sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Marcelo Pinto, o Doutor Risadinha, divulga a Yoga do Riso


Bom dia Pessoal, tudo beleza? Para começarmos 2013 bem, compartilho com vocês a entrevista que a Profª Portuguesa da Yoga do Riso, Helena Mineiro concedeu ao site Idade Maior do Portal Terra, publicada em 9 de Janeiro de 2013, sob o título de "Yoga do Riso". Este é o tema que também venho divulgando por todo o País desde 2009, quando tornei-me mais um dos Líderes do Riso, representando o Clube do Riso em São Paulo. Confiram a entrevista na íntegra:

Descubra uma maneira de se exercitar e divertir ao mesmo tempo. Faz bem ao corpo e à mente!

Não há nada melhor que uma boa gargalhada para animar o dia. Rir não só relaxa, como pode quebrar o gelo entre duas pessoas que não se conhecem.  Aproxima amigos, melhora o ambiente de trabalho e pode acabar  uma discussão se uma piada inofensiva for dita na altura certa. Mas não é só a nível psicológico e social que o riso é benéfico. Rir também é bom para o corpo, pois uma  grande gargalhada faz trabalhar os músculos da barriga.

À semelhança do riso, a ioga também é uma atividade de relaxamento do corpo, que descontrai e ajuda a reencontrar o equilíbrio interior. Tendo em consideração os benefícios de ambas as atividades, a ioga e o riso  fundiram-se numa modalidade a que se chamou ioga do riso, e que tem por objetivo encontrar o bem-estar.....a rir.

Helena Mineiro, Professora de yoga do riso, certificada pela escola de Madan Kataria (o criador da ioga do riso) explica em que consiste esta original prática.

Como é que surgiu o ioga do riso?
Há cerca de 17 anos em Bombaim, na Índia, pela mão de um médico de clínica geral chamado Madan Kataria.

E em que é que consiste, exatamente, a ioga do riso?
É uma técnica que intervala exercícios de riso com exercícios de respiração assertiva. O casamento entre riso e respiração dá origem à expressão ioga do riso.

Quais são os  principais benefícios, ao nível do corpo e da mente?
Quando rimos, libertamos endorfinas (a chamada morfina natural do corpo) e esse ato faz com que todo o corpo seja invadido por uma enorme sensação de bem-estar e leveza. Por essa razão é que nos sentimos muito leves depois de “rirmos com vontade”. Quando fisicamente nos sentimos bem, a tendência é que a nossa mente acompanhe esta sensação de bem-estar.

Quais são as faixas etárias que mais aderem  a esta prática?
A ioga do riso é um fenômeno transversal. Todos as idades, sem exceção, têm vindo a interessar-se  por esta  prática. E todos a deviam integrar nas suas vidas.

Que tipo de pessoas beneficiaria mais com esta prática ?
A ioga do riso faz  falta a toda a gente mas, principalmente, aos que têm tendência para estados depressivos. O riso combate eficazmente a tristeza e a depressão.

A ioga do riso é uma prática já em voga por todo o mundo?
Sim. Em todo o mundo existem clubes de riso que, semanalmente, promovem encontros para que as pessoas possam, simplesmente,  rir sem razão. Possam rir pelo puro prazer de rir.

Em que é que difere de outras ocupações dos tempos livres?
Sobretudo, no aspecto de se conseguir brincar ao mesmo tempo que se trabalham as áreas físicas, emotivas e mentais.