sábado, 14 de novembro de 2009

DOUTOR RISADINHA CONTINUA BOMBANDO

Olá Pessoal, tudo bem? Eu estou bótimo... pois o Doutor Risadinha bombou de novo nessa semana que passou, a começar pela palestra sobre a importância do Riso no dia-a-dia do ambiente corporativo, realizada na última 3ª feira no Lab. Buenos Ayres na Consolação, que além de ter tido uma excelente divulgação (vejam os links abaixo) foi muito divertida e proveitosa podendo ser conferida nas fotos a seguir. Já estamos programando uma próxima para o início de 2010 e espero contar com a presença de todos vocês:
http://msn.onne.com.br/cesargiobbi/notas/arquivo/4 (é a primeira nota de baixo para cima)
http://veronicapacheco.wordpress.com/2009/10/27/sorria-voce-esta-sendo-curado/
http://todasaude.wordpress.com/2009/11/09/ciclo-de-palestras-do-laboratorio-buenos-ayres-programacao-para-novembro-e-dezembro-de-2009/
http://www.nube.com.br/nubenews/noticia?id_noticias=2097





Depois na 4ª feira teve também a gravação da divertida e interessante entrevista sobre os benefícios do Riso, concedida ao repórter Fábio Rubira (super gente boa) no programa Áudio Papo da Rádio USP 93,7 FM. Logo, logo estará disponibilizado no site da rádio ( http://www.radio.usp.br/programa.php?id=56 )para que vocês possam acompanhar.

E para fechar a semana com chave de ouro, tive o grato convite para participar da elaboração do Primeiro Calendário do Riso para 2010, lançado em Portugal, pela Escola do Riso fundada pelo meu amigo do Riso, Jörg. Ficou maravilhoso e vocês podem conferi-lo no site http://www.escoladoriso.com/content/view/118/1/

É isso aí pessoal e para a próxima semana teremos muitas outras novidades, mas agora vamos acompanhar as notícias que sairam na net mantendo em pauta diária assuntos sobre o Riso, Sorriso e Gargalhada:


Postado em 13/nov

Terapia do Riso
Você já observou que quando está rindo, de verdade, durante aqueles poucos instantes, acontece um profundo estado meditativo? O estar no corpo, naquele lugar, torna-se absolutamente óbvio. As pernas amolecem, o pensamento pára.
É impossível rir e ter as pernas e joelhos travados. Você necessariamente flexiona, amolece todo o corpo. É impossível rir sem sentir vontade de colocar as mãos no plexo e coração. Uma turbinada, os batimentos e oxigenação aumentam, o corpo fica mais quente. O fígado desopila.
É impossível rir sem ter a vontade de olhar para o alto. Sem lacrimejar, sem fechar e abrir os olhos. Um exercício natural para limpar a visão, a janela da alma. Ah, o riso é a menor distância entre duas pessoas, entre o desafio e a solução, entre a doença e a transformação. Conceição Trucom (Por Marilda Jorge)
http://blog-do-caminho.blogspot.com/2009/11/terapia-do-riso.html


Postados em 12/nov

Pesquisa mede a felicidade no trabalho. Professores universitários e presidentes de empresas são os mais satisfeitos
Segundo a pesquisa A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros 2009, realizada pela Catho Online, o nível médio de felicidade do profissional brasileiro é de 6,9. Para medir o grau de felicidade do profissional foi utilizada uma escala de 1 a 10, sendo que 1 representa a condição de muito infeliz, e 10 a de muito feliz.
Tanto homens quanto mulheres se mostraram satisfeitos e o porte da empresa em que trabalham não influenciou muito nesse aspecto. Os profissionais que se mostraram mais felizes foram os professores universitários e os presidentes de empresas, com uma média de 7,6 na escala de felicidade.
Sobre a pesquisa - A pesquisa sobre Contratação, Demissão e Carreira dos Executivos Brasileiros foi realizada entre os meses de março e abril deste ano. A análise contou com a opinião de 16.207 participantes, que responderam a um formulário online com 299 perguntas. Foram levadas em consideração apenas as respostas de profissionais que trabalham em empresas privadas e que possuem mais de 18 anos de idade.

HUMOR


Palhaçada é coisa séria
Prepare-se! Uma turma de nariz vermelho, olhar de tonto e sapatos grandes está chegando à Florianópolis. Entre os dias 23 e 29 de novembro, vão se reunir cerca de cem palhaços e estudiosos da área, vindos das ruas, circos, universidades e cabarés de várias partes do Brasil e do mundo. É a 8ª edição do Anjos do Picadeiro, evento bienal organizado pelo grupo Teatro do Anônimo, do Rio de Janeiro, que neste ano desembarca em Santa Catarina.
Por que, apesar do tempo e da tecnologia, que tem derrubado tantos mitos no mundo, o palhaço segue firme e forte no imaginário popular? – É que o palhaço é o arquétipo que o ser humano criou para dar conta de suas limitações, de sua arrogância, de sua finitude. É um arauto do seu tempo – diz o diretor e um dos criadores do evento, João Carlos Artigos...
O universo do palhaço, que por vezes parece tão simples, é muito mais complexo do que se imagina. Palhaço pode fazer rir, mas também fazer chorar. Seu papel é cutucar a essência das pessoas. Mais do que uma profissão, ser palhaço é estado de espírito.
– O palhaço é uma lente de aumento do ser humano – afirma a atriz e organizadora do evento em Florianópolis, Vanderléia Will. (Por Jacqueline Iensen)


Postados em 11/nov

Estudo mostra o quanto de nossa personalidade é transmitida pelas fotos das redes sociais
Alguém que esteja completamente inserido no mundo digital tem fotos no Orkut, Facebook, Twitter, Flicker e em quantas outras redes sociais ele tenha tempo – e paciência – para participar. Pesquisas demonstram cada vez mais a importância da primeira impressão e que ela é muito difícil de ser desfeita, principalmente se for desfavorável. Nesse contexto, é importante sabermos o quanto nossa aparência pode ser transmitida através de nossa aparência...
É justamente a isso que se propõe uma pesquisa liderada por Laura Naumann, da Sonoma State University, que vai ser publicada em dezembro no Personality and Social Psychology Bulletin. Ela se propôs a estudar como as fotos transmitem nossa personalidade, e como podemos usar esse conhecimento em nosso proveito, para conseguir um emprego ou um parceiro romântico por exemplo.
Mas a pesquisa também pode ensinar a manipular as fotos em nosso proveito. Se você quiser parecer extrovertido, sorria, faça uma pose energética e pouco tensa, e se vista para parecer saudável e arrumado. Já para aqueles que querem parecer abertos a novas experiências, o melhor é se vestir de um estilo diferente, não necessariamente arrumado. (Por Guilherme Rosa)

Patrulha do Riso
Transformar momentos, propor um olhar diferenciado das realidades visitadas pelo palhaço/clown, é o principal objetivo da Patrulha do Riso, formada por estudantes e professores do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Unidade Chapecó.
O lema do grupo é “Cultivar e Praticar o Bem” e a coordenadora do curso de Psicologia, Jaqueline Elisa Maldaner explica: a iniciativa visa promover a autonomia nas pessoas visitadas por meio da interação com o palhaço/clown visitante; utilizar o lúdico e o riso como recurso terapêutico; resgatar a capacidade de brincar por meio de jogos lúdicos; promover a saúde e a qualidade de vida nos espaços visitados e desempenhar o papel de cidadão atuando na comunidade.
Informações sobre o projeto poderão ser obtidas com a coordenadora do curso de Psicologia, profª Jaqueline Maldaner (jaqueline.maldaner@unoesc.edu.br).


Postado em 10/nov

Aljustrel "ensina" que "rir é o melhor remédio"
Aljustrel, em Portugal, recebe dia 19/nov uma aula experimental de ioga do riso, ministrada por Maria Cândida, que vai decorrer no espaço Oficinas de Animação e Formação Cultural.
Este método, criado na Índia há cerca de 15 anos, explica o município, consiste em rir às gargalhadas, ainda que artificialmente, tentando imitar um verdadeiro ataque de riso. O exercício produz, de acordo com os especialistas na matéria, uma série de efeitos benéficos para a saúde.


Postado em 09/nov

Entrevista com Helena Mineiro, sobre o Yoga do Riso
Entrevista no Sapo Zen, com Helena Mineiro, sobre o Yoga do Riso. Rir pode ser terapêutico, e isso é o que nos explica Helena Mineiro ao falar sobre o Yoga do Riso. http://zen.blogs.sapo.pt/ - Clik aqui para ver o vídeo: http://videos.sapo.pt/SYBsWgeVCiKUGSQuLG9g


Postado em 08/nov

Rir é o melhor remédio
Juntamos um improvável grupo de conselheiros para nos ajudar a potenciar a energia positiva. E dentre as idéias que eles nos deixaram, envolvendo a Fé, a Yoga, as Cores, o Feng Shui, a Música, as terapias orientais como o Reiki, o Shiatsu, a Tui, a gratidão, o esporte, a doação, destaco o Riso, que segundo o ator/formador Raul de Orofino “Temos uma ferramenta poderosa que nos ajuda a viver bem, a trabalhar melhor, a sermos mais criativos e flexíveis. O riso mata o medo, propicia a generosidade e quando rimos temos mais entusiasmo de seguir nossos caminhos. Casamentos onde os parceiros riem juntos, durarão muito mais do que outros em que as pessoas não riem", ele sublinha e conta ainda que muitos hospitais no mundo aplicam terapias de humor para pacientes com cancro e com aids e a sobrevida deles aumenta." É por isso que rir é "muito mais sério do que todos pensamos." E ter bom humor não significa ter de contar uma piada todos os dias. "Começa pelo fato de se valorizar o fato de estar vivo hoje." As crianças, segundo a medicina, riem de 300 a 400 vezes por dia, os adultos de 15 a 30 vezes, no máximo.
(Texto publicado na edição Revista Única/Expresso 7 Novembro 2009) Por Teresa Gens (www.expresso.pt)

Então por hoje é só Turminha do Riso. Agora peço licença porque vou sair para dar uma gostosa caminhada e aproveitar este sábado ensolarado e muito gostoso. E não se esqueçam de divulgar estas notícias para toda rede relacionamento, para alegrarmos ainda mais o sábado de todos nós.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA ®