terça-feira, 1 de abril de 2014

COMEMORAMOS EM 1º DE ABRIL O DIA INTERNACIONAL DA DIVERSÃO NO TRABALHO. PARECE MENTIRA MAS NÃO É!

É hoje, dia 1º de abril, que comemoramos pelo 18º ano consecutivo em todo o mundo o “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”, com o objetivo de conscientizar que para ter valor, o trabalho não tem que ser sofrido, mas sim descontraído. Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do “Chase’s Oficial Calendar of Events”, o calendário mais importante dos Estados Unidos.

No Brasil, dando continuidade à divulgação desta data desde 2010, preparei uma celebração especial para este ano. Além de mina participação em diversos programas de rádio e TV, estarei realizando diversas palestras para o lançamento do seu novo livro “O Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor no Ambiente do Trabalho – Um Guia Prático para Humanização Corporativa” (Ed. Ser Mais).

Nesta obra vocês conhecerão um método próprio e dicas práticas, sobre como tornar o ambiente corporativo mais leve e descontraído, sem perder o foco no respeito e produtividade, destacando ainda uma nova atividade profissional: o Gestor ou Consultor do Humor.

Esta é a minha missão de vida: tornar o local de trabalho onde passamos 1/3 do dia (no mínimo!), mais humano e alegre, inserindo de maneira responsável, a diversão produtiva, integrando-a na estratégia de RH, conscientizando os líderes e colaboradores sobre os seus benefícios e treinando-os nas técnicas de gestão e organização das oportunidades de descontração, independentemente do cenário econômico.

Não se trata de ensinar as pessoas a contar piadas ou serem comediantes, mas apenas se tornarem mais receptivas e enviarem sinais de que não há problema se existir humor no trabalho. E também porque seriedade é uma coisa e sisudez é outra completamente diferente, como também, bom humor não é sinônimo de extroversão e timidez não tem nada a ver com mau humor.

Por isso que um dos grandes desafios é perceber a hora e medida certas da diversão para não nos tornarmos pessoas chatas ou gerarmos situações de assédio moral. É tudo questão de bom senso! E por ser difícil fazer isso é que essa “competência” passou a ser valorizada como um diferencial para a empregabilidade do profissional, pois se encontra aliada à flexibilidade e habilidade de trabalhar em grupo, gerando grandes vantagens competitivas também para as empresas.

A Gestão do Bom Humor tem espaço em inúmeras empresas nos mais variados ramos, em especial naqueles onde se lida com o público e com a criatividade, como por exemplo, TI, bancos, aviação, telemarketing, atendimento ao consumidor, turismo, hotelaria, e etc. Outras empresas, no entanto, exigem mais formalidade com o público, e assim podem desenvolver o bom humor em atividades extras como festas, comemorações, confraternizações e outros eventos. O importante é que nenhuma fique de fora e possa conquistar também o status de Melhor Empresa para se Trabalhar.

Conheçam agora alguns dos benefícios da diversão e descontração responsáveis, estimulados pelo bom humor no ambiente de trabalho:
  • ameniza o estresse
  • melhora a comunicação e retenção do que está sendo dito
  • ameniza conflitos e cria empatia
  • facilita o trabalho em equipe e a colaboração
  • descontrai as reuniões tornando-as mais criativas
  • aumenta as vendas e melhora a relação com o cliente
  • estimula a autoestima e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. 
  • reduz o absentismo e o presenteísmo
  • aumenta a produtividade e faz crescer os lucros
  • melhora o clima interno da empresa.
  • Fortalece o relacionamento entre chefe e subordinado e inclusive com clientes e fornecedores