segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DOUTOR RISADINHA APÓIA E DIVULGA OS NOVOS GRUPOS DE VOLUNTÁRIOS DO RISO!

Pessoal, conheçam este interessante artigo preparado pela Redação do "Repórter Diário" com a colaboração de Larissa Marçal que foi postado em 10 de fevereiro, mostrando o crescimento dos grupos de voluntários sob o título:


Arte do riso se consolida na área de saúde

Ao contrário do que alguns imaginam, a frase ‘quem ri seus males espanta’ não faz parte apenas do conto popular. Voluntários, alunos e atores que visitam pacientes em hospitais fantasiados de palhaços - técnica intitulada clown - ajudam cada vez mais crianças e adultos a aceitarem a rotina de exames e remédios e, até, a acelerar a recuperação. Os benefícios do riso já estão comprovados cientificamente. Uma simples risada ajuda a aliviar o estresse e a relaxar os músculos. No ambiente hospitalar, melhora a aderência ao tratamento pelo paciente a família.

Segundo o médico Jairo Cartum, professor e coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, os clowns trabalham de forma complementar ao tratamento convencional. Segundo o médico, os palhaços atuam com o lado lúdico ao interagir com as crianças, o que faz com que elas aceitam de maneira mais fácil o tratamento. “O paciente feliz reage melhor ao tratamento e não se entrega tão fácil à doença”, destaca Cartum.

Grupos que visitam hospitais estão espalhados por todo País. Um deles é o dos atores que compõem a trupe Operação de Riso, de São Caetano. Em Mauá, a Associação Dose de Riso é formada por voluntários e o auge do trabalho, chega a reunir 200 integrantes. A atividade também envolve alunos da Faculdade de Medicina do ABC matriculados entre o segundo e o quarto semestres, que integram o grupo Sorrir é Viver, em Santo André.

Os pequenos pacientes não são os únicos a sorrir, dizem os voluntários do riso. Enfermeiros, médicos e funcionários em geral também participam da interação, que torna o ambiente de trabalho mais agradável.
http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/272680/arte-do-riso-se-consolida-na-area-de-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário