terça-feira, 17 de dezembro de 2019

DOUTOR RISADINHA DESTACA OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA GARGALHADA



Doutor Risadinha doando seus 3 livros para a Laughter Yoga University - Bangalore/Índia, em mãos do Dr. Madan Kataria, seu fundador.


Bom dia Pessoas Risonhas, tudo bem com vocês? Hoje compartilho uma matéria bem legal publicada em 16/dez/19 no Portal Correio de João Pessoa/PB com o título “Saiba o que a ciência diz sobre os benefícios de dar uma gargalhada”. Concordo plenamente com a matéria, motivo pelo qual venho me dedicando por mais de 15 anos a levar os benefícios do Riso para as Empresas, através de minhas palestras. Confiram abaixo a matéria:

Compartilhar uma gargalhada genuína com um amigo ou colega de trabalho pode ser suficiente para alegrar os nossos dias, não importa o quanto nos sintamos mal. O riso é um redutor de estresse, estimulador de imunidade, ajuda o coração e constrói confiança.

O humor é um estado de ânimo e sua intensidade está relacionada com o grau de disposição e bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo. Pode ser que em alguns momentos não seja tão fácil mante o bom humor, como no stress do dia a dia, no fim de uma semana de trabalho puxado ou quando estamos doentes, mas a verdade é que manter o bom humor ajuda e muito em várias situações da vida, seja para não se deixar abater por emoções negativas nesses momentos difíceis ou mesmo para fazer que o cotidiano seja mais leve. Enfrentara vida com um sorriso no rosto é bem mais vantajoso do que encarar os ‘problemas’ com tristeza ou um ar de derrota.

Continue lendo para saber mais sobre os surpreendentes benefícios do humor.

#1 O riso é um sinal de boa vontade para com os outros
Por que rimos? De acordo com um estudo de 2010 da ComplementaryandAlternative Medicine, da BMC, risos e sorrisos geralmente são considerados uma mensagem de boa vontade. Os autores extrapolam que há uma função semelhante em primatas, que usam expressões faciais com dentes à mostra para sugerir simpatia e sociabilidade.

Os autores do estudo escrevem: “Como algumas formas de sorrir são voluntárias e facilmente falsificadas, acredita-se que o riso, que exige uma contração mais sinérgica da musculatura, tenha evoluído nos seres humanos para expressar uma mensagem segura e de proteção aos outros”.

#2 Rir reduz a ansiedade e outras emoções negativas
Imagine um investidor ávido que vê suas ações despencarem. Ou um apostador que não teve muita sorte no começo. Além da ansiedade, a raiva, decepção, fúria etc. podem desequilibrar a vida que qualquer indivíduo. Mas, em meio à turbulência, soltar aquela gargalhada pode ser o remédio mais acessível e barato, conforme trouxe um estudo.

Realizado em 1990 no Psychological Reports, o estudo analisou os efeitos do riso na ansiedade induzida por ameaças. Pesquisadores levaram 53 estudantes universitários a acreditar (falsamente) que receberiam um choque elétrico após um período de espera. Os sujeitos do grupo experimental ouviram uma gravação de comédia enquanto aguardavam o choque. O grupo placebo ouviu uma fita não humorística e o grupo controle não ouviu nenhuma fita. O grupo que escutou a comédia relatou que a ansiedade diminuiu durante o período antecipado, e aqueles com maior nível de senso de humor apresentaram a menor ansiedade relatada.

#3 Os sorrisos são ótimos para aumentar a imunidade
No início da temporada de gripes e resfriados, pode ser uma boa ideia praticar alguma terapia do riso, pois vários estudos demonstraram o poder imunológico de uma boa risada. Em um estudo de 2015 sobre puérperas no Journal of Alternative and Complementary Medicine, os pesquisadores testaram o leite materno expresso à mão quanto à dose de imunoglobulina (IgA, anticorpos que desempenham um papel importante na função imunológica) antes e depois da terapia do riso.

Duas vezes por semana, os participantes se envolviam em “rotinas de riso”. Mães que participaram da terapia do riso viram um pequeno aumento na IgA. No entanto, mesmo uma pequena quantidade foi significativa para os pesquisadores, já que no período pós-parto o IgA vai diminuindo gradualmente (seu maior nível é logo na primeira hora após o parto, no colostro).

Portanto, reúna os amigos e conte piadas, assista a filmes de comédia, leia histórias engraçadas, e veja graça nas situações desconfortáveis da vida! Você estará dando a si mesmo um remédio natural e totalmente grátis!

E para finalizar, não se esqueçam de me ajudar na divulgação desta matéria, tornando-se também, SEGUIDORES do blog Espaço do Riso, para acompanhar tudo o que rola sobre os benefícios que o Riso e Bom Humor proporcionam à nossa saúde e relacionamentos pessoais e profissionais.

Sempre que precisar realizar eventos motivacionais, lembre-se de Marcelo Pinto – www.palestrantedobomhumor.com.br ! Desenvolvemos palestras e treinamentos criativos e com uma das melhores relações investimento x benefício existentes no mercado.

Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM E LUCRATIVO DIA ®

ATENÇÃO! O Blog Espaço do Riso não tem como objetivo diagnosticar ou tratar qualquer tipo de doença ou problemas físicos. Os artigos do blog são extraídos da própria internet, jornais e revistas. "Eles não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas".