segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Doutor Risadinha parabeniza as colegas Úrsula e Mari, representantes do Brasil na 24ª Conferência do Humor realizada em Cracóvia!


Olá Turminha, tudo legal? Hoje gostaria de oferecer uma Salva de Palmas para as colegas Úrsula e Mari, fundadoras do Clube da Gargalhada do Brasil, que estiveram nos representando na 24ª Conferência Internacional para Estudos de Humor, realizada na Carcóvia, sob o patrocínio da Universidade Jagiellonian, onde reuniram-se cerca de 250 pessoas, dos cinco continentes. 

Entre os participantes haviam pesquisadores acadêmicos e não acadêmicos, sendo que a maioria deles eram psicólogos e os demais eram estudiosos de diversas disciplinas comportamentais e literatura – que se reuniram durante 4 dias, aplicando seus "bisturis", para apresentarem os resultados mais recentes sobre a investigação do humor.

Os trabalhos apresentados eram de natureza interdisciplinar, direcionados para a área de pesquisa sobre o humor que cobriram uma ampla gama de tópicos, como por exemplo: humor étnico na era digital, stand up comedy, comédia literária, cinematográfica e uma variedade de disciplinas que vão da psicologia, linguística, literatura, arte cênica, comunicação, filosofia, sociologia, antropologia. O foco desses estudos era incluir pesquisas científicas sobre o humor que eram apresentados nas diversas salas de aula da reconhecida Universidade Jagiellonian.

Vários dos 210 artigos que foram apresentados contribuíram com as mais recentes teorias, como por exemplo: o humor dentro do estudo da psicologia positiva (Willibald Ruch), e a gelotofobia que inclui a ideia de pessoas que tem medo de gargalhar. Além disso, aconteceram workshops sobre teorias, ontologia do humor, risoterapia e seu ensino. Vale lembrar que as fundadoras do Clube da Gargalhada do Brasil promoveram duas atividades nessa Conferência: Workshop e Palestra sobre a Yoga do Riso.

Parabéns Úrsula e Mari. Desejo que continuem com todo este sucesso!
Sorria e Tenha um Bom Dia