sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Doutor Risadinha gostou dessa: Bom Humor Boa Saúde!

Pessoal tudo beleza? Olhem o que a Didi da Turminha do Riso encontrou na internet http://corpo-saude.wmnett.com.br/bom-humor-boa-saude.html. Este é um dos artigos mais completos que já encontramos e por isso não poderia de compartilhá-lo com vocês, valeu!!! Boa leitura e um divertido final de semana, lembrando que neste sábado (4/dezembro) estaremos no Espaço do Riso ministrando Risoterapias gratuítas às 10h e as 14hs. Esperamos vocês lá!

Bom Humor Boa Saúde


Quando foi a última vez que você riu muito - com entusiasmo, gargalhada que de repente pegou você e te deixou fora de controle? Ou você começou a rir tanto que até esqueceu o que desencadeou, deixando você rir sem motivo?

A ciência moderna está começando a confirmar que este tipo de riso não é apenas agradável, é também uma promoção do bom humor e da boa saúde.

O riso é um tônico revigorante que aumenta e ilumina o humor, suavemente libertando-nos de tensões e os constrangimentos sociais. Humor oferece uma perspectiva valiosa sobre nós mesmos e nosso mundo.

O que nos parece engraçado é geralmente provocado por uma incompatibilidade entre o que esperamos e o que vemos.

O riso é uma afirmação da nossa humanidade, uma forma de expressar as nossas ansiedades, medos e outras emoções escondidas para os outros.

Ele quebra o gelo, aumenta a confiança, e nos une em um estado comum de bem-estar. O humor é a menor distância entre duas pessoas.

Humor pode ser um dos melhores antídotos para as situações estressantes.

Quando confrontados com uma situação ameaçadora, os animais têm duas opções: eles podem fugir, ou eles podem lutar. Nós, seres humanos temos uma terceira alternativa: o riso.

Ao ver o humor em uma situação estressante, pode até ser capaz de mudar a nossa resposta à ameaça. Humor nos permite distanciar e substituir sentimentos paralisantes de ansiedade, com alegria.

Quando rimos, nós simplesmente esquecemos um pouco a situação preocupante, ao mesmo tempo.

O que pesquisas mostram: Um riso pode ser considerado um "jogo interno". Um riso forte provoca nos músculos do rosto, ombros, diafragma, abdômen um bom treino, e às vezes até seus braços e pernas. A freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem temporariamente, a respiração se torna mais rápida e mais profunda, e ocorrem picos de oxigênio em toda a sua corrente sanguínea.

Seus músculos ficam moles e sua pressão arterial pode cair, deixando-o em um estado de euforia . Uma boa risada pode queimar tantas calorias por hora, como um passeio. Durante um bom riso seu cérebro provoca a liberação de picos hormonais que despertam um alerta de alto nível e até a dor pode ser diminuída. Os pesquisadores especulam que o riso provoca a liberação de endorfinas, os opiáceos do cérebro. Isso pode contribuir para o alívio da dor que acompanha o riso.

Em estudos controlados, o humor demonstrou causar redução de dor, diminuir o estresse e até mesmo estimular o funcionamento do sistema imunológico.

Em um estudo, as pessoas ouvindo a vinte minutos um show humorístico eram muito menos sensíveis à dor do que aqueles que ouviam uma palestra acadêmica. O show também bloqueou a dor tão eficazmente como uma fita de relaxamento padrão e ainda foi mais divertido.

Pessoas que usam muito humor são menos propensos a ficar chateadas quando confrontadas com eventos negativos. Em outro estudo, os alunos tinham de resolver problemas de matemática cada vez mais complicados, em silêncio durante a resolução. Depois, eles podiam ouvir fitas de relaxamento, assistir um filme sobre a exploração do rio islandês, ou ver um filme engraçado . O relaxamento e os filmes engraçados reduziram os níveis de estresse . Mas o humor só foi eficaz para as pessoas que costumavam rir muito. O riso precisa ser uma parte regular de sua vida para obter seus benefícios.

Os pesquisadores também descobriram que assistir a uma fita engraçada de shows humorísticos temporariamente aumentaram os níveis de anticorpos na saliva (elas ajudam a nos defender contra infecções, como constipações). Aqueles que relataram o uso do humor com freqüência como uma maneira de lidar com o estresse tinham níveis basais consistentemente mais elevados destes anticorpos protetores. E, finalmente, as pessoas com um forte senso de humor tendem a não ter a esperada queda na função imune, após a exposição ao stress.

Como usar o humor para permanecer saudável

Os bebês começam a rir quando eles tem 10 semanas: seis semanas depois, eles estão rindo uma vez a cada hora. Com quatro anos de idade riem uma vez a cada quatro minutos. O homem adulto ri apenas cerca de 15 vezes por dia. Infelizmente, a nossa cultura tende a inibir o humor. Aprendemos a associar crescendo com "ficando sério". E ser "maduro" é de certa forma equiparada a ser solene e sem graça. Nós somos ordenados a "limpar o sorriso do rosto" e dizer as coisas "sem nenhum sorriso." Às vezes reprimimos nosso bom humor, porque temos medo que os outros vão pensar que somos frívolos ou tolos. Felizmente, uma receita de riso não é uma pílula amarga para engolir. Aqui estão algumas sugestões para reparar o seu senso de humor e recuperar o riso saudável.

Expor-se ao humor

Existe uma grande quantidade de material que fala sobre humor. Busque ativamente as coisas que fazem você rir:

Assistir em doses regulares filmes engraçados, livros de piada, e shows de comediantes.

Visite a seção de humor de uma livraria ou biblioteca.

Pare um pouco para olhar para as charges em jornais e revistas. Cortar os que te interessarem e mantê-los postados em lugares onde você possa vê-los: na geladeira ou em sua carteira e alterá-las regularmente.

Ria das piadas de outras pessoas: você vai se sentir melhor e eles vão gostar mais.

Expor-se a diferentes estilos de humor. Se você odeia os Irmãos Marx, isto não significa que você não tem um senso de humor. Tente caricaturas políticas ou de humor britânico e seco. Quanto mais você entrar em sintonia com o quanto isso é engraçado no mundo, mais você vai se divertir.

Mantenha um jornal com seção humorística ou visite sites de Humor.

Adquira o hábito de escutar a comentários involuntariamente divertidos. Olhar para as coisas maravilhosamente engraçadas que as crianças espontaneamente dizem ou escrevem.

Ouça o divertidos lapsos de língua, ou o erro divertido, o trocadilho inteligente. Ver nos jornais as manchetes de notícias humorísticas. Anote adesivos inteligentes, eventos engraçadas que acontecem com você ou um amigo.

Encontrar (ou inventar) alguma coisa engraçada e repetir para si mesmo quando as coisas correm mal, ou quando começar a se sentir estressado ou decepcionado.

Conte uma piada !!!

Ter um bom senso de humor não significa que você tem que ter um estoque de piadas ou dizer-lhes perfeitamente.

Muita gente sabe que uma boa piada bem contada é muito interessante e divertida.

Cultive suas piadas. Se você ouvir uma boa, escreva em seu diário e conte a cinco outras pessoas o mais rapidamente possível, de modo que guarde em sua mente.

Não se preocupe com o quanto você possa mudar a piada ao contar. Às vezes, confundindo-se na hora de contar pode criar algo que é ainda mais engraçado do que a piada original.

Se você não consegue lembrar de uma piada, em sintonia com o humor em situações cotidianas, conscientize-se da comédia de sua própria vida. Cedo ou tarde, todos nós temos experiências que nos parecem engraçadas - note-as, colete-as e compartilhe.

Rir de si mesmo

Foco do humor sobre si mesmo em detrimento de outros. Se você esperar para fazer tudo certo o tempo todo, então você não pode dar ao luxo de ter um senso de humor. Mas se você pode permitir-se aos inevitáveis erros e estupidez que todos fazem, então você pode rir de si mesmo. Ser capaz de rir de si mesmo ajuda você a aceitar seus defeitos que realmente não importam muito. As pessoas que são capazes de rir de si tem um sentido muito forte de auto-estima e maior auto-estima do que aqueles que não podem.

Se você pensa que está levando a vida sério demais, tente voltar e dar-se um sentido de perspectiva. Manter um par de óculos de Groucho para colocar em tais momentos, em seguida rodopiar na frente do espelho e perguntar: "quão sério é este?"

Quando você tiver um momento privado, se olhe no espelho e tente fazer 10 diferentes caras engraçadas, por exemplo, chupar as bochechas, pressionar o nariz, cruzar os olhos, língua, muito acima ou abaixo de sua boca o quanto conseguir. Trabalhar todos os músculos do seu rosto - que irá reduzir a tensão. Quando você aperfeiçoar as caretas do seu rosto, se atreva a usar uma delas em alguma ocasião apropriada: se divertindo com as crianças, brincando no trabalho, ou com amigos em férias.

Ou fazer uma câmera escondida de si mesmo. Dê um passo para trás de seu escritório ou de sua cozinha e veja o que está acontecendo lá com os olhos de fora ". Como eles reagem ao cenário que agora parece ser de importância vital para você - o seu confronto com o chefe, colega ambicioso, vendedor descontente ou sua máquina de lavar louça quebrada que derrama água por toda a cozinha? O verdadeiro teste de ver se você pode ou não rir de si mesmo é se você pode tomar suportar um pouco de provocação. Todos nós temos coisas que somos provocados pelos nossos mais próximos e queridos - como nossa imperícia de realizar alguma atividade, esquecimento, nossas palavras trocadas, talvez algo físico, tais como? Pés chatos ou calvície. Mas realmente têm que ser coisas que você pode ver o lado engraçado também. Se você não se sentir bem sobre ele, delicadamente deixe que conheçam que o assunto está fora dos limites.

Olhe para o lado engraçado

Uma situação estressante às vezes pode ser transformado em um pouco de diversão, se você pode ver o humor nele. Um viajante fala de um aeroporto "história de horror":

Depois de um longo vôo, o grupo de viajantes cansados finalmente chegaram, mas sua bagagem não. Após uma longa espera, finalmente apareceu uma mala. Mas foi, obviamente, danificado, de vestuário a artigos pessoais esmagados por toda a correia da transportadora.

Todos estavam muito chateado quando um membro do grupo, comentou: "Calma, isso é realmente engraçado. Em poucas semanas estaremos contando histórias sobre essa noite, e nós vamos estar rindo sobre isso. Por que esperar? Se ele vai ser engraçado então, é engraçado agora! "

Esse comentário quebrou a tensão e aproximou a todos. Quando as malas dos outros não chegavam, sorriu. Quando a agência de aluguel de automóveis avisou que não tinham mais carros, eles riram. E quando eles ouviram que havia uma greve de táxis, foi um riso só.

Exagerar

Tente usar exagero humorístico para ajudar a colocar as coisas em perspectiva. Expanda situações na vida simulada e as proporções de morte. Woody Allen disse certa vez: "Mais do que qualquer outro momento da história, a humanidade enfrenta uma encruzilhada. Um caminho leva ao desespero e desesperança total. O outro à extinção total. Rezemos para nós ter a sabedoria de escolher corretamente."

Da próxima vez que você estiver realmente furioso sobre um inconveniente - como o serviço de má qualidade, tente ver o caso com humor, em vez de raiva:

Davi, com sua família em restaurante chique. Toda pessoa condenava a sopa de mariscos servida. David notou uma textura arenosa na sopa, fez uma careta e começou a reclamar com raiva. Seu filho de nove anos de idade, João, também observou o grão, mas respondeu com um sorriso, "Os moluscos são tão frescos, você pode ainda gosto da areia neles!"

Use Humor para segurar a ansiedade

Pense em algo engraçado para dizer quando você precisa que alguém saiba que você está assustado, ansioso, ou de alguma forma infeliz. Ele pode aliviar um momento tenso e quebrar o gelo.

Claudio estava deitado em uma maca do hospital, depois que misteriosamente desabou na rua. Sua esposa estava ao lado dele, torcendo as mãos ansiosamente. O ambiente era extremamente tenso quando um jovem médico anotou seus detalhes médicos e perguntou: "Você fica sem fôlego durante a noite?" "Só quando eu tenho sorte", respondeu ele.

Todo mundo de repente, explodiu em gargalhadas e a tensão inútil estava quebrado.

O humor pode ajudar a reduzir a ansiedade de muitas maneiras diferentes. Se você tiver medo de falar em público ou o medo de fazer uma apresentação no trabalho, por exemplo, imagine o seu público usando chapéus engraçados ou sentado ali sem roupa. De repente, eles não parecem tão ameaçadores.

Elabore uma rotina cômica

Imagine-se sentado a uma mesa em que um tênis velho, um copo e um frasco de aspirina tenham sido colocados. Agora faça uma rotina de comédia por três minutos descrevendo os objetos sobre a mesa de forma tão humorado como você pode.

A pesquisa mostra que o monólogo engraçado que você é capaz de produzir seja menos provável que você se torne tenso, deprimido, irritado, cansado ou confuso quando confrontado com o stress na sua vida. E pode ser libertadora, que nos permite obter independência de nossos problemas. Depois de assistir a filmes engraçados, as pessoas resolvem problemas com mais criatividade e inovação.

Sair com pessoas engraçadas

Certifique-se que há pessoas em sua vida que você acha que é divertido estar ao redor - quem ilumina o ambiente e faz você se sentir bem consigo mesmo.

Muitas vezes as pessoas que não são especialmente espirituosas como uma regra pode ser nítida, quando se reúnem com alguém que os inspira, diverte-os, ou simplesmente solta-os. Certas pessoas fazem você se sentir relaxado e feliz.

Outros são muito cheio de melancolia e desgraça, ou são apenas implacavelmente sérios. Tente evitar ser derrubado por aqueles que são negativos. Passe mais tempo com as pessoas cuja presença dá ao seu humor um impulso. Se você não conhece essas pessoas, procure-as.

Faça uma "cara" feliz

A pesquisa mostra que apenas mudando seus músculos faciais podem desencadear diversas alterações fisiológicas. Eles também podem desencadear pensamentos diferentes que afetam o humor, tristeza, felicidade e raiva. Então, quando nós "fazemos uma cara feliz" nos momentos de adversidade, ou dizer "tenha um bom dia" ou "sorrir para alguém" estamos realmente mudando nossos níveis neuro-hormonais, e mudam o nosso humor. Um sorriso de um semelhante pode produzir sentimentos agradáveis, enquanto que uma cara feia produz sentimentos de infelicidade. Assim, mesmo quando você não se sente particularmente alegre, sorrir aumenta o fluxo de sangue do cérebro e a produção de neurotransmissores positivos são estimulados. Em outras palavras, se você olhar mais feliz, você pode realmente começar a se sentir mais feliz. Portanto, se você não pode rir, sorria.

O humor pode ser um poderoso remédio e o riso pode ser contagioso. É reconfortante nestes dias de epidemias mortais e às vezes dolorosos, caros tratamentos médicos que o riso é barato e eficaz. E os únicos efeitos colaterais são agradáveis.

Quando o riso é perigoso

Nem todo humor é positivo e saudável. A seguir estão os tipos de humor "negativo" para prestar atenção para não cometê-los:

Escárnio, sarcasmo, ridículo e desdém. Estes podem ser usados para descarregar sentimentos hostis, cínico e ressentimentos e são prejudiciais.

Humor impróprio. Quando as pessoas estão profundamente entristecidos com a morte de um ente querido, uma piada projetada para "animá-los" é improvável que seja apreciada.

Da mesma forma, as pessoas que estão severamente deprimidas são incapazes de responder ao humor. Pode fazê-los sentir-se pior porque eles percebem que antes teriam rido e agora não podem.

Conselhos para alguém com um problema preocupante e pessoal podem ou não ser ajudado por uma abordagem bem-humorada. E não fazer piada sobre nomes de pessoas.

Eles têm que viver com eles. Qualquer que seja o comentário inteligente que você acha que venha a fazer provavelmente é uma observação muito chata para eles.

É importante estar atento a cada ocasião e saber quando o humor realmente ajuda.