terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DOUTOR RISADINHA HOMENAGEIA AS AMIGAS URSULA E MARI DO CLUBE DA GARGALHADA DO BRASIL


Olá Pessoal, tudo bem? Compartilho com vocês um artigo super interessante escrito por duas amigas muito estimadas, fundadoras do Clube da Gargalhada do Brasil, com quem me certifiquei. São a Úrsula e a Mari. E o artigo delas tem o título A CURA PELO RISO, e acabou de ser postado no blog do Sergyo Vitro.

A CURSA PELO RISO

O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é reconhecido como um vilão da saúde física, mental e emocional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o excesso de estresse é o mal deste século. Uma pesquisa do International Stress Management Association comprovou que o Brasil está entre os povos mais estressados do planeta, perdendo somente para o japonês – o Japão é líder do ranking, com 70% da população altamente estressada. Trata-se de situação preocupante, uma vez que os efeitos negativos estão relacionados a doenças cardíacas, hipertensão, câncer, diabetes, eczemas, disfunções hormonais, fadiga, depressão, ansiedade, irritação, baixo apetite sexual e dificuldade de concentração, entre outros.
O estresse foi definido pela primeira vez em 1936, como qualquer adaptação exigida para uma pessoa. Isso aponta que o estresse não é bom nem é ruim, mas se tornar positivo ou negativo e isso dependerá da atitude e da interpretação de cada um em relação às situações. A perda do emprego pode ser um caos para uma pessoa, mas pode ser vista como uma chance para fazer algo novo para outra. Isso demonstra que o estresse pode ser um vilão, ou pode ser um grande aliado se bem administrado.

Atualmente, são recomendados diversos tipos de tratamento para combater os efeitos negativos do estresse, sendo alguns deles à base de medicamentos e acompanhamento psicológico. Também já foram desenvolvidas técnicas para ajudar na administração do estresse, como a risoterapia, método utilizado como complemento terapêutico pelo Clube da Gargalhada do Brasil. Trata-se do primeiro clube do gênero no Brasil e América do Sul, promovendo palestras motivacionais e atividades direcionadas para o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento do potencial humano. As técnicas para estimular o sorriso, o riso e a gargalhada estão fundamentadas no ioga da gargalhada, uma combinação de exercícios lúdicos, contato com os olhos, movimentos, sons e técnicas de respiração.

Os resultados dessa terapia são cientificamente comprovados. A gargalhada, mesmo que estimulada, gera importantes alterações físicas e biológicas, como a redução da pressão arterial e do nível de estresse. Um recente estudo revelou que a prática dessa ioga reduz o cortisol, hormônio associado ao estresse. Além disso, leva mais oxigênio ao corpo e cérebro; constrói uma cultura para melhorar a qualidade dos canais de comunicação no ambiente corporativo, melhora a motivação, a confiança, a criatividade, a concentração, o lucro e o clima no ambiente de trabalho ao promover o bem-estar e a qualidade de vida. Esses benefícios poderão ser comprovados, pessoalmente, em18 de janeiro, data em que se comemora o Dia Internacional do Riso, quando o Clube da Gargalhada promoverá a ação, das 7h às 7h30, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, para compartilhar a técnica com a população.

A terapia do riso também já ganha espaço no ambiente corporativo por garantir a interação e disposição da equipe, ampliando a produtividade. Mais de 50 empresas, como Nokia, Mercedes, Toyota e Google, já adotam a diversão. O riso faz parte da natureza humana e não, necessariamente, envolve humor ou comédia. Uma pesquisa na Alemanha revelou que as crianças riem de 300 a 400 vezes ao dia, enquanto o adulto sorri apenas 15 vezes ao dia. Isso explica, em parte, por que os adultos estão mais predispostos ao estresse, já que as crianças se “imunizam” mais. Quem deseja se prevenir contra o mal do século pode começar com um coquetel precioso de medicamentos: boas doses de riso, acompanhadas de uma superdosagem de sorriso e uma injeção de gargalhada, diariamente. Não há contraindicações ou efeitos colaterais.

Ursula Luise Kirchner e Mari Tereza Vieira
Fundadoras do Clube da Gargalhada