segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DOUTOR RISADINHA LHES APRESENTA: A SÍNDROME DE MOEBIUS

Turminha, vejam que matéria interessante falando sobre uma síndrome rara que não permite à pessoa sorrir!!!! Ela foi publicada no dia 29 de janeiro de 2011 no site do "O Dia":


Síndrome rara não permite que norte-americana sorria


Elisa Relyea, 42 anos, não consegue mexer os músculos da face

Washington - Uma norte-americana de 42 anos não é capaz de rir. Elisa Relyea convive com uma doença rara que a impede de sorrir e ter outras expressões com o rosto. O problema é causado por um distúrbio chamado síndrome de Moebius, que causa a paralisia total ou parcial dos músculos da face, responsáveis pelas expressões e pela movimentação das pálpebras.

Sem cura, Elisa passou por várias cirurgias, que a permitiram mexer minimamente as estruturas da face. Para compensar a falta de expressão, a norte-americana usa gestos com as mãos e altera a voz com o objetivo de transmitir o que sente.

As causas para a doença ainda não são conhecidas pela medicina, mas estudos apontam a possibilidade de defeitos na formação do nervo motor, que está ligado aos músculos da face. Outra possibilidade seria a ausência de tecidos musculares suficientes para a realização dos movimentos na região.
http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/1/sindrome_rara_nao_permite_que_norte_americana_sorria_140736.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário