sexta-feira, 25 de março de 2011

Doutor Risadinha destaca a importância do Riso no Mundo dos Negócios!


Laughter in the Business World (Friday 25th March 2011 - by John Loftus)

Research shows that laughter can help improve the workplace environment & corporate culture. How many times have you been having a chat over a cup of coffee or lunch and you & your companions have asked the question “where has the fun in this place gone?”.

Now I’m not expecting everyone to start standing up and telling jokes across the office floor but there is a quintessential requirement to be able to find the joy in the work we do and the people we work with.




Laughter is a fantastic, natural medicine – it reduces stress resulting in enhanced physical and mental health, improved quality of work, better communication, team building skills and interpersonal relationships.

Improvisation & creativity programmes introduced by many companies around the world indicate that employees become more committed and efficient and learn easier as a result. This is often reflected in increased sales, productivity and a more harmonious workplace. (...)
http://webkit.o2online.ie/ideasroom/?p=4352

Doutor Risadinha, o Consultor do Bom Humor

Olá Turminha do Riso, tudo beleza? Tenho ótimas notícias para vocês. Hoje, dia 25, às 9h30 da noite, estarei participando numa matéria no Jornal da CNT (canal 26 da TV aberta em São Paulo) sobre os benefícios do Riso e não se esqueçam que acaba neste domingo a Risadaria, lá no prédio da Bienal do Pq Ibirapuera. Eu estarei lá!

E em abril (parece mentira, mas não é!) estarei participando rapidinho de uma matéria em comemoração ao aniversário da Ana Maria Braga no programa Mais Você do dia primeiro. E por falar em 1º de abril, estaremos neste ano comemorando pela 2ª vez no Brasil o Dia Internacional da Diversão no Trabalho

Nesta comemoração, estarei ministrando palestras de hora em hora no Espaço do Riso durante todo dia 2 de abril (Sábado, das 10 às 15hs) tratando da importância do Riso no local de trabalho e da nova profissão de Consultor do Bom Humor, tão presente nos EUA e Europa. Portanto não é modismo! Venha conhecer esta nova profissão e saia na frente da concorrência. Não precisa ser engraçado e nem piadista. Basta apenas ter senso de humor!

Participem comigo e tragam seus parentes e amigos. Vamos aproveitar para nos reencontrar e dar muitas gargalhadas. O Espaço do Riso fica na R. Leite de Morais, 42 – cjto 17 – ao lado do Metrô Santana. Os interessados em participar das palestras podem enviar e-mail para marcelopinto@doutorrisadinha.com ou espacodoriso@gmail.com ou responder à esta mensagem. Valeu !!!

Doutor Risadinha apresenta Curiosidades sobre o Riso

Pessoal, foi publicado hoje (25/março) no link português abaixo, um artigo sobre Estudos e Curiosidades Sobre o Riso, constando informações bem interessantes. Confiram abaixo:

Os seres humanos adoram dar risada, e um adulto ri, normalmente, 17 vezes por dia. As pessoas gostam tanto de sorrir que existem indústrias para isso. As piadas, as comédias de situação (sitcoms) e os comediantes são todos programados para nos fazer gargalhar porque isso faz bem.

Risada não é a mesma coisa que humor. O riso é a resposta fisiológica ao humor.

A risada consiste em duas partes: um conjunto de gestos e a produção de um som. Quando rimos, o cérebro nos pressiona a realizar ambas as atividades simultaneamente.

Quando sorrimos, quinze músculos faciais se contraem e o estímulo do músculo zigomático maior (principal mecanismo que levanta o lábio superior) acontece, fazendo com que soltemos um sorriso.

Quando rimos nosso sistema respiratório é interrompido pela epiglote que semifecha a laringe, de modo que a entrada de ar ocorre de forma irregular. Enquanto a boca está abrindo e fechando, a luta pela entrada do oxigênio continua, o rosto fica úmido e geralmente vermelho (ou roxo). Daí a expressão vermelho de rir.

Alguns pesquisadores acreditam que o riso, assim como o canto do pássaro, funciona como um tipo de sinal social. Outros estudos confirmam essa teoria ao provar que as pessoas são 30 vezes mais propensas a rir em eventos sociais do que quando estão sozinhas (e sem estímulo pseudo-social da televisão).

O estudo fisiológico do riso tem nome próprio: gelotologia. E sabemos que determinadas partes do cérebro são responsáveis por certas funções.

Quando analisamos as áreas do cérebro envolvidas com o riso, o sistema límbico parece ser primordial. O sistema límbico é uma cadeia de estruturas localizadas abaixo do córtex cerebral e está ligada diretamente com motivação e comportamentos emocionais.  

Os especialistas dizem que várias diferenças óbvias nas pessoas determinam o que elas acham engraçado. A diferença mais significativa é a idade. Por exemplo: Crianças dão risada de qualquer coisa, pois tudo é novo em seu mundo. Adolescentes gostam de piadas sobre sexo, comida, autoridades e assunto considerados proibidos por adultos, que por sua vez, só acham graça de piadas inteligentes e bem construídas.
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/neurology/2139178-estudos-curiosidades-sobre-riso/

Doutor Risadinha é o fundador do Clube da LOL de São Paulo!!!!

Turminha do Riso! Vejam que informação interessantei publicada por L.M.N. ontem (24/março), no site português do jornal Correio da Manhã. Os lingüistas decidiram incluir no dicionário de Oxford, uma das referências da língua inglesa, a expressão LOL - Laughing Out Loud (Gargalhada) devido sua freqüente utilização em mensagens instantâneas e tweets. 

De acordo com o site ‘Huffington Post’, Oxford revelou em comunicado que a atualização do seu dicionário se deve ao fato desta ‘sigla’ facilitar a comunicação, tornando-a mais rápida, permitindo ainda que se “fale mais nos meios de comunicação onde há um limite de caracteres que podem utilizar numa mensagem”.

A mesma nota da universidade destaca ainda que, apesar de serem conceitos mais utilizados pelos jovens, a expressão LOL teve sua primeira utilização datada de 1960.