quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DOUTOR RISADINHA DIVULGA A YOGA DO RISO

Pessoal foi publicado pela Ariane Urbanetto no dia 25/10 que a Yoga do Riso foi tema hoje de Palestra no HAC. Bacana não é? Vemos que a Yoga do Riso começa a ganhar espaço também em nosso Brasil. Confiram a matéria a seguir: 

O Espaço Cultural Amaral Carvalho (Ecac) promove amanhã (26) a palestra “Yoga do Riso”, destinada a colaboradores, médicos e pacientes do Hospital Amaral Carvalho (HAC), além da comunidade de Jaú e região. A palestra ocorre na sala de espera do setor de Urologia da Fundação Amaral Carvalho (FAC) e é fruto de uma parceria entre a escola Namastê Yoga de Jaú e o Instituto de Yoga Narayana.

Ministrada pelo yogin (estudioso do Yoga) Jesus Alberto Reggeti Gomez, a palestra aborda a técnica da Yoga do Riso que nasceu em Mumbaí, Índia, em 1995. Começou com cinco adeptos e hoje conta com mais de 500 Clubes de Risos na Índia, onde reúne milhares de pessoas (a maioria diariamente) para rir por cerca de 30 minutos.

Rir é o melhor remédio? 

O riso influencia positivamente o corpo humano: facilita a respiração, libera endorfinas e relaxa a musculatura, dentre outros tantos benefícios. E o Yoga do Riso combina exercícios simulados de riso com a respiração profunda abdominal de Yoga. 

Conforme explica Gomez esta técnica é uma forma de estar no “aqui” e “agora”, pois quando rimos não pensamos, apenas rimos. O especialista afirma que o riso simulado tem os mesmos efeitos terapêuticos do riso espontâneo. “É uma prática utilizada para ativar a chamada bioquímica das emoções positivas”, diz.

Gomez salienta que esta técnica é muito difundida para agentes sociais que trabalham com idosos, crianças, dependentes químicos, doentes e pertencentes a grupos de pessoas com carências especiais, tendências à ansiedade e desesperança 

De acordo com a coordenadora do Ecac, Rachel Cesarino de Moraes Navarro, por se tratar de um hospital oncológico, que visa atendimento humanizado dos pacientes e lida com situações de estresse diariamente, esta é uma oportunidade para que os participantes se conheçam e conheçam o próximo, com a finalidade de amenizar as dificuldades do cotidiano.