quinta-feira, 15 de março de 2012

É como o Doutor Risadinha já dizia: Gargalhar também emagrece!


Pessoas Risonhas, este artigo está demais! Ele foi postado pela Lorena Fafá da Rede Gazeta em 13 de março no site GazetaOnline.Globo, com o título "Sorria, assim você livra seu corpo da dor", mostrando que Rir além de ser o melhor remédio, ajuda a queimar calorias e prevenir doenças. Uma salva de palmas para a Lorena!!!! Confiram o artigo na íntegra:
Sorria, assim você livra seu corpo da dor 
"Sorria, meu bem, sorria"! Quem nunca ouviu falar que rir é o melhor remédio? A frase é clichê, mas faz todo sentido. Já é comprovado cientificamente que dar boas risadas faz muito bem à saúde e ajuda a queimar calorias e até prevenir doenças.

Um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que quando damos risadas – daquelas de perder o fôlego – o corpo libera endorfinas de proteção e neuropeptídeos do cérebro, substâncias que ajudam a combater a dor e promovem a sensação de bem-estar.

Os pesquisadores constataram que as pessoas que assistiam a apenas 15 minutos de comédia, ao lado de amigos, tiveram a resistência da dor aumentada em cerca de 10%.

Bem-estar

A sensação de bem-estar provocada pelo riso é explicada pela psicanalista Darlene Angelo Tronquoy. Ela conta que a graça está em rir do que é feio, esquisito, coisa que não podemos fazer no nosso dia a dia.

"A risada é uma satisfação substituta. As pessoas riem de algo ridículo que está disfarçado no cotidiano. É uma forma de satisfazer de forma simbólica o que não poderia ser feito no dia a dia", explica a psicanalista.

Ela observa, porém, que o riso só traz esse benefício se for causado em um momento de surpresa. "Ele tem uma função muito importante quando se produz de uma forma mais inesperada. Há pessoas que ficam diante das formas convencionais de produzir o riso (peça cômica, piada) e não conseguem rir", explica Darlene.

Por isso, estar ao lado de pessoas engraçadas pode ser uma maneira de colocar a cota diária de gargalhadas em dia.

A estudante Natalia Pimentel, 17 anos, conta que é muito bem humorada no dia a dia. "É muito bom rir e fazer as pessoas rirem. Eu procuro estar sempre com gente divertida do meu lado. Isso me faz bem", diz Natalia.

Emagreça rindo

Você já percebeu que quando dá muitas gargalhadas sente uma dorzinha nos músculos da barriga? Pois é, rir também é uma verdadeira ginástica para a musculatura abdominal e ajuda a emagrecer.

Rir durante 15 minutos diariamente é uma forma de queimar até 40 calorias, de acordo com um estudo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Então, se você quer garantir uma melhor qualidade de vida, aproveite para dar gargalhadas.

De bem com a vida
Felicidade
Sorrir estimula o organismo a liberar endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e felicidade

Menos estresse
A endorfina e a serotonina ajudam a ativar o sistema imunológico, o que auxilia a prevenir doenças causadas, principalmente, por altos níveis de estresse

Pele melhor
Sorrir é uma forma de combater o estresse e a depressão. Além disso, dar boas gargalhadas reduz a pressão arterial, facilita a digestão, diminui a dor e até deixa a pele mais bonita

Recuperação
Já é comprovado cientificamente que dar risadas ajuda no combate à dor e na recuperação de pessoas doentes

Mais amigos
Além de todos os benefícios para a saúde, sorrir mais melhora a convivência. Afinal, as pessoas ao seu redor vão querer passar mais tempo ao seu lado se você for divertido







Doutor Risadinha apresenta o Sorriso dos Animais. É super legal!


Moçada Bem Humorada, tenho certeza de que irão curtir demais este post, pois ele traz diversos animais sorrindo (depois falam que só o homem ri....). Ele foi publicado em 2 de março no site do Portal R7 com o título "Já viu coruja rir?". Vamos conhecer esta ave sorridente que está fazendo o maior sucesso na internet. 

Ela foi clicada enquanto sorria. Isso mesmo, a ave dá uma espécie de gargalhada para a câmera. O clique foi feito por Tin Man Lee, que andou muitos quilômetros em um parque de Washington, nos Estados Unidos, para registrar cenas de pássaros.

- Eu acho que a coruja estava fazendo um barulho, mas parece que ela está sorrindo. É comum que as corujas fiquem de olhos fechados durante o dia, então foi incrível ver essa com uma cara tão engraçada. 
Vejam o sorriso da coruja acessando: 

E se vocês gostaram, conheçam o sorriso de vários animais clicando em 

Doutor Risadinha recomenda: Que tal darmos juntos uma boa risada?


Turminha, boooaaa taaardeeee! Encontrei este artigo publicado em 29 de fevereiro no blog  Senhor do Seu Tempo do site da Você S/A e por achá-lo muito interessante, resolvi compartilhar com vocês, uma vez que ele traz informações bem legais sobre alguns estudos realizados na área do riso e humor. Ele se apresenta sob o título "Que tal dar uma boa risada?". Confiram abaixo na íntegra:

Aquele comercial do Itaú, da criança rasgando o papel, é muito legal. Não tem pessoa que não abra um sorriso quando vê o comercial pela primeira vez. E isso faz muito bem a sua saúde!

Estudos sobre a Ciência dos Sorrisos indicam que uma boa dose diária de sorrisos faz muito bem para sua saúde e podem ser o melhor remédio para Você e sua família.

Em um trabalho científico apresentado recentemente em conferência sobre o assunto na American College of Cardiology em Orlando, na Flórida, Dr. Michel Miller da University of Maryland anunciou ter medido a pressão arterial de 20 voluntários antes e depois de terem assistido 2 filmes de gêneros diferentes: um sobre guerras, outro sobre comédias. Os resultados foram dramaticamente opostos. Dr. Miller descobriu que a pressão arterial caiu em média para 35% dos voluntários durante o filme com cenas sanguinolentas e aumentou em 22% durante a exibição das comédias. Dr. Miller concluiu então, que os sorrisos são remédios muito mais saudáveis do que todos nós poderíamos imaginar.

Na mesma conferência, Dr. Wei Jiang, da Duke University demonstrou em seu estudo sobre 1.000 pacientes cardíacos, que sem sorrisos 44% deles possuíam maior risco de morte. Em outras palavras, uma atitude alegre diária faz muito bem ao seu coração e ajuda Você a viver melhor e a atingir uma expectativa de vida longa com maior certeza.

Os estudos intensivos sobre os benefícios do sorriso diário tiveram início há aproximadamente 20 anos atrás , quando um paciente Norman Cousins contou sobre sua vitória pessoal como sobrevivente a uma doença fatal , depois de ter assistido várias vezes os filmes ainda silenciosos de Charles Chaplin. Para se ter uma idéia, Cousins não possuía nenhum conhecimento médico sobre os resultados que começava a sentir em seu organismo, mas ele diariamente acreditava firmemente, que este era o antídoto natural à sua impaciência, desesperança e síndrome do pânico. Desde então, Drs. Leila Berk e Stanley Tam – profissionais do Centro Médico da Loma Linda University têm sido os líderes na pesquisa sobre a fantástica Ciência dos Sorrisos. Estes incríveis estudos demonstram que o sorriso diário baixa a pressão arterial, reduz os estresses hormonais, aumenta o relaxamento muscular e acelera o sistema imunológico. O sorriso diário também produz endorfinas – os antidepressivos naturais em nosso corpo – produzindo uma gostosa sensação de bem-estar.

Entretanto, o melhor benefício dos sorrisos pode ser mesmo o econômico, pois é grátis e ainda não possui contra-indicações ou efeitos colaterais, além de ser contagiante e até mesmo, incurável.

Atualmente, muitos hospitais e médicos especializados já contam com Salas Hilariantes, onde dispõem de recursos e objetos cômicos, fantasias, fitas de filmes humorísticos, bem como permitem a visita de atores profissionais para animar/ reanimarem seus pacientes da forma mais natural possível, complementando seus tratamentos médicos. Assim finalmente, a melhor bula de remédio para uma longa vida é uma saudável dieta alimentar seguida de exercícios físicos diários e uma boa dose de sorrisos diários. Pense a respeito disso. Faça agora mesmo um teste pela vida. Olhe para os seus filhos. Volte no tempo por alguns segundos e sorria! Olhe seu espelho preferido e veja estampada a alegria da vida natural como ela é. Comece o seu dia sorrindo à toa e tenha como merece uma vida longa.

“O comediante é como uma aspirina. Só que funciona 2 vezes mais rápido” Groucho Marx


Doutor Risadinha convida para a Mostra Nacional de Humor e Quadrinhos de Santo André


Pessoal! Eu gostaria de convidá-los para participarem do Salão de Exposições do Paço Municipal que apresentará a MOSTRA NACIONAL DE HUMOR E QUADRINHOS DE SANTO ANDRÉ, que vai funcionar até 24 de março. Segundo Elson Rocha (PSA) esta edição da Mostra Nacional de Humor e Quadrinhos reúne trabalhos de mais de 30 artistas diferentes. O evento é resultado de uma parceria com o ANIMABC e a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santo André e tem o objetivo de atender a todos os segmentos das Artes Visuais.

Mais de 30 artistas foram convidados para expor suas histórias em quadrinhos, cartuns, caricaturas, mangás e tiras. Além disso, palestras e debates serão promovidos, sustentados por temas como a produção e quadrinhos e o humor da imprensa nacional. A mostra ficará disponível até o dia 24 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e das 18h às 21h.

Com o intuito de incentivar novos talentos e fomentar a produção de arte na cidade, a exposição também apresentará trabalhos resultantes de oficinas de desenho, realizadas nas bibliotecas da cidade durante o ano de 2011.

Doutor Risadinha defende a Importância da Gestão do Bom Humor no Ambiente de Trabalho


Turminha do Riso, tudo beleza? Compartilho com vocês o artigo postado por Julio Cardozo em 09 de fevereiro no site de notícias R7, com o título "Você vive mal humorado no Trabalho?". Eu gostaria de aproveitar este artigo para divulgar o Curso que estarei ministrando no próximo dia 30 de março, na Rua Itapeva, 221 - Bela Vista - ao lado do Metrô Trianon-Masp, sob o tema: A Importância da Gestão do Humor e os seus Benefícios no Ambiente de Trabalho. Para obter maiores informações solicite-me o conteúdo programático e a ficha de inscrição pelo e-mail marcelopinto@doutorrisadinha.com.br  ou  espacodoriso@gmail.com . Valeu!!! Agora fiquem com o artigo: 

VOCÊ VIVE MAL HUMORADO NO TRABALHO?

Ninguém está seguro em lugar nenhum e problemas com chefe sempre existirão. Por isso, nada de mau humor no trabalho. Você já percebeu como tem gente que vive reclamando disso ou aquilo? Ninguém gosta de estar ao lado de pessoas que só reclamam ou são negativas. Procure, então, ter uma postura mais leve com os colegas e nada de contribuir para um clima pesado no escritório.

Seja uma pessoa mais bem-humorada, sorria e evite ficar de cara feia pelos quatro cantos. Tente fazer com que a sua alegria contagie a todos e impeça que o desânimo contamine aqueles que estiverem ao seu redor. Além disso, não esqueça que pessoas de mal com a vida causam uma péssima imagem para o chefe, mesmo que ele esteja contribuindo para o seu mau humor.

Se seu chefe te incomoda e atormenta, deixe que ele mesmo se queime com os líderes da empresa. Mostre que você está sempre bem disposto a contribuir com os colegas e na hora de cortar alguém, já saberão quem é a pedra no sapato ou não. Ah, lembre-se que pessoas bem-humoradas ficam menos doentes e são mais felizes. O que você prefere?

Doutor Risadinha pergunta: É difícil Sorrir?

Olá Pessoas Risonhas, tudo bem? Estou de volta com força total para bater o recorde de postagens em 2012, sobre o Riso, este assunto que tanto me instiga e diverte. Quero compartilhar com vocês a postagem de Charley Garrido feita em 01 de fevereiro no site da Folha do Sertão com o título:
É difícil Sorrir?
Por mais triste que o dia possa parecer, nós podemos fazer com que esse dia possa brilhar, fazer do dia o melhor dia, o melhor momento para ser feliz.
Não existe minuto, hora, dia, mês ou ano para buscarmos a felicidade, existe sim a força de vontade para conseguir fazer com que essa felicidade saia de dentro de nós e contagie aqueles que estão ao nossos redor através de um simples sorriso.
Um sorriso verdade pode mudar um rosto triste de alguém. ‘’Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros. ’’
Demonstre a felicidade que você guarda dentro de seu coração, demonstre agora, SORRIA!
Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.
Mário Quintana - Charley Garrido