terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Doutor Risadinha reforça mais algumas propriedades terapêuticas do Sorriso


Olá Turminha, tudo bem? Compartilho com vocês agora um artigo publicado em 18/fev/2013 no site Produtividades.com com o tema "Sorria e tenha mais Qualidade Vida", muito legal e bem escrito, destacando algumas propriedades terapêuticas do Sorriso. Confiram abaixo na íntegra:

Ao sorrir, estamos despertando os hormônios do prazer, fortalecendo o coração e as defesas do organismo, estimulando a criatividade, e ainda queimando calorias.

Estamos sempre com pressa, com pressa para levar e buscar os filhos, de chegar e sair do trabalho, com pressa de dormir e acordar para começar tudo de novo. A rotina estressante nos faz esquecer até de sorrir. Sim, nos esquecemos de sorrir. Esquecemos de sorrir, num gesto de agradecimento ou até mesmo num cumprimento de “bom dia” que sai quase que sussurrado.

Um sorriso é capaz de estimular a produção de endorfina no cérebro, substância natural que gera sensação de bem-estar e prazer. Além de ser contagiante, uma gostosa gargalhada faz bem aos pulmões, fortalece os músculos da barriga, melhora a digestão e estimula o sistema imunológico a ficar mais ativo, por conta da maior atividade das células de defesa do organismo, que ocasiona a multiplicação dos linfócitos, que produzem anticorpos, detectam bactérias e, até são capazes de destruir células cancerígenas.

Atualmente, a medicina vem atestando cada vez mais, os efeitos terapêuticos do bom humor, tanto na área psicológica quanto na área física.
Cardiologistas do Centro Médico de Maryland, Estados Unidos, comprovaram que a serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar, liberada pelo riso protege o coração contra infarto, trombose e acidente vascular. No Japão, cientistas ligados à Universidade de Tsukuba verificaram a queda da taxa de glicose em grupos de diabéticos convidados a assistirem apresentações teatrais cômicas. O ato de rir ainda se configura como a mais prazerosa das ginásticas. A cada 15 minutos de prática, queimamos 40 calorias, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Vanderbilt,nos Estados Unidos.

Além disso, uma pessoa bem-humorada encontra respostas criativas quando o lado direito do cérebro é estimulado e ele, consequentemente, desperta a intuição, o sentimento, a percepção e a sensação.

Rir pouco não nos beneficia em nada, ao contrário, nos provoca “déficit de alegria”. Não nos custa nada, criar este hábito, não é?