domingo, 8 de julho de 2012

Doutor Risadinha destaca: Sorrisos ajudam pacientes cardíacos!


Fala aí Turminha, vejam que legal este artigo postado em 02 de julho no site Surpresaria com o título  

Sorria! Faz bem para sua saúde

Quem não se lembra de Robim Williams em Patch Adams? No filme, o ator interpreta um estudante de medicina que descobre o poder do riso na recuperação dos doentes. Na vida real, os Doutores da Alegria levam a sério – com muito humor – a brincadeira de fazer os pacientes sorrir. Os Doutores distribuem alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde há mais de 20 anos. Batizada de ‘besteirologia’, a terapia, segundo o grupo, deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste.
“O comediante é como uma aspirina. Só que funciona duas vezes mais rápido”
(
Groucho Marx)

Outra terapia que chama a atenção é a Risoterapia. O tratamento consiste em resgatar a ‘criança interior’ dos adultos. O objetivo é tornar o riso mais espontâneo e frequente para estimular o bom humor diante de novos desafios e na busca de um olhar mais agradável diante da vida. Afinal, sorrir torna tudo mais leve, já percebeu?
Os Doutores e os terapeutas do riso tem razão. Trabalhos científicos revelam que uma dose diária de sorrisos faz bem à saúde e pode ser um remédio eficaz para prevenir e ajudar na recuperação de doenças. O assunto é levado tão a sério pela medicina que conferências sobre a Ciência do Sorriso são realizadas periodicamente em todo o mundo. Em uma delas, o Dr. Wei Jiang, da Duke University, demonstrou em seu estudo que entre mil pacientes cardíacos, 44% apresentavam maior risco de morte pela falta de um único remédio: o sorriso.
As pesquisas demonstram ainda que o sorriso diário ajuda a baixar a pressão arterial, reduz os estresses hormonais, aumenta o relaxamento muscular e acelera o sistema imunológico. O sorriso também produz endorfinas – os antidepressivos naturais em nosso corpo responsáveis pela sensação de bem-estar.
Além disso, sorrir não faz bem só para o corpo, como faz bem para a alma. O livro Coffe Break, da Happy Science, dedica um capítulo inteiro ao poder do sorriso. Por meio de sua leitura, é possível saber que emitimos vibrações de diferentes comprimentos de onda. Quando sorrimos, o comprimento de onda muda imediatamente, como se mudasse de canal. A vibração emitida pelo corpo passa a ser muito suave. A nossa aura é a prova: quando sorrimos, ela cresce imediatamente. Esta é uma lei. Basta sorrir que a aura aparece mais nítida. 

“É fácil sorrir quando somos elogiados.
Difícil é não perder o sorriso quando somos recebidos com maldade.
Contudo temos de fazê-lo com dedicação” (Ryuho Okawa)
E, o que é melhor: sorrir não tem custos nem contra-indicações, é contagiante e para a vida toda! E já que o assunto de hoje é este, nada melhor para terminar o post do que uma boa risada! Contagie-se!

Doutor Risadinha apresenta o Voluntariado do Riso em comemoração ao Dia do Hospital comemorado em 02 de julho.


Olá Turminha do Riso, tudo legal? Êita feriadão bão, né? Para que vocês possam aproveitá-lo ainda mais, vou presenteá-lo com um excelente artigo publicado em 03 de julho no Ponto da Unidade de Riso Intensivo, escrito por Felipe Del do Centro de Formação das Artes do Palco da SP Escola do Circo

Antes de conferirem abaixo este maravilhoso texto, convido-os a assistirem à matéria que apresentei no programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA, sobre o Voluntariado do Risohttp://www.youtube.com/watch?v=JKeLmh1EALw


Confiram agora a íntegra do texto:

No combate contra doenças, uma arma é tão importante quanto remédios e tratamento médico. Seu nome é sorriso, e o gosto de vê-lo em rostos de crianças internadas é o que motiva ONGs e grupos de teatro a desenvolver trabalhos especiais para este público. Como 2 de julho foi o Dia do Hospital, o Ponto de hoje reúne alguns dos profissionais que levam humor a esse ambiente.

Uma das mais conhecidas entidades que trabalham nessa área é a ONG Doutores da Alegria. Fundada em 1991, foi a primeira organização de cunho social do País a levar a palhaçada a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, por meio da arte do palhaço, em caráter profissional e contínuo. Hoje, se apresentam gratuitamente em 14 hospitais públicos, concentrados em São Paulo, Recife e Belo Horizonte, além de manterem, desde 2003, sua própria Escola de Palhaço.

“Palhaço é quem mais percebe os limites para ter a liberdade. O palhaço não julga, ele interage na diferença. O palhaço olha para tudo como se fosse pela primeira vez. Explora espaços, entra no miúdo, como diz um grande poeta. O palhaço pode ser franco, principalmente, porque depois pode levar uma bolacha. O palhaço é feito de coragem e trabalho, trabalho, trabalho. O palhaço precisa da precisão do atleta e da imaginação das crianças. Para a criança, tudo é novo. Para o palhaço, tem de ser novo, de novo, de novo, de novo. Com delicadeza, constrói uma relação de confiança e faz isso através da graça. O palhaço subverte, mas ninguém é seu inimigo”, diz o Manifesto dos Doutores.

O grupo Clowns de Shakespeare também já desenvolveu um trabalho desse tipo. Entre 2000 e 2001, o projeto U.P.I – Unidade de Palhaçada Intensiva levou visitas semanais dos doutores palhaços a dois hospitais públicos da cidade de Natal, especialmente nas enfermarias de oncologia.

Outro grupo que foca seus esforços em extrair sorrisos dos pacientes é o Esparatrapo. A partir de 2006, o grupo de clowns, antes reunidos sob o nome Trupe na Estrada, passou a atuar dentro de hospitais, especializando seu trabalho na linguagem do palhaço e na humanização hospitalar. Em pouco tempo, estavam atuando somente dentro de hospitais e casas de apoio, procurando pessoas em busca de aperfeiçoamento das técnicas de clown e interesse em levar essa experiência para dentro do hospital.

Realizadas por palhaços profissionais, todas as atividades da trupe são gratuitas e têm como base jogos de improvisação, mas também são levadas conforme a sensibilidade de “leitura” do outro, a linguagem lúdica, e a espontaneidade, qualidades típicas do palhaço.

Os hospitais do estado de São Paulo contam com mais um coletivo para animar seus pacientes. Também formado por atores profissionais, o Operação de Riso pesquisa a linguagem do palhaço desde 1998. Investindo no “poder transformador que a arte possui”, o grupo trabalha com público-alvo constituído por pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde e funcionários.

História
A ideia de levar o circo para dentro do ambiente hospitalar foi do americano Michael Christensen, que fundou, em 1986, a Clown Care Unit, ONG que fazia visitas para alegrar crianças internadas. Essa iniciativa repercutiu e motivou uma infinidade de outras ações semelhantes ao redor do mundo.

Para lançar o projeto, Christensen teve de transformar uma decepção pessoal em combustível para alegrar aqueles que estavam em situação delicada. Um ano antes da fundação da organização, em 1985, ele perdera seu irmão para o câncer. Entretanto, pouco antes de ser acometido pela doença, o parente havia lhe presenteado com uma maleta de médico, pensando que o objeto poderia ser utilizado em uma futura apresentação.

Passado um ano da morte do irmão, uma senhora o convidou para se apresentar para crianças internadas. Lembrando imediatamente da maleta, o artista criou a personagem Doutor Stubs. O público gostou tanto, que o palhaço continuou se apresentando até fundar a Clown Care Unit, que hoje tem cerca de 50 artistas especialmente treinados, que visitam e levam alegria a dez importantes hospitais de Nova York, Washington, Boston e Seattle.

Uma história semelhante a essa ganhou as telonas em 1998, com mais um caso real. Com Robin Williams no papel principal, “Patch Adams, o Amor É Contagioso” é baseado na vida de Hunter Adams, um americano que, aos 40 anos, internou-se por conta própria numa clínica psiquiátrica ao entrar em depressão.

Após perceber que seus problemas eram simples comparados aos dos outros internos, “Patch”, como passou a ser chamado ali, resolveu sair e, dois anos depois, ingressou no curso de Medicina, onde chamou atenção com seu estilo irreverente e brincalhão de trabalhar. Ele acreditava que um tratamento com compaixão, envolvimento, empatia e humor era tão importante para a recuperação de doentes quanto remédios e outros recursos.

Concluída a formação como um dos melhores da turma, Patch Adams montou, em 1971, sua almejada clínica, o Instituto Gesundheit (que significa “saúde”, em alemão), que atende pacientes gratuitamente. Logo, a organização se tornou referência para milhares de profissionais e estimulou o surgimento de outros grupos com a mesma premissa: a de que o médico deve melhorar a qualidade de vida do paciente, e não apenas adiar a morte. Atualmente, o médico e sua trupe de palhaços viajam o mundo levando humor a áreas em situação de guerra, pobreza e epidemia.