segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Doutor Risadinha destaca: Rir e acariciar um pet melhora função imunológica

Turminha do Riso! FELIZ 2011! Essa é para começar o ano com chave de ouro. Vejam que matéria genial, postada em 03 de janeiro de 2011 por Carolina Abranches no site http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=3591 , pois confirma que acariciar um animal de estimação, assim com o Riso, melhora a função imunológica. Não é fantástico? Divulguem esta matéria para o maior número possível de pessoas. Assim estaremos fazem um grande bem à nós mesmos e aos nossos pets.

Acariciar um animal de estimação melhora a função imunológica


Dar gargalhadas ao longo do dia também protege o organismo de micróbios invasores

Estudos recentes apontaram o que ajuda o organismo a melhorar seu sistema imunológico. Ter um animal em casa e acarinhá-lo durante 18 minutos aumenta a imuglobulina, anticorpos naturais do organismo contra gripes e resfriados. Os cientistas chegaram a conclusão que um simples toque de um ente querido no ombro traz um benefício semelhante à saúde.

De acordo com os estudiosos, a alegria e o riso provoca a liberação de substâncias químicas no cérebro que melhoram a função imunológica, protegendo o corpo dos micróbios invasores. O banho de sol por 20 a 30 minutos ao dia, antes das 10h da manhã e depois das 15h, também ajuda o sistema imunológico. Os raios solares estimulam a imunidade da pele e inibem a ação das bactérias.

Incluir sopas nutritivas no cardápio também contribui para afastar as bactérias do corpo. O alimento preserva a energia dos alimentos e mantém suas propriedades terapêuticas, facilitando a absorção dos nutrientes pelo organismo. A sopa, segundo os estudiosos, ajudará a manter em dia seu sistema imunológico.

OSHO e Doutor Risadinha jogam no mesmo time: que acha que o Riso é bom para nossa Saúde

Turminha, notem que interessante matéria postada em 30/12/10 por Rui Fragassi extraída diretamente da Fonte: Osho, Corpo e Mente em Equilíbrio, Editora Sextante, 2008. ISBN 978-85-7542-349-3. Vocês merecem este compartilhamento sobre o Poder do Riso em nossa saúde. Aproveitem!


"Rir é o melhor remédio", ditado popular

A sociedade mutilou seu corpo, sua mente - tudo. Deram a você apenas algumas escolhas, deixaram apenas algumas pequenas aberturas e só é possível olhar através delas. Nunca deixam que você veja a totalidade das coisas.

O senso de humor reunirá as partes que foram separadas, colará seus fragmentos, deixando-o inteiro. Não reparou nisso? Quando você dá uma boa risada, de repente todos os fragmentos desaparecem e você se torna uma coisa só. Quando você ri, sua alma e seu corpo se tornam uma coisa só - eles riem juntos. Quando você pensa, seu corpo e sua alma estão separados. Quando chora, seu corpo e sua alma também são uma coisa só, funcionando em harmonia. Lembre-se sempre: todas essas coisas são boas, fazem bem, pois fazem de você um só todo. Rir, chorar, dançar, cantar - tudo isso faz de você um conjunto em que tudo funciona em harmonia.

Sua cabeça pode estar pensando enquanto o corpo continua fazendo mil coisas diferentes. Você pode comer enquanto a sua mente pensa e, então, ocorre uma divisão, algo negativo. Você anda na rua e, enquanto o corpo anda, a sua mente está pensando. Não que esteja pensando na rua, nas árvores que o cercam, no sol, nas pessoas em volta de você - você está pensando em outras coisas, está em um outro mundo.

Mas, ao rir, se a sua risada for de fato profunda - se não for uma pseudo-risada, que só acontece nos lábios -, você sentirá de repente seu corpo e sua alma funcionando juntos. A risada não está só no seu corpo, ela penetra no fundo do seu ser. Surge de você e se espalha por toda a circunferência. Você é um só, quando ri.

Minha definição de saúde é que, quando você não percebe a existência do seu corpo, você está saudável. O mesmo vale para a mente saudável. Só uma mente insana pode ser sentida. Quando a mente está sã, silenciosa, não é possível senti-la. Quando o corpo e a mente estão silenciosos, é possível sentir a alma com mais facilidade, com uma risada. Não há por que ser sério.

Aproveite a vida, ria das coisas ridículas à sua volta. Ria durante todo o trajeto até o templo de Deus. Aqueles que riram bastante (como os fundadores do Tantra) chegaram lá - as pessoas sérias ainda estão perambulando por aí, com a cara amarrada.
http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/2010/12/riso-e-saude.html

Doutor Risadinha apresenta novos estudos sobre o Sorriso de Monalisa

Pessoal, encontrei esta postagem do Célio no final do ano passado que trata de novos estudos sobre o Sorriso de Monalisa. Não sei se ele está de sacanagem, mas vale a pena dividir com vocês, lembrando que logo abaixo postei uma matéria que apresentei no programa Sorria e Tenha um Bom Dia sobre outras interpretações do Riso de Monalisa. Agora deixo para vocês tirar suas próprias conclusões! Vamos lá!


Novo estudo diz: Mona Lisa sorria porque estava ... feliz

Retrato pintado por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa atrai pesquisadores de todo o mundo. Alertadas para a possível presença de um mistério interessante, algumas pessoas querem definir e, em seguida, resolvê-lo. O misterioso meio sorriso que vem intrigando os observadores da Mona Lisa durante séculos não é realmente difícil de interpretar, dizem pesquisadores holandeses. Ela estava sorrindo porque estava feliz - 83 por cento feliz, para ser mais exato, de acordo com cientistas da Universidade de Amsterdã.

No que todos viram como uma demonstração da tecnologia de diversão, em vez de um experimento sério, os pesquisadores analisaram uma reprodução da obra-prima de Leonardo da Vinci com a ajuda de um software de "reconhecimento de emoções", desenvolvido em colaboração com a Universidade de Illinois.

O resultado mostrou que Mona Lisa estava 83 por cento feliz, 9 por cento com nojo e o restante com raiva. Ela era inferior a 1 por cento neutra, e não de toda surpresa.

A equipe ainda vai publicar um relatório científico formal. Ele vai se juntar a um monte crescente de estudos que são tão difíceis de classificar como o famoso sorriso de Mona Lisa. Aquele sorriso, alguns cientistas sugerem, não pode realmente ser um sorriso.

Aqui está uma outra amostra de estudos sobre a Mona Lisa - Mona Lisa: Sem dentes

Grande parte do mundo comemora Mona Lisa como uma icônica mulher perfeita. Mas o Dr. Joseph E. Borkowski, da Universidade Georgetown e Faculdade de Odontologia, em Washington, DC, propõe uma conjectura perturbadora. Em seu estudo "Mona Lisa: O Enigma do Sorriso" (.. Journal of Forensic Sciences, vol 37, n º 6, p. 1706-1711), ele explica que:

A Mona Lisa não sorri, ela usa uma expressão comum para pessoas que perderam seus dentes da frente. Um close-up da área labial mostra uma cicatriz que não é diferente daquela deixada pela aplicação de força bruta. As mudanças verificadas na área perioral são as mesmas que ocorrem quando os dentes anteriores são perdidos.
http://www.dihitt.com.br/barra/novo-estudo-diz-mona-lisa-sorria-porque-estava-feliz-

Doutor Risadinha apresenta várias versões sobre o Riso de Monalisa

Doutor Risadinha e a Risoterapia no Espaço do Riso

Turminha, vejam que matéria interessante foi postada pelo Paulo em 31/12/10 em Vida Saudável sobre a Terapia do Riso. Achei muito legal e gostaria de compartilhar com todos vocês. E não se esqueçam de que também podem conhecer muito mais sobre a Terapia do Riso, visitando o nosso Espaço do Riso, que está situado na Rua Doutor César, n° 42 - sala 17, bem ao lado do Metrô Santana em São Paulo. Espero por vocês!

Terapia do Riso

Na década de 70 Patch Adams fez rir milhares de crianças doentes nos Estados Unidos com excelentes resultados.

Adams acreditava que o riso podia curar ou pelo menos aliviar as doenças, e assim foi. Já passaram algumas décadas e os preceitos de Patch Adams continuam a ser seguidos.

Formaram-se organizações como os “Palhaços sem Fronteiras” que viajam pelo mundo fazendo rir as pessoas que mais precisam, que passaram por alguma tragédia ou sofrem de doenças incuráveis. Hoje mais que nunca é preciso rir, quando as pessoas endurecem os rostos e parecem ter abandonado a alegria de viver.

O próprio Sigmud Freud reconheceu os benefícios do riso, já que lhe atribuiu o poder de libertar o organismo das energias negativas. Algum tempo depois isto seria comprovado quando se descobriu que o córtex cerebral liberta impulsos eléctricos negativos quando nos rimos.

Os benefícios do riso, além de nos fazer passar um bom bocado, são vários, nomeadamente a eliminação do stress, relaxamento das tensões acumuladas, combate às insónias, fortalecimento do sistema imunológico, melhora o sistema cardiovascular, aumenta a produção de endorfinas, melhora a motivação e a criatividade, relaxa os músculos, oxigena os pulmões pois permite a entrada do dobro da quantidade de ar, entre muitos outros benefícios.

Existem também centros terapêuticos onde se aplica a riso-terapia para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade ou simplesmente que querem alegrar mais um pouco os seus dias. O primeiro passo é libertar as tensões mediante técnicas que permitam chegar mais rapidamente à gargalhada, como por exemplo exercícios de expressão corporal, jogos, danças e exercícios de respiração ou massagens. O objectivo é estimular o riso de forma natural, tal como o fazem as crianças. Diz-se que o riso é tão saudável que apenas cinco minutos de gargalhadas equivalem a 45 minutos de exercício físico.
http://janelaaberta.freeiz.com/2010/12/terapia-do-riso/

Doutor Risadinha apresenta o Projeto SORRIA do Hospital Ophir Loyola no Pará

Patota do Riso. Vejam que projeto super legal do Hospital Ophir Loyola/HOL do Pará. Ele recebeu o nome de Sorria. Acompanhem na postagem de 28/12/10:
Projeto leva música e alegria para pacientes do HOL

O clima de Natal ainda pode ser percebido no Hospital Ophir Loyola (HOL). Trio musical e palhaços do projeto "Sorria" se a apresentaram na manhã desta terça-feira (28), levando alegria e descontração aos pacientes em tratamento no hospital.

A maioria dos pacientes reside no interior do Pará e vem ao HOL para fazer quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, cirurgias, entre outros procedimentos. Com o ambiente positivo, o Natal Humanizado do Ophir Loyola proporcionou momentos de lazer e colaborou para aliviar a rotina dos tratamentos exaustivos, aumentando a autoestima de quem está internado.

Foi assim com o pequeno Sérgio Moraes Farias de dez aos. O menino faz quimioterapia e definiu bem a ocasião. "Estou tão feliz, é muito bacana os músicos e os palhaços. Não parece que estou num hospital", comemora.

Há cinco anos, o músico Yuri Guedelha leva voluntariamente o seu talento musical até as pessoas em tratamento nos hospitais de Belém. A intenção é fazer o paciente se desligar um pouco do ambiente hospitalar. "Levamos esperança e, principalmente, alegria e bem estar por meio da música, que remete a uma sensação de leveza e harmonia. É gratificante quando vemos os olhos dos pacientes brilhando, uma sensação maravilhosa", garante.

Maria do Carmo Santos é coordenadora do projeto e explica que a ação de responsabilidade social foi criada pela Unimed Belém em 2006, para colaborar com a recuperação dos pacientes hospitalizados. "Nossa missão é a humanização da assistência hospitalar e a minimização dos traumas e atitudes negativas decorrentes da doença e internação", diz.

Os voluntários do "Sorria" interagem com os pacientes, acompanhantes e equipe de saúde através da arte, na tentativa de reduzir o sofrimento emocional e resgatar sorrisos e esperanças através de atividades lúdicas como brincadeiras, música e recreação.

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=70197

Doutor Risadinha sempre defendeu que bastam 15 minutos de boas risadas por dia para mudar nossa vida para melhor. Agora temos mais estudos que confirmam isso!

Pessoooaaalll !!! Vejam que matéria super interessante encontrei. Ela foi postada por Elisabete Silva em 27 de Dezembro de 2010 no site português http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1743188&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%253A+DN-Ciencia+(DN+-+Ciencia) sob o título "15 minutos de riso mudam a vida " e trata de vários estudos sobre o Riso, tendo inclusive um deles sido apresentando num vídeo intitulado "Cérebro feliz: o riso e o sentido de humor.", que foi circulado em diversos blogs e sites. Confiram neste link do respeitado site último segundo http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/video+mulheres+riem+mais+que+homens/n1237897664335.html .

Agora a matéria na íntegra sob o título "15 minutos de riso mudam a vida ":

Com 15 minutos de riso por dia ganham-se quatro anos e meio de vida. Mas há mais. Para mostrar que rir é mesmo o melhor remédio, um estudo indica que as pessoas que combatem o stress com o riso têm menos 40% de possibilidade de sofrer um enfarte ou um derrame e têm menos dores nos tratamentos dentários. E ainda não se pode esquecer como o riso contribui para o emagrecimento: 15 minutos equivale a menos 40 calorias.

"O humor e a felicidade são genuinamente humanos", explicou, citada pelo El Mundo, Natalia López Moratalla, professora de Bioquímica da Universidade de Navarra, que liderou o estudo. Acrescentou ainda que ao prolongar-se os sentimentos negativos, o corpo humano começa a "esgotar--se", prejudicando o organismo.

Este estudo foi apresentando num vídeo intitulado "Cérebro feliz: o riso e o sentido de humor." E se este indica que rir faz bem à saúde, um outro, da Universidade de Stanford, nos EUA, centrou-se nas vantagens do emagrecimento. Com os mesmos 15 minutos, pode perder-se até 40 calorias. A investigação indica ainda que rir 100 a 200 vezes por dia implica o mesmo esforço cardiovascular de dez minutos de corrida.

Para um homem, a chamada "piada fácil" serve para rapidamente rir. Já as mulheres analisam mais. O resultado é o mesmo, o processo cerebral é que é mais longo, segundo Natalia López Moratalla. "Primeiro usamos as áreas do cérebro que processam as palavras e tentam perceber que aquilo que ouve ou lê não faz sentido. Nesta primeira etapa, praticamente não há diferenças entre homens e mulheres", referiu. É na segunda de três fases que se revela a diferença. O feminino percorre mais áreas do cérebro até entender a razão para rir.

As mulheres utilizam a parte do cérebro que processa os sentimentos. A detecção do "erro" (que dá origem à piada) é recompensado com uma agradável emoção. E tudo graças à dopamina, também conhecida como hormona da felicidade. As mulheres dão mais atenção aos conteúdos semânticos, comparando com dados memorizados. Segundo Natalia López Moratalla, é por isso que se diz que as mulheres preferem o "humor inteligente".

Enquanto as mulheres fazem uma ligação entre o conhecimento e a emoção para depois rir, o homem separa as duas áreas, evitando a análise à piada, fazendo com que riam com mais facilidade.

Doutor Risadinha também concorda que o Riso alimenta nossa Alma

Olá Turminha do Riso! Feliz 2011 para todos vocês! Como estivemos sem contato nestas duas últimas semanas, vamos retomar algumas das melhores postagens desde o Natal, beleza? Então, comecemos por esta que foi postada no próprio dia 25 de dezembro de 2010 por Cidinha de Souza em seu blog
http://cidocanews.blogspot.com/2010/12/riso-tambem-alimenta-alma.html sob o título:

Riso também alimenta a alma

“Apenas entendo que o riso é a mais certeira prova da alma. Olhai para uma criança: só as crianças sabem rir com perfeição, por isso são fascinantes. É abominável a criança que chora, mas a que ri alegremente é um raio do paraíso, é o futuro do homem quando ele, finalmente, se tornar tão puro e ingênuo como uma criança”. O trecho diz respeito ao livro O adolescente, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, referente à mportância do riso para o espírito da pessoa. Cristão ortodoxo, o escritor se notabilizou por personificar alguns dos principais sentimentos do homem em personagens dos mais variados tipos da Rússia do século XIX.

O teólogo Fábio dos Santos faz coro à prerrogativa do escritor russo, entendendo que Dostoiévski retrata, com estas palavras, o poder do riso na formação espiritual de uma pessoa. “O riso tem a capacidade de formar o espírito de uma pessoa. Através do sorriso, é possível observar a essência da alma de alguém”, diz. “Pessoas que não são sinceras consigo próprias dificilmente conseguem dar um sorriso franco, aberto, que permita ao seu interlocutor perceber toda a graça da vida”, observa.

Para Santos, o riso representa um significado tal qual a caligrafia, só que essa escrita se observa “na relação humana”. O riso seria então a leitura do estado de espírito de uma pessoa. “É o riso que permite desvelar coisas que, por vezes, são ocultadas do olhar de alguém. Apenas pelo sorriso nos são apresentadas algumas das emoções mais belas e sinceras do ser humano”, completa.

PROFUNDO. Como diz a velha máxima, pode fazer muito bem à alma. Santos destaca ainda que o riso ou o sorriso não estão apenas na boca de uma pessoa. “Sorrir faz parte de algo maior”. Diante desse contexto, os olhos, que sempre foram a chama da alma, podem transmitir essa sensação única despertada pelo riso. “Com a alma acesa, o brilho da vida está aceso. As pessoas devem refletir sobre a importância do olhar, respirar fundo e buscar uma sintonia de amor. Sorrir não tem a ver apenas com a gargalhada. Um olhar pode sorrir aos outros e alimentar a alma, principal função de um bom sorriso”.

Mirian Goldenberg: “Marca do brasileiro está no corpo: jeito de andar, de sorrir, de tocar”

DOUTOR RISADINHA NÃO ESTÁ SOZINHO: VAMOS LÁ, SORRINDO EM ALEMÃO!


Este é mais um exercício da Ginástica da Gargalhada. Se vocês quiserem conhecer mais sobre isso, acessem o Canal do Doutor Risadinha no Youtube: http://www.youtube.com/user/doutorrisadinha?ob=0 e confiram várias dezenas de exercícios comandados pelo Doutor Risadinha e suas Endorfinas.
Abraços, Sorria e Tenha um Bom Dia.