Eu sempre incentivei o Feedback Positivo, pois estou cansado de ouvir as pessoas destacando apenas o que fazemos de errado e nunca elogiando o que dá certo. Procurem praticar o Feedback Positivo não só trabalho, mas também na escola e principalmente em casa, valeu! Para ajudar, vão aquí algumas dicas postadas hoje pelo Rafael I. Ferreira:


FEEDBACK POSITIVO


Nunca subestime o poder do feedback positivo. Somos rápidos para apontar os outros quando fazem algo de errado. Mas algumas vezes esquecemos de reconhecê-los quando fazem a coisa certa. Dar feedback positivo pode ser uma poderosa ferramenta para motivar os funcionários. Veja como utilizá-la da melhor forma possível:

1. Dê agora: Feedback positivo é importante demais para deixá-lo “pra depois”. Diga algo imediatamente.

2. Faça-o publicamente. Enquanto o feedback negativo deve ser dado em privado, o feedback positivo deve ser dado publicamente. Dê na fente de grupos tão grandes quanto merecido.

3. Seja especifico. Não diga apenas: “Bom trabalho, Selma.” Ao invés disso, diga algo do tipo: “Haroldo, esse novo procedimento que você desenvolveu para encaminhar as solicitações de serviço realmente melhorou a satisfação de nossos clientes. Obrigado pela importante contribuição.”

4. Faça dele um grande acontecimento. Você não quer mobilizar a empresa inteira a todo momento em que você dá feedback positivo, mas não deixe de criar tanta cerimônia quanto a iniciativa merece.

5. Considere quem recebe. É importante considerar o sentimentos da pessoa que está recebendo o reconhecimento. Para alguém que é muito tímido, pensar nele em frente a sua equipe de trabalho é provavelmente o mais adequado. Para uma outra pessoa, talvez pendurar uma faixa, balões e bandeirolas seja apropriado.

6. Faça com frequência. Não espere pelos grandes sucessos. Celebre os pequenos também.

7. Faça de forma diferenciada. Grandes sucessos necessitam de grandes reconhecimentos. Pequenos sucessos precisam de reconhecimentos menores. Se você fizer uma festa para cada pequeno êxito, você diminui o efeito dela num grande êxito.

8. Seja sincero. Não reconheça alguém por aparecer na hora marcada. Não parabenize alguém por apenas ter feito o seu trabalho. As pessoas vão perceber claramente o que você faz. Fale do coração quando você der feedback positivo.
http://transitoecidadaniabr.blogspot.com/2011/02/feedback-positivo.html